domingo, abril 15, 2012

Entrevista da Semana: Rogério Torres - Treinador Principal Iniciados A (Sub-15)




cdtrofense.pt: Como começou esta sua participação no Departamento de Formação do CD Trofense?
Rogério Torres: Este ano, o Clube sofreu uma restruturação em todo o Departamento de Formação. Nesse contexto, e com a entrada de um novo Coordenador, Paulo Sampaio, surgiu o convite para o lugar de treinador dos Iniciados da 1ª Divisão Distrital. Convite esse recebido com muito orgulho e ao qual, conhecendo o desafio que tinha pela frente, respondi afirmativamente.

cdtrofense.pt: Já possui uma experiência no passado enquanto treinador no Departamento de Formação do clube. Como encarou este seu regresso?
RT: Lá diz o velho ditado: “O bom filho a casa torna” e, neste caso, foi um regresso feliz. A minha formação enquanto jogador e treinador fez-se neste clube. Joguei na formação do CDT durante 3 anos e, após concluir a minha licenciatura em Educação Física, foi também no CDT que dei o pontapé de saída no meu “percurso” enquanto treinador. Clube no qual muito aprendi durante 3 anos e do qual guardava excelentes memórias. Ao CDT seguiu-se o Leixões SC, no qual permaneci 5 anos consecutivos enquanto treinador da formação, e o FC Penafiel durante uma época.
Seis anos volvidos, é com muito gosto que regresso ao CDT, clube da Terra e do coração.

cdtrofense.pt: O seu futuro passa por continuar no CD Trofense?
RT: É ainda prematuro afirmar se o meu futuro passa pelo CDT, pois tal depende de alguns fatores. Não obstante, reafirmo que o CDT é o Clube da minha Terra e do meu coração, no qual me sinto “em casa” e, sem dúvida, a ideia de cá permanecer é algo que me seduz.

cdtrofense.pt: Qual é a sua opinião sobre o Departamento de Formação? Denota algumas diferenças desde a última vez que desempenhou funções no clube?
RT: Ao longo dos últimos anos, e comparativamente com a minha primeira passagem pelo Clube, é notória a evolução qualitativa, quer ao nível das infraestruturas, quer ao nível dos recursos humanos, no Departamento de Formação do CDT. Esta evolução repercute-se de forma positiva na qualidade técnica dos nossos jogadores e tal é evidente nos resultados obtidos e na qualidade do futebol praticado pelas nossas equipas.

cdtrofense.pt: Na sua opinião, qual será o futuro do Departamento e destes jovens jogadores?
RT: O Departamento de Formação é fundamental para o futuro do Clube, pelo que deve ser acarinhado por todos nós. Sabemos das dificuldades que o Clube atravessa, mas acredito que a Formação poderá ser a solução e nunca o problema. A curto-médio prazo, e tendo em conta o potencial dos nossos jovens, poderemos “abastecer” o plantel sénior com jogadores de qualidade e assim rentabilizar o investimento feito na Formação dos nossos (agora) jovens. Não devemos esquecer, também, o importante papel social desempenhado pelo Departamento de Formação do Clube na formação de Homens.

cdtrofense.pt: Acha necessário a criação de mais iniciativas para divulgar o Departamento?
RT: Mais do que necessário, considero fundamental dar a conhecer o bom trabalho que se desenvolve nas várias camadas da Formação. Todos os Trofenses deveriam ter conhecimento do contributo que o Departamento de Formação do Clube exerce na formação integral dos nossos jovens. Para além dessa vertente social, a divulgação do Departamento poderia ainda contribuir para captar mais e melhores jovens para as nossas equipas.

cdtrofense.pt: Para si era importante haver uma maior visibilidade no espaço dedicado à Formação no site oficial do CD Trofense?
RT: As novas tecnologias de informação são cada vez mais meios de eleição para transmissão de informação e estreitamento de laços entre as instituições e os seus públicos, pelo que acredito que o site oficial do CD Trofense possa também bem cumprir esse papel; veiculando todas as informações das nossas equipas de formação aos sócios e simpatizantes do nosso clube.

cdtrofense.pt: De uma forma geral, o que perspectiva para o Clube Desportivo Trofense?
RT: Sendo o CDT um clube histórico e o Clube com maior representatividade no nosso Concelho, acredito que o seu futuro passe por manter os trofenses, adeptos e simpatizantes a seu lado… nos melhores momentos e nos menos bons.
Espero que se tirem aprendizagens dos erros do passado, adotando estratégias para a autossustentação e apostando na Formação como ponto de partida para um futuro mais risonho.

cdtrofense.pt: Focando agora a sua equipa. O que tem a dizer sobre ela?
RT: Bem, agora é tempo de falar dos “meus meninos”.
“UM POR TODOS E TODOS POR UM” é o nosso lema! O lema dos Iniciados do CDT. Um lema que espelha na perfeição aquilo que somos e que nos permite superar os vários obstáculos que se nos apresentam pela frente. O ESPÍRITO DE EQUIPA.
E, enquanto equipa que somos, somos muito mais do que a soma das partes. Somos qualidade individual, princípios de jogo, atitude, perseverança… Somos em cada treino, em cada jogo, uma EQUIPA na verdadeira aceção da palavra. Uma equipa que tem vivido uma época feliz, posso mesmo dizer, uma época de sucesso, resultado do fantástico grupo que conseguimos criar.
Para além do sucesso desportivo, esta é uma equipa que tem conseguido conciliar o futebol com os estudos, a generalidade dos jogadores apresenta bons resultados escolares. Espero que assim continuem, no futebol e na escola.

cdtrofense.pt: No início da presente temporada perspetivava alcançar os lugares de acesso à fase final?
RT: Quando comecei a trabalhar com a equipa reconheci-lhe o potencial para assumir os lugares cimeiros… mas o campeonato era longo e existiam vários adversários com pretensões aos mesmos lugares. Por isso, desde logo, tracei o caminho para o trabalho, a entrega, a preparação da equipa para as diversas adversidades que sabia que encontraríamos pela frente.
Felizmente conseguimos ficar em 1º na nossa série e, mesmo tendo o Penafiel feito um excelente campeonato e rivalizado connosco pelo primeiro lugar até à última jornada, demonstramos ser a equipa mais forte ao longo de todo o campeonato.

cdtrofense.pt: Esta é a primeira vez que comanda uma equipa campeã de série? Qual a sensação de ter a sua equipa a disputar a Fase Final?
RT: Sim, é a primeira vez que conduzo uma das minhas equipas a campeãs de série. E, sendo no clube onde me formei como jogador e treinador, este é um feito com sabor especial.
Nesta fase final de disputa à subida ao campeonato nacional, se formos o que temos sido até aqui, se nos superarmos a nós próprios em cada jogo, acredito que vencer é possível!

cdtrofense.pt: Quais são as perspetivas que tem relativamente a esta Fase?
RT: Sendo esta fase final disputada apenas por 4 equipas, as quais realizarão 6 jornadas, cada jogo será vivido como uma verdadeira final.
Acredito que faremos uma boa fase final, mas o equilíbrio vai ser uma constante em todos os jogos e estes serão decididos em pequenos detalhes. Jogo a jogo, tentaremos dignificar o nosso Clube e sairemos de cabeça levantada com a certeza de que demos tudo pelos 3 pontos.

cdtrofense.pt: Para terminar, uma mensagem que queira deixar aos sócios do Clube Desportivo Trofense.
RT: O CD Trofense é uma instituição com mais de 80 anos e, hoje, dos seniores às camadas mais jovens de Formação, necessita mais do que nunca do apoio de TODOS.
Sócios, população Trofenses, adeptos, simpatizantes, sintam e vivam mais o Vosso Clube!

Sem comentários: