sábado, junho 07, 2014

A Rota para a Glória | Vitória diante do México


Perante um Gillette Stadium com as suas bancadas a transbordar entusiasmo - tanto por parte dos portugueses como dos mexicanos, duas comunidades muito fortes nos EUA - a primeira parte do penúltimo encontro de preparação da equipa de Paulo Bento antes do Mundial do Brasil começou com algum domínio territorial do México, embora esse ligeiro ascendente não se tenha traduzido em reais oportunidades de golo. Vieirinha (13') teve nos pés a primeira grande ocaisão da partida, mas Corona defendeu o remate do internacional português, que levava "selo de golo". O guarda-redes mexicano foi, aliás, um dos melhores da sua equipa e defendeu novamente um remate muito perigoso de Éder aos 37'. O avançado português recebeu um grande passe de calcanhar de Vieirinha e visou a baliza mexicana à entrada da meia-lua.
No final do primeiro tempo, o a formação comandada por André Herrera ameaçou a baliza de Eduardo com um tiro de meia-distância do experiente Guardado (42').

Na segunda metade, os dois técnicos resolveram testar as soluções disponíveis nos bancos de suplentes e o ritmo de jogo baixou consideravelmente, com repercurssão direta no número e na frequência das oportunidades de golo registadas. Héctor Herrera (61' e 67') tentou, por duas, vezes, inaugurar o marcador, com destaque para a primeira ocasião, em que o médio do FC Porto obrigou Eduardo a uma grande defesa. Do lado de Portugal, Varela (72') teve nos pés uma boa oportunidade para colocar Portugal em vantagem no marcador, ameaçando a baliza de Corona já na área mexicana. Um dos últimos apontamentos da equipa de Paulo Bento no encontro de Boston esteve nos pés de Miguel Veloso (80'), através da cobrança de um livre direto (embateu na barreira) que Portugal ganhou através de uma grande arrancada de Rafa, que só foi parado em falta por um adversário. A derradeira ocasião clara de golo do México pertenceu a Pulido (89'), que ficou "na cara" de Eduardo, mas a encontrou oposição à altura por parte do guarda-redes internacional português.

Pouco antes do apito final, Portugal garantiu o triunfo por intermédio de um golo do defesa-central Bruno Alves (90'+3) que correspondeu da melhor forma a um livre cobrado por João Moutinho.

Está, desta forma, cumprido mais um passo na preparação para o Campeonato do Mundo do Brasil, com a Equipa das Quinas a demonstrar evolução no que diz respeito ao entrosamento entre os jogadores e à capacidade de construir lances de ataque e ocasiões de golo com objetividade e acerto.

Fonte: FPF

Sem comentários: