domingo, junho 10, 2012

Á conquista da Europa | Nélson Oliveira

B.I.
Data de nascimento: 23-08-1991 (20 anos)
Naturalidade: Barcelos
Altura: 1,86 m
Peso: 82 kg
Posição: Avançado
Internacionalizações: 3
Golos: 0

Com 20 anos, Nelson Oliveira é o benjamim dos 23 jogadores convocados por Paulo Bento.

Desde Agosto de 2011, Nelson Oliveira disputou a final do Mundial de sub-20 – foi considerado o segundo melhor jogador da competição –, vestiu pela primeira vez a camisola do Benfica na Liga portuguesa, estreou-se na Champions e somou a sua primeira internacionalização pela selecção principal de Portugal. Quase um ano depois, está na fase final do Euro 2012. Tem sido um ano inesquecível para o jovem avançado.

Força, velocidade e remate poderoso são as suas principais características. Muitos acreditam que Nelson Oliveira será uma referência no futuro da Selecção Nacional.

Natural de Barcelos e benfiquista desde pequeno, o internacional português deu os primeiros pontapés na bola no Santa Maria Futebol Clube, um dos clubes da terra. Antes do Santa Maria, Nelson tentou a sua sorte no Gil Vicente mas as condições de trabalho não agradaram ao seu progenitor. O avançado esteve então duas épocas no Santa Maria antes de ingressar no Sporting de Braga, o seu emblema durante três temporadas antes de se transferir para o Benfica. Mas antes de chegar à Luz, em 2006, Nelson foi pretendido por Chelsea, FC Porto e Sporting. O coração encarnado falou mais alto. Durante a sua adolescência, o atacante, além do futebol, adorava andar de bicicleta, tocar cavaquinho, jogar às cartas e matraquilhos. Tudo isto sem esquecer os estudos. Nelson sempre foi um bom aluno.

Durante a sua formação, Nelson destacou-se pelas selecções de Portugal de sub-16, sub-17 e sub-19. Nos sub-20 sagrou-se vice-campeão mundial.

Quando chegou aos seniores, em 2009/10, o Benfica emprestou-o ao Rio Ave. A sua estreia nesta categoria aconteceu a 7 de Fevereiro de 2010, frente ao Leixões. Na época de 2010/11, foi novamente cedido, desta feita ao Paços de Ferreira.
Na última temporada (2011/12), o Benfica decidiu que o jogador deveria evoluir junto da equipa principal. E assim foi. Paulatinamente, Nelson foi ganhando minutos. Hoje é já um dos jogadores preferidos dos adeptos encarnados.

A sua boa época valeu-lhe a chamada à Selecção Nacional – estreou-se no encontro particular contra a Polónia, em Varsóvia, a 29 de Fevereiro deste ano. “As suas características são diferentes das de todos os outros pontas-de-lança que têm marcado presença na Selecção, casos de Hugo Almeida e Hélder Postiga”, explicou Paulo Bento.
Já Nelson Oliveira destaca tudo o que lhe tem acontecido na última temporada: “Desde a participação no Mundial de sub-20 que tem sido um ano muito feliz em termos individuais e espero terminar bem o ano com o Europeu.”
O avançado não esconde a sua admiração por Cristiano Ronaldo e por Zlatan Ibrahimovic e diz que está bem no Benfica mas confessa o desejo de um dia experimentar a liga inglesa. Manchester United e Arsenal são as suas preferências.

1 comentário:

Anónimo disse...

uma duvida a divida ao jogador charl chad tambem fica saldada?