sexta-feira, junho 01, 2012

Á conquista da Europa | Raul Meireles

B.I.
Nome: Raul José Trindade Meireles
Data de nascimento: 17-03-1983 (29 anos)
Naturalidade: Porto
Altura: 1,79m
Peso: 69 kg
Posição: Médio
Internacionalizações: 56
Golos: 8

"Dentro do campo não há favoritos, dentro de campo há os mesmos jogadores para cada lado. No futebol não há certezas, tudo pode acontecer e a questão está em trabalhar e encarar cada jogo como uma final." É assim que Raul Meireles entra mentalmente em cada jogo que disputa.

A sua fácil adaptação às várias posições do meio campo conferem à selecção nacional uma série de soluções que fazem de Meireles um dos jogadores mais importantes do lote dos 23 escolhidos por Paulo Bento.

O médio caracteriza-se pela sua tranquilidade, qualidade que também transparece para o relvado. Um local que aprendeu gradualmente a gostar porque quando era novo não ligava muito ao futebol embora tenha começado cedo.

Raul Meireles começou a jogar aos seis anos no Boavista. O seu pai era massagista no clube do Bessa e levou-o para “passar o tempo” ao mesmo tempo que progredia nos estudos. Quando chegou a sénior, passou a levar o futebol mais a sério e por isso o curso de electricidade automóvel ficou de lado. Na transição dos juniores para os seniores, foi empresado pelo emblema axadrezado ao Desportivo das Aves durante duas épocas.

Regressou ao Bessa em 2003, com 21 anos. Foi uma época de sucesso ao disputar 29 jogos a titular no campeonato.

Na temporada seguinte foi para o FC Porto. "Quando recebemos um convite deste género, não há quaisquer dúvidas. Vou continuar na minha cidade, mas no melhor clube da Europa”, afirmou após a assinatura do contrato.

Nos azuis e brancos ganhou os primeiros troféus da carreira: quatro campeonatos (2005/06, 2006/07, 2007/08 e 2008/09), três Taças de Portugal (2005/06, 2008/09 e 2009/10), três Supertaças em 2006, 2009 e 2010 e uma Taça Intercontinental em 2004.

Pelo meio estreou-se pela Selecção A de Portugal. Foi a 15 de Novembro de 2006. A equipa das Quinas jogou em Coimbra frente ao Cazaquistão e ganhou por 3-0.

Em 2010, Meireles iniciou a sua aventura no estrangeiro. Partiu para Inglaterra mais concretamente para Liverpool, uma cidade que pelas suas palavras se assemelha ao Porto e de onde são originários uma das suas bandas preferidas: os Beatles. Na época que findou transferiu-se para Londres e ao serviço do Chelsea, onde encontrou vários portugueses, ganhou a Liga dos Campeões e a Taça de Inglaterra.

É apaixonado por moda, música e tatuagens. Aliás, o médio luso conta com inúmeras "tatoos". Iniciou-se na arte das tatuagens aos 18 anos e explica que só faz tatuagens “com significado e nunca só por fazer”.

Caso Portugal vença o Euro 2012, Raul Meireles não descarta a hipótese de aumentar o número de tatuagens: "Ainda nem tive tempo para pensar nisso, mas é uma boa ideia, vou pensar melhor e talvez faça uma tatuagem a recordar um momento inesquecível", adiantou.

Sem comentários: