quarta-feira, junho 06, 2012

À conquista da Europa | Varela

B.I.
Nome: Silvestre Manuel Gonçalves Varela
Data de nascimento: 02-02-1985 (27 anos)
Naturalidade: Almada
Altura: 1,80 m
Peso: 75 kg
Posição: Avançado
Internacionalizações: 6
Golos: 1

Conhecido no meio futebolístico como o “Drogba da Caparica”, Silvestre Varela, 27 anos, conseguiu um lugar nos eleitos de Paulo Bento “in extremis”. O avançado do FC Porto protagonizou uma época bastante irregular (foi titular em apenas 13 jogos da I Liga) e só uma ponta final mais consentânea com o seu real valor convenceu o seleccionador nacional a convocá-lo. Pode dizer-se que a caminhada de Varela para o Euro 2012 não foi fácil, à semelhança do seu trajecto no futebol.

Natural de Almada, Silvestre Varela iniciou a sua formação no Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica. Ainda juvenil transferiu-se do clube da margem sul para o Sporting. Quando subiu aos seniores, Varela foi emprestado ao Casa Pia (2004/05). Regressou a Alvalade mas não se conseguiu impor na equipa leonina e voltou a ser cedido: primeiro ao Vitória de Setúbal (metade de 2005/06 e a temporada de 2006/07) e depois ao Recreativo de Huelva (2007/08), clube de Espanha onde encontrou os portugueses Beto e Carlos Martins. Em Julho de 2008 desvinculou-se em definitivo do Sporting e assinou pelo Estrela da Amadora. No final dessa temporada, com o colapso do clube da Amadora, Varela transferiu-se a custo zero para o FC Porto. De dragão ao peito colecionou títulos (dois campeonatos nacionais, duas taças de Portugal, três supertaças e uma Liga Europa).

Quem já o treinou diz que Varela é uma mistura de força e técnica e que prefere quebrar a torcer. Fã da liga inglesa, o internacional português é daqueles jogadores que consegue arrastar a sua equipa para a frente. Fortíssimo no um para um faz da velocidade a sua principal arma para desequilibrar as defesas contrárias.

Em 2010, Varela sofreu um golpe duro. Mostrava estar em forma e acalentava naturais expectativas em ser um dos eleitos para o Mundial da África do Sul. Mas o azar perseguiu-o. Fracturou o perónio e não pôde ser convocado por Carlos Queiroz.

Com a renúncia de Simão Sabrosa e a lesão de Danny ganhou um novo estatuto para a selecção nacional orientada agora por Paulo Bento. Recebeu a notícia da sua convocação para o Euro 2012 em ambiente familiar. “Quando recebi a notícia estava em casa dos meus pais, na sala, com a minha mulher. Ela ficou com lágrimas nos olhos. Chorou muito por mim e ficou muito feliz” contou ao site da FPF. Quanto ao seu desempenho no Campeonato da Europa, Varela é taxativo: “Os portugueses podem esperar de mim muita entreajuda. Vou dar sempre o máximo pela Selecção, pelo grupo e ajudar a conseguir os objectivos”. 

Sem comentários: