domingo, junho 10, 2012

FPF | Gomez decisivo

A Selecção Nacional perdeu pela margem mínima, este sábado, diante da Alemanha, naquele que foi o jogo inaugural da Equipa das Quinas no Campeonato da Europa Polónia/Ucrânia 2012.

Imparável na fase de qualificação, com dez vitórias em outros jogos, a Alemanha fez valer o estatuto de candidata ao triunfo na prova na Polónia e na Ucrânia, e continuou a senda vitoriosa graças a um golo apontado por Mario Gomez a 17 minutos do fim, isto após Pepe ter acertado na trave em cima do intervalo e de Nani o ter feito o mesmo aos 84 minutos. O resultado deixa os germânicos na frente ao lado da Dinamarca, vitoriosa sobre a Holanda pelo mesmo resultado no outro jogo do agrupamento, disputado antes em Kharkiv.

Com Jérôme Boateng a actuar como defesa-direito na Alemanha, no flanco de Cristiano Ronado, a Alemanha entrou mais forte e dispôs de dois remates seguros por Rui Patrí­cio. Primeiro logo aos dois minutos, quando Boateng ganhou algum espaço na direita e cruzou para o desvio de cabeça de Mario Gomez, a antecipar-se a Pepe. Depois, coube a Lukas Podolski testar novamente a atenção do guarda-redes português em mais um bom pontapé.

Muito se falou esta semana entre os alemães sobre quem iria jogar na direita da defesa contra Ronaldo e, no primeiro frente-a-frente, o capitão de Portugal levou a melhor sobre o jogador do AC Milan, cruzou com perigo e a defesa foi obrigada a ceder canto. Portugal. Novo confronto entre ambos terminou desta feita com Boateng a interceptar o potente disparo de Ronaldo, antes de Podolski ameaçar de novo perante alguma passividade do último reduto português em cima da meia-hora.

As dificuldades da equipa de Paulo Bento sair para o ataque levaram-na a errar muitos passes e Ronaldo tentou serenar os ânimos pedindo energicamente mais calma aos companheiros de equipa. Thomas Müller errou o alvo a centro de Mesut Özil, mas o aviso do capitão parece ter surtido efeito pois Portugal terminou a etapa inicial na área adversária.

João Moutinho tentou a sorte de longe e em cima dos 45 minutos, na sequência de um pontapé de canto, a bola foi ter com Pepe e o defesa-central, em pleno coração da área, tentou um pontapé em arco que acertou em cheio na trave da baliza de Manuel Neuer. Ainda assim, os germânicos acabaram a primeira etapa com 62 por cento de posse de bola.

O recomeço trouxe as duas equipas com mais velozes na parte inicial. Khedira rematou ao lado antes de Nani trocar literalmente as voltas ao capitão da Alemanha, Philipp Lahm, mas Mats Hummels anulou o lance em voo e atirou a bola pela linda final. Novo desvio de cabeça de Gomez para fora, a cruzamento de Podolski, parece indicar iniciativa da Alemanha, só que a meio da segunda metade, aos 64 minutos, Moutinho abriu em Ronaldo e, quando o extremo se preparava para rematar, Boateng conseguiu atrapalhá-lo e obrigou a rematar ao lado,

Os adeptos lusitanos presentes em Lviv, em larga desvantagem, animaram e entoaram cânticos de incitamento à equipa. No entanto, já com Hélder Postiga a ceder o lugar para a estreia oficial de Nélson Oliveira, após o debutar absoluto no nulo a estreia diante da Polónia, em Fevereiro, os alemães chegaram ao golo.

O cruzamento de Khedira sofreu ligeiro desvio num jogador português e Gomez, solto de marcação, desta vez não perdoou e marcou de cabeça. Neuer negou os intentos de Ronaldo pouco depois e Portugal voltou a não ter a sorte do seu lado quando um cruzamento largo de Nani sobrevoou o guarda-redes alemão e bateu na barra aos 84 minutos, antes de Neuer negar o empate ao recém-entrado Silvestre Varela, bem solicitado por Oliveira. Num derradeiro esforço, Ronaldo solicitou Nani, só que o remate deste bateu em cheio nas costas de Holger Badstuber.

Sem comentários: