quarta-feira, outubro 09, 2013

Jornal Record | Porfírio Amorim: «Equipa está desconfiada dela própria»

Novo treinador quer garantir manutenção

O novo treinador do Trofense, Porfírio Amorim, disse esta quarta-feira "acreditar" que vai tirar o clube do último lugar da Segunda Liga, apesar das "dificuldades" e de ter encontrado um plantel jovem que "desconfia de si próprio".

O técnico treinou hoje pela primeira vez desde que firmou contrato até ao final da presente temporada com a direção do Trofense, chegando à Trofa para substituir Luís Diogo, que saiu à 8.ª jornada.

Aos jornalistas, após esta primeira sessão de trabalhos, admitiu como objetivo "praticamente único" a manutenção. "Estou aqui porque confio no projeto, nos jogadores, no clube e nas pessoas que estão à volta do clube. E não adianta estar com ilusões: só podemos lutar pela não descida. Claro que os objetivos do futebol são sempre mais dinâmicos do que nas empresas, por exemplo, mas claro que objetiva e realisticamente só se pode pensar em tirar o clube desta situação o mais rapidamente possível", disse.

O novo treinador já tinha treinado o Trofense na época 2010/11, altura em que deixou o emblema da Trofa a um ponto da subida de divisão. Mas, a propósito desse "feito", Porfírio Amorim explicou que este é "um Trofense diferente".

"A realidade do clube é bem diferente daquela que eu vi na altura. As pessoas à volta são praticamente as mesmas, mas as posses do clube são outras. Agora temos de voltar a fazer história de uma forma diferente", referiu o treinador.

Porfírio Amorim descreveu o atual plantel do Trofense como "muito jovem", considerando a juventude como "uma vantagem, porque está lá a irreverência e a ambição de ser alguém no futebol", mas também como algo "menos bom pela falta de experiência que pode levar a erros".

Questionado sobre o ambiente no balneário, uma vez que o Trofense se encontra em 22.º e último lugar da tabela classificativa, com apenas 5 pontos conquistados em 10 jogos (cinco derrotas e cinco empates), sendo que é a única equipa da Segunda Liga que ainda não tem qualquer vitória, Porfírio Amorim diz ter encontrado "apesar de tudo, serenidade", mas também "muita tristeza e apreensão". "A equipa está desconfiada dela própria", completou.

O próximo jogo oficial do Trofense está agendado para domingo, no Funchal, contra o Marítimo B, pelas 16 horas, em encontro antecipado da 11.ª jornada da Segunda Liga. Esta é uma partida que Porfírio Amorim diz vir "em má altura" apesar de manter "esperança" em fazer um bom resultado.

"Isto vai dar oportunidade ao Marítimo de ir buscar jogadores à equipa principal e vamos encontrar um Marítimo bem mais forte. Estamos em fase de transição de processos e portanto há uma dificuldade muito grande", concluiu.

1 comentário:

Anónimo disse...

excelentes declarações do nosso treinador aos jornais. muito bem.