sexta-feira, abril 20, 2012

Entrevista da Semana: José Luís Monteiro - Treinador Principal Juvenis A (Sub-17)

No passado Sábado deslocaram-se a Amarante, onde empataram a uma bola. No próximo Domingo a equipa vai defrontar o Maia Lidador no Complexo do CD Trofense.

cdtrofense.pt: Como começou esta sua participação no Departamento de Formação do CD Trofense?
José Luís Monteiro: Começou de uma forma simples, o novo Coordenador da Formação Paulo Sampaio depois de assumir funções convidou-me para liderar como treinador a equipa de Juvenis A do clube, convite esse que me deixou bastante satisfeito e orgulhoso, sabendo de antemão que o desafio seria de grande grau de exigência. Perante tal desafio só podia responder de uma forma positiva.

cdtrofense.pt: Já integrou anteriormente o Departamento de Formação do clube. Como surgiu a oportunidade de voltar a esta casa?
JLM: Surgiu com esse convite vindo da parte do Coordenador em consonância com as pessoas que neste momento dirigem o Clube, o Presidente Sr. José Leitão e o responsável pela formação o Marco Aurélio. Pessoas essas que me merecem todo o respeito. Sei que neste momento o clube é dirigido por pessoas de que gostam e tiveram parte da sua formação quer como jogadores, treinadores e diretores neste clube. No passado quando estive neste departamento as pessoas envolvidas eram quase as mesmas, por isso também não poderia virar as costas neste momento ao clube que me diz muito e onde passei grande parte da minha vida enquanto jovem trofense.

cdtrofense.pt: O seu futuro passa por continuar no CD Trofense?
JLM: Neste momento creio que o clube está a viver um pouco o dia-a-dia, situação que não é única no universo do futebol e dos clubes portugueses. Em relação ao futuro estarei sempre disponível para trabalhar com as pessoas que já referi anteriormente, pessoas que gostam do clube e o representam normalmente em prejuízo da sua vida pessoal. Quer o coordenador Paulo Sampaio, o responsável pela formação Marco Aurélio quer o presidente Sr José Leitão no caso de continuarem a liderar os destinos do clube podem contar sempre comigo.

cdtrofense.pt: Qual é a sua opinião sobre o Departamento de Formação do clube? Denota algumas diferenças desde a última vez que desempenhou funções?
JLM: Quando estive no clube á 6 anos atrás, a nível de infraestruturas o Departamento de Formação denotava algumas carências, neste momento e derivado á evolução que se verificou com a introdução de relvados sintéticos no Complexo de Paradela essa situação está resolvida. Com a introdução desses relvados a qualidade dos nossos atletas pode ser potenciada ao seu máximo.

cdtrofense.pt: Na sua opinião, qual será o futuro do Departamento e destes jovens jogadores?
JLM: O futuro do Departamento vai ser um pouco o que as pessoas que dirigem o clube quiserem. O futuro do Trofense na minha opinião passará pela aposta forte nos jogadores da Formação. Se conseguirmos potenciar por ano 2 ou 3 atletas do nosso Departamento de Formação na equipa Sénior e posteriormente realizarmos encaixes financeiros com a venda dos mesmos, acho que o clube pode respirar um pouco melhor a nível financeiro. O futuro destes jovens a nível futebolístico não será de fácil concretização, estes jovens para atingirem o patamar do futebol profissional terão de ter muito espirito de sacrifício e muita vontade em concretizar esse objetivo. De lembrar que o nosso trabalho diário também se focaliza muito na parte formativa como homens destes nossos jovens. Acima de tudo que sejam grandes Homens da nossa sociedade.

cdtrofense.pt: Acha necessário a criação de mais iniciativas para divulgar o Departamento?
JLM: Todas as iniciativas são de louvar. Tudo o que seja para divulgar, apoiar o Departamento de Formação no seu desenvolvimento e acompanhamento destes jovens será bem-vindo.

cdtrofense.pt: Para si era importante haver uma maior visibilidade no espaço dedicado à Formação no site do clube?
JLM: No momento atual, a nossa sociedade já não vive sem as novas tecnologias, sem dúvida que a Internet e concretamente o Site do Clube pode e deve ser fundamental para informar e dar a conhecer aos sócios e simpatizantes em todo o mundo, a atualidade do Departamento de Formação e do próprio clube. Acho que as pessoas que dirigem o Site têm essa consciência por isso o destaque dado será sempre relevante.

cdtrofense.pt: De uma forma geral, o que perspectiva para o Clube Desportivo Trofense?
JLM: O Trofense é o clube mais representativo do concelho da Trofa, sabemos que o clube tem uma história, tem passado, espero que com o passar dos anos o clube possa estabilizar a nível financeiro, o que permitirá uma evolução sustentada e real das suas capacidades. Espero também que em momentos difíceis, tal como este, que os “AMIGOS” do Trofense apareçam. Que os empresários apesar das dificuldades possam ajudar os responsáveis do clube. Espero também que a aposta na Formação seja uma realidade no Trofense.

cdtrofense.pt: Focando agora a sua equipa. Como tem sido trabalhar com estes jovens?
JLM: Sem dúvida que o balanço para já é muito positivo. Durante este ano tivemos fases muito boas, com momentos muito altos a todos os níveis, mas também já sofremos alguns dissabores. Temos sido um grupo que tem sabido ultrapassar as dificuldades que nos têm aparecido. Para mim a nível de aprendizagem tem sido de uma valia extrema este trabalho.

cdtrofense.pt: Os objetivos do início da presente temporada estão a ser cumpridos?
JLM: Para este ano os objetivos existentes, foram bastante realistas, tentamos jogo a jogo sermos melhores, evoluirmos sempre, disputar todos os jogos com seriedade e respeito pelo emblema que trazemos nas camisolas. Sem nunca esconder que na nossa opinião estaríamos num lote de equipas que iriam disputar os primeiros lugares. Conseguimos a três jornadas do fim ficar em 1º lugar do grupo o que demonstra que a estratégia usada funcionou. Os jogadores tiveram papel principal nesta conquista, embora sem esquecer que a época ainda não acabou.

cdtrofense.pt: Perspetivava alcançar os lugares de acesso à fase final?
JLM: Esta equipa já na época anterior disputou uma fase final, neste caso no escalão de iniciados, por isso a expectativa nos atletas era grande. Esse sim deve ter sido o nosso maior obstáculo a ultrapassar, a ansiedade em alguns momentos chegou a atrapalhar. O sentimento existente fora do grupo de trabalho era de que esta equipa tinha obrigatoriamente de ir á fase final e isso colocou nos jogadores uma pressão extra que em momentos nos poderia ser fatal para o atingir dos melhores resultados.

cdtrofense.pt: Qual a sensação de ter a sua equipa a disputar a fase final? E as perspectivas que tem?
JLM: A sensação é um pouco de dever cumprido, fomos fortes nesta 1ª fase e conseguimos ser mais regulares que outras equipas. Para mim tem um sabor especial, será a minha 1ª fase final num escalão que eu considero ser dos mais complicados para se treinar. Agora é usufruir do momento e tentar chegar o mais longe possível. Como já referi esta equipa já disputou uma fase final, mas os resultados não foram os melhores. O que eu pedi aos meus jogadores é que usufruam do momento de uma forma séria e responsável, que dignifiquem sempre o clube que representam, os resultados virão com naturalidade, se tiverem que vir. Queremos acima de tudo demonstrar a todos que o Trofense tem jogadores com qualidade, mas, acima de tudo grandes homens.

cdtrofense.pt: Para terminar, uma mensagem que queira deixar aos sócios do clube.
JLM: Apoiem o clube da forma que vos for possível, Sejam amigos do clube e acima de tudo respeitem quem neste momento, de grandes dificuldades, não disse não ao Clube Desportivo Trofense. O CD Trofense precisa da Trofa, mas a Trofa também precisa de um CD Trofense estável e forte.

fonte: Site Oficial CD Trofense

Sem comentários: