sábado, junho 02, 2012

À conquista da Europa | Miguel Veloso

B.I.
Nome: Miguel Luís Pinto Veloso
Data de nascimento: 11-05-1986 (26 anos)
Naturalidade: Coimbra
Altura: 1,81m
Peso: 79 kg
Posição: Médio/Defesa-esquerdo
Internacionalizações: 23
Golos: 2

Filho de António Veloso, uma antiga glória do Benfica e da selecção nacional, Miguel Veloso não começou da melhor forma a sua carreira de jogador de futebol.

Quando ainda era criança foi dispensado do clube da Luz por ser gordinho. Aurélio Pereira, olheiro das camadas jovens do Sporting, não desperdiçou a oportunidade e convenceu o pai Veloso a deixar o filho Miguel a jogar de leão ao peito. Assim, aos 13 anos, Miguel entrava nas camadas jovens leoninas.

Foi nesse trajecto (que o consagrou inclusivamente como campeão europeu de sub-17) que o destino de Miguel se cruzou com Paulo Bento - nos juniores, escalão em que ganhou o título nacional em 2004/05. Na época seguinte, por empréstimo do Sporting, estreou-se como sénior no Olivais e Moscavide. Aí venceu o nacional da II Divisão e contribuiu de forma decisiva para a subida do Olivais à Liga de Honra.

Em 2006/07, Paulo Bento integra Miguel Veloso no plantel profissional do Sporting. Começou a entrar aos poucos na equipa - ora jogava a defesa ou a médio defensivo. Com o tempo cimentou de vez o seu lugar na equipa titular. Nessa temporada venceu a Taça de Portugal (feito que repetiu na época seguinte). O currículo do canhoto conta ainda com duas Supertaças (2007/08 e 2008/09).

Luiz Felipe Scolari, seleccionador nacional da altura, não perdeu tempo e começou a chamar Miguel às convocatórias. O então jogador do Sporting participou no Euro 2008 (Suíça/Áustria) e no Mundial de 2010, na África do Sul.

Em 2010, Miguel Veloso transferiu-se do Sporting para os italianos do Génova, clube onde se mantém.

Miguel Veloso nasceu em 1986, em Coimbra. Adora jogar playstation e é um apaixonado por gatos (neste momento tem perto de uma dezena) e cães. É fã de desenhos animados do Dragon Ball e do Pato Donald, personagem da Disney que curiosamente imita na perfeição. O basquetebol, em particular, a NBA, é outro dos seus desportos de eleição - não perde um jogo dos Celtics.

Como lema de vida e resposta para quase tudo, Miguel Veloso usa a seguinte expressão: “Não tenhas medo”. Um bom conselho para Portugal no Euro 2012. 

Sem comentários: