sábado, junho 09, 2012

Á conquista da Europa | Cristiano Ronaldo

B.I.
Nome: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro
Data de nascimento: 05-02-1985 (27 anos)
Naturalidade: Funchal
Altura: 1,84m
Peso: 75kg
Posição: Avançado
Internacionalizações: 90
Golos: 32

Qualquer consideração definitiva sobre Cristiano Ronaldo pode ser arriscada. Falamos do melhor jogador da actualidade? Ou do mais mediático futebolista da história? Poderá ser o melhor português de sempre? Talvez seja mais seguro escrever que Ronaldo tem 27 anos e não dá sinal de que tenha atingido qualquer limite. Sabemos que depois de já ter estado no topo, quando ganhou a Champions e a Bola de Ouro no Manchester United, foi agora capaz – ele e o seu Real Madrid – de superar o Barça de Messi, talvez uma das melhores equipas da história. Também podemos tentar definir Cristiano Ronaldo através dos números e dos recordes que vai estabelecendo, mas talvez o mais sensato seja dizer apenas isto: é o jogador que nunca desiste de ser o melhor.

Atleta tremendo, capaz de superar 70 jogos por ano (esta época já os ultrapassou) apresentando um rendimento físico sempre elevado, este madeirense desenvolveu um culto da perfeição que o obriga a trabalhar de forma permanente para tornar-se um futebolista cada vez mais extraordinário. Ronaldo alimenta-se dessa perfeição, trabalha para ela e sente-se realizado quando ganha, quando marca, quando supera um adversário e exibe o músculo para a fotografia. É o orgulho de um miúdo que saiu franzino do Funchal, para se habituar a fazer do próprio corpo um laboratório. E assim tornar-se a inveja de muitos. Quem acompanhou Ronaldo testemunhou sempre esta obsessão pelo trabalho. Desde sempre, desde o tempo em começou a crescer em Alvalade, depois no Manchester United, onde, com Ferguson e Carlos Queiroz, concluiu o seu processo de amadurecimento. E ainda em Madrid.

Mas Ronaldo é mais do que um grande atleta. À sua capacidade física é capaz de aliar, claro, uma capacidade técnica rara. Isso também se aperfeiçoa. Em 2006, antes do Mundial da Alemanha, Ronaldo ficava sozinho depois dos treinos em Évora a desenvolver o célebre livre –“Tomahawk” – que hoje lhe dá tantos golos. Por falar em golos, esta temporada também está na barreira dos 70. Estamos a falar do homem que pulverizou os recordes do Real Madrid e tem todas as condições para fazê-lo na Selecção: Cristiano Ronaldo, que já marcou 32 golos ao serviço da equipa nacional, está a 16 golos de superar Pedro Pauleta e tornar-se no melhor marcador de sempre. E com 90 internacionalizações está apenas a quatro de entrar no lote dos três maiores internacionais de sempre.

Tudo normal para um líder que é figura da Selecção desde 2004, quando a vitória no Euro português lhe escapou das mãos. A partir daí, e à medida que outros têm abandonado, a sua influência na equipa nacional tem sido crescente. E talvez nunca se tenha esperado tanto do capitão Cristiano Ronaldo como agora.

Sem comentários: