segunda-feira, junho 04, 2012

À conquista da Europa | Ruben Micael

B.I.
Nome: Ruben Micael Freitas da Ressurreição
Data de nascimento: 19-08-1986 (25 anos)
Naturalidade: Câmara de Lobos
Altura: 1,76m
Peso: 70kg
Posição: Médio
Internacionalizações: 7
Golos: 2

“O Ruben Micael é um caso de polícia”. Esta declaração é de 2009 e quem a lançou foi Rui Mâncio, director-técnico da Associação de Futebol da Madeira. Mas será que o jogador cometeu algum crime? Nada disso. O que Rui Mâncio queria dizer é que não compreendia a razão pela qual este jovem jogador insular, de pronúncia carregada, ainda não tinha sido chamado às selecções...

Ruben Micael, esse, estava em processo de afirmação. Contratado ao União da Madeira confirmava-se um dos grandes destaques do Nacional, ao ponto de marcar sete golos numa campanha da Liga Europa (2008/09), um deles no último minuto de uma eliminatória contra o Zenit, em São Petersburgo, eliminando a equipa que tinha conquistado a competição. E mesmo não conseguindo ainda abrir a porta da selecção A, garantia uma passagem para um clube maior porque a meio dessa temporada transferiu-se para o FC Porto, num negócio feito por três milhões de euros (por 60 por cento do passe), em que a concorrência não teve grande hipótese. “Quero ir para o FC Porto porque é o melhor clube português, tem mais organização e joga sempre na Liga dos Campeões”.

O médio entrou de caras no 11 orientado por Jesualdo Ferreira mas, não tendo percurso internacional nos escalões jovens e apenas chamado à equipa nacional B, estreou-se na equipa nacional só em 2011, já pela mão de Paulo Bento. E que estreia! Assinou logo os dois golos que fizeram o 2-0 num particular contra a Finlândia, num dia que não cansa de recordar. “Nunca pensei marcar dois golos. Foi uma estreia de sonho, ainda bem que assim foi”. A partir daí começou a ser verdadeiramente jogador de selecção, cumprindo um objectivo há muito definido: representar Portugal ao lado do madeirense mais conhecido do Planeta.

Não é que Ruben Micael tenha qualquer traço pessoal semelhante ao de Cristiano Ronaldo. Ruben é rapaz menos dado a mediatismos ou a luxos. No FC Porto, depois da assinar o primeiro contrato chorudo da sua vida, admitia continuar a ir para os treinos no mesmo Volkswagen Golf que tinha desde 2009. “Se o senhor Antero [Henrique] não cumprir com o que prometeu, vou ter de trazer o meu carrinho da Madeira. Seguro é que não vou comprar qualquer carro, nem que me arranjem um de 1000 euros para andar”, disse numa entrevista ao jornal "O Jogo". Talvez o que tenha mais parecido com Ronaldo seja a origem humilde e a vontade de vencer. Estamos a falar de um miúdo que começou a jogar na rua e ficou marcado quando foi a um treino de captação a Lisboa, ao Estádio da Luz, e um técnico da formação do Benfica lhe disse que “nunca seria jogador de futebol”. Afinal, enganou-se. Depois da Madeira, do FC Porto e da Selecção, este madeirense até chegou à Liga Espanhola (Atlético de Madrid e Saragoça). E ainda só tem 25 anos.

Sem comentários: