segunda-feira, junho 11, 2012

Á conquista da Europa | Hugo Almeida

B.I.
Nome: Hugo Miguel Pereira Almeida
Data de nascimento: 23-05-1984 (27 anos)
Naturalidade: Figueira da Foz
Altura: 1,90m
Peso: 79kg
Posição: Ponta-de-lança
Internacionalizações: 42
Golos: 15

Portugal, o país onde existe uma espécie de lacuna crónica ao nível dos verdadeiros pontas-de-lança, produziu na última década uma torre capaz de impressionar qualquer equipa. Hugo Almeida, 1,90 metros para quase 80 kgs, é a reserva física, ou a solução de combate e de força para um ataque tradicionalmente mais rápido ou técnico.

É claro que o ponta-de-lança do Besiktas também pode ser mais do que isso, também pode ser titular. Carlos Queiroz, no Mundial da África do Sul, promoveu Hugo Almeida a esse estatuto nos três jogos da fase de grupos, mesmo tendo Liedson como alternativa. E Paulo Bento também tem apostado nele. Mas a sua presença na equipa nacional, desde a estreia em 2004, tem sido conjugada com a concorrência de jogadores como Pauleta, Nuno Gomes ou Hélder Postiga. E agora também de Nelson Oliveira.

Talvez Hugo Almeida ainda não tenha conseguido confirmar na selecção o potencial descoberto pelo FC Porto, o clube que o contratou ao emblema de formação, a Naval e depois, entre empréstimos à União de Leiria e ao Boavista, o tornou bi-campeão nacional, vencedor da Taça de Portugal, da Supertaça e ainda da Liga dos Campeões – chegou a jogar na campanha de José Mourinho. Foi já na Champions de 2005/06 que este canhoto marcaria um dos melhores golos da sua vida, num violento pontapé na conversão de um livre directo, contra o Inter de Milão, em San Siro.

No final dessa temporada, Hugo Almeida rumou ao futebol alemão e assinou pelo Werder Bremen, onde ganhou uma Taça e uma Supertaça. Manteve sempre a ligação à selecção portuguesa e esta mantém-se agora, mesmo no Besiktas, numa experiência distante verdadeiramente turca (escolheu casa no lado asiático de Istambul) que "não esperava". O sonho mantém-se e passa por "jogar na Liga inglesa ou na espanhola". Talvez não seja assim tão difícil para um jogador que já viu o seu nome aparecer relacionado com os maiores clubes do mundo. Ainda em 2010 o seu nome estava numa lista de jogadores referenciados pelo Real Madrid para a substituição de Raúl... “Um tanque”, pediam os merengues.

Sem comentários: