terça-feira, junho 05, 2012

À conquista da Europa | Hugo Viana

B.I.
Nome: Hugo Miguel Ferreira Gomes Viana
Data de nascimento: 15-01-1983 (29 anos)
Naturalidade: Barcelos
Altura: 1,78 m
Peso: 74 kg
Posição: Médio
Internacionalizações: 27
Golos: 1

Em 2002, Hugo Viana, com apenas 19 anos, foi chamado à última hora por António Oliveira para substituir Kennedy no grupo final de jogadores que disputaram o Mundial da Coreia do Sul e do Japão. Dez anos depois a história repete-se. O médio voltou a ficar de fora da primeira lista do seleccionador para o Euro 2012 mas um contratempo de um colega (neste caso de Carlos Martins) abriu-lhe novamente as portas de uma grande competição de selecções.

O caminho foi sinuoso até Polónia e Ucrânia mas Viana foi compensado pela excelente época que realizou em Braga. Aliás, a cidade dos Arcebispos foi uma espécie de palco para a ressurreição de Viana depois de várias temporadas no estrangeiro (Inglaterra e Espanha) de algum apagamento.

Hugo Viana iniciou-se nas lides futebolísticas no Gil Vicente, o clube da sua terra natal (Barcelos). Ainda juvenil transferiu-se para o Sporting. Foi promovido à equipa sénior em 2001/02 e sagrou-se imediatamente campeão nacional. Bastou-lhe essa época para dar um salto significativo na sua carreira. Viana foi chamado para o Mundial de 2002 (embora não tenha chegado a alinhar qualquer minuto) e transferiu-se para os ingleses do Newcastle por 13,3 milhões de euros. Tudo aos 19 anos.

O seu trajecto nos “magpies” foi curto. Depois de duas épocas “assim-assim”, Hugo Viana foi cedido por empréstimo ao Sporting 2004/05. Foi o ano do “quase” para os leões orientados por José Peseiro – perderam campeonato e Taça UEFA na recta final. Na época seguinte, Viana foi novamente emprestado, mas agora ao Valência. Em Espanha realizou apenas uma época regular mas mesmo assim foi convocado por Luiz Felipe Scolari para o Mundial de 2006 (nesta competição o médio defrontou Angola e Inglaterra).

O emblema espanhol acabou por adquirir em definitivo o seu passe mas Viana não se conseguiu impor totalmente em Valência. Em 2007/08, o clube “che” cedeu-o ao Osasuna. Todavia, Viana sofreu uma grave lesão e disputou apenas nove jogos. Na época seguinte o calvário permaneceu. O médio rescindiu então com o clube espanhol e em 2009/10 regressou a Portugal para representar o Sporting de Braga. No Minho reencontrou a alegria de jogar e desde então tem sido um dos destaques da formação arsenalista.

Não é um jogador de grande intensidade mas o seu pé esquerdo faz maravilhas. Com ele, a bola parece que tem olhos. Organiza o meio-campo com maestria, com passes teleguiados que rasgam as defensivas contrárias. No Euro 2012 alinhará com a camisola 20, número que outrora pertenceu a Deco, outro “mágico”.

Sem comentários: