quinta-feira, abril 05, 2012

Entrevista da Semana: Ricardo Carneiro - Treinador Principal Iniciados B (Sub. 14)






LEGENDA:

TP
(Treinador Principal)

TA (Treinador Adjunto)

DF (Departamento de Formação)

CDT (Clube Desportivo Trofense)

EFT (Escola de Futebol Trofintas)

EFP (Equipa de Futebol Profissional)

1. cdtrofense.pt: Como começou esta sua participação no Departamento de Formação do CD Trofense?

Ricardo Carneiro: Foi na época de 2009/2010 que “iniciei” a minha Participação/Formação como Treinador no DF do CDT, na altura, coordenado pelo Prof. Jorge Maia. “Iniciava-se” um novo desafio, e que desafio… A minha continuidade no DF do CDT deveu-se ao convite do atual coordenador, Paulo Sampaio, no início da presente época, delegando-me a função de TP dos Iniciados Sub. 14. Posteriormente, o coordenador da EFT, Prof. Rúben Carola, atribuiu-me a função de TP dos Minis.

2. cdtrofense.pt: Já era treinador no Departamento de Formação, mas qual é a sensação de ser treinador principal de uma equipa de futebol de 11?

Ricardo Carneiro: Sim, tal como refere em cima, era treinador do DF do CDT no Projeto que “terminou” na época anterior. A função de TP ao nível do futebol de 11 foi uma novidade para mim. Contudo, depois de 2 épocas como TA no futebol de 11, onde o TA era encarado como uma parte integrante no processo de Treino/Jogo e não como apenas «mais um», o meu sentimento não é de estranheza, mas de apaixonado…pois está em causa o Futebol de 11…o «eterno».

3. cdtrofense.pt: Ser treinador principal de uma equipa acaba por ser uma experiência diferente do que já tem feito. O que significa para si esta oportunidade?

Ricardo Carneiro: Ser TP de uma equipa é especial, sobretudo quando se é “ÚNico”, isto é, quando se está SOzinho no «Processo» de Treino/Jogo. Já tive várias experiências como TP ao nível do Futebol de 5 e do Futebol de 7. Mas… é no Futebol de 11 que TUDO acontece...que TUDO ganha “VIDA”. Trata-se de passar de uma intenção prévia (papel; teoria; conceção de Jogo…) a uma intenção em/no ATO (campo; prática; JOGAR…). Nada mais, nada menos, do que ter a oportunidade de ver “parir” o meu JOGAR, sendo este executado e observado na FORMA de JOGAR da minha EQUIPA. É a possibilidade de “testar” a minha Forma de Jogar, estando esta, sustentada por uma Forma de Treinar própria, baseando-se, numa METODOlogia de Treino, que permite “antecipar” aquilo que acontece(rá?) no Jogo. O Jogo está sempre presente, e o meu JOGAR sempre a ser explorado, potenciado… e até “consolidado”…MAS nunca acabado!

4. cdtrofense.pt: O seu futuro passa por continuar no CD Trofense?

Ricardo Carneiro: A resposta a esta questão é como eu vejo o FUTEBOL…Caótico (a)! Não existe uma resposta certa, uma receita, uma verdade até ao momento. Só posso confessar uma coisa… concordando com o “pensamento” de António Damásio: “Não existe MEMÓRIA sem EMOÇÃO”, isto porquê? Continuando ou não no CDT, vou recordar muitos HOMENS e muitos JOGADORES, pois contribuíram imenso para a minha Formação, como Homem e como Treinador! Fica o meu Muito Obrigado!!!...

5. cdtrofense.pt: Qual é a sua opinião sobre o Departamento de Formação do clube? Denota algumas diferenças desde que cá está?

Ricardo Carneiro: O DF do CDT deve ser compreendido como um «Local “Sagrado”» e não como um «Local “Profano”». Relativamente à comparação da presente época com as 2 épocas anteriores que eu estive, as diferenças são várias, sobretudo ao nível dos Recursos Materiais e dos Recursos Humanos. É notória a dificuldade financeira que o clube atravessa atualmente. Contudo, nem sempre o dinheiro (a sua escassez neste caso), controla os problemas, uma vez que, nem todos os problemas dependem deste âmbito. A nível Desportivo, os resultados estão a emergir, consequência daquilo que eu entendo como Projeto/Processo de Formação, que se iniciou à vários anos. Termino com um exemplo: Os meus Jogadores não aprenderam (de NOVO, de NOVidade, de PRIMEIRA vez…) esta época a passar, a rematar, a marcar golos, a ganhar, etc

6. cdtrofense.pt: Na sua opinião, qual será o futuro do Departamento e até destes jovens jogadores?

Ricardo Carneiro: Sobre o Futuro destes “MEUS” meninos, apenas uma preocupação: Não “matem” a FORMAÇÃO/EVOLUÇÃO destes meninos, que eles TODOS têm tanto para dar ao FUTEBOL!!! Proibido julgar estes meninos pela ALTURA/PESO, pois poderão estar a ser uns “Criminosos”. “ O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade que acontecem.” (Fernando Pessoa)

7. cdtrofense.pt: Acha necessário a criação de mais iniciativas para divulgar o Departamento?

Ricardo Carneiro: Sim! Ou melhor, trata-se de dar continuidade às iniciativas que já foram implementadas pelo Projeto anterior. Para potenciar as equipas do DF, isto é, desde os Benjamins até aos Juniores, julgo que será importante dedicar tempo à prospeção e deteção de jovens futebolistas. Não podemos esperar que os jogadores apareçam no Complexo CDT para treinar, porque se assim for, ariscamo-nos a não conseguir manter o nível competitivo que o DF atingiu desde alguns anos até ao momento. Uma possível consequência disto, será a ausência de equipas em Fases Finais, e por sua vez, em Campeonatos Nacionais. O efeito «bola de neve» entra em “campo” no que diz respeito a esta temática, pois se o DF não dedicar tempo a descobrir “talentos” (se é que existem?!; se é que se fabricam???; ou se apenas se “guiam”?!), as equipas no seu todo ficam mais debilitadas, e uma consequência possível será a disputa de competições de menor complexidade. Então, será em contextos de menor complexidade que vamos FORMAR jogadores para jogarem, por exemplo, numa 2ª Liga, como é o caso da EFP do CDT. Assim, tendo em conta a atual situação financeira do clube, acho fundamental antecipar aquilo que será (?) o Futuro… Isto é, devemos proporcionar um contexto favorável à FORMAÇÃO/EVOLUÇÃO dos nossos Jogadores, que para mim, será mais eficiente, se participarem em campeonatos nacionais, para que assim, a COMPETÊNCIA do Jogador do DF do CDT ao nível Tático-Técnico seja mais elevada.

8. cdtrofense.pt: Para si era importante haver uma maior visibilidade no espaço dedicado à Formação no site do clube?

Ricardo Carneiro: Penso que o fundamental será atualizá-lo de uma forma constante. Sem nunca apagar o “Passado”. Pois é FORMAÇÃO, ou seja, não começou ontem e não terminará no final desta época. Todos os Jogadores/Equipas que pertenceram e pertencem ao DF do CDT devem ter o seu devido espaço no site. Deve ser criada uma base de dados (fotos, informação, etc.), onde o “Passado” não é apagado, e o “Presente” atualizado.

9. cdtrofense.pt: De uma forma geral, o que perspectiva para o Clube Desportivo Trofense?

Ricardo Carneiro: Um equilíbrio financeiro. E claro, não vou esconder…convido os responsáveis da EFP e do CDT a observarem as Equipas/Jogadores do DF, pois não serão eles o FUTURO???

10. cdtrofense.pt: Focando agora a sua equipa. O que tem a dizer sobre ela?

Ricardo Carneiro: Não gosto de dizer nada, de dizer o que é, como é… prefiro que vejam, mas com um certo cuidado. Quem é um VERDADEIRO APAIXONADO pelo FUTEBOL, fica aqui o convite para ver a minha EQUIPA. Assim, cada um poderá responder a esta questão, tendo em conta a sua conceção de jogo. Contudo, deixo uma nota: Quem quer ver uma equipa a jogar muito depressa, a correr muito e apenas a ganhar, aconselho a que não venha ver a minha EQUIPA.

11. cdtrofense.pt: Sendo o seu primeiro ano como Treinador Principal, qual a sensação de saber que a sua equipa vai disputar uma Fase Final?

Ricardo Carneiro: Sensação de que o FUTEBOL não é uma questão de sorte ou azar! É um PROCESSO! E foi este pensamento que permitiu que a minha EQUIPA esteja agora a disputar a fase dos campeões. O CÉREBRO venceu o MÚSCULO/FÍSICO. Futebol é «Pensar e Jogar», e não, jogar e SÓ DEPOIS pensar. Assim, para os mais distraídos, os “Meus” meninos foram uns CAMPEÕES, MAS não ao nível do resultado…MAS do JOGAR!!! Um sentimento de vitória, de apaixonado pelo MEU JOGAR, de esclarecimento, sobretudo, para quem julga que Futebol é correr muito e pensar pouco.

12. cdtrofense.pt: A subida à I Divisão, além de depender dos vossos resultados, também depende da subida da equipa A (Sub. 15). Quais são as perspetivas?

Ricardo Carneiro: Sobre a minha EQUIPA a preocupação/desafio é apenas um: Impor o MEU JOGAR numa fase final, onde estão todos os campeões de serie. Não vou mudar nada! Não vou preocupar-me com a classificação (resultadista), pois esta fase, é apenas o “parir” de todo o «Processo», isto é, uma questão de dar CONTINUidade ao «Processo» de Treino/Jogo. Contudo, o pensamento é este: Ainda não ganhei/ganhamos nada! O que é isso de ser campeão de serie? Pois, quando comparado (s) com Homens que já ganharam tudo no FUTEBOL de “top”. Sobre a equipa dos Sub. 15 apenas posso desejar que mantenham a sua competência na fase final, porque para mim, FUTEBOL não é uma questão de sorte ou azar. É uma questão de COMPETÊNCIA!!! Treinar para Jogar!

13. cdtrofense.pt: Para terminar, uma mensagem que queira deixar aos sócios/pais do clube.

Ricardo Carneiro:

“Os anos passaram, e com o tempo acabei por assumir a minha identidade: não passo de um mendigo do bom Futebol. Ando pelo mundo de chapéu na mão, e nos estádios suplico: - Uma linda jogada, pelo amor de Deus! E quando acontece o bom Futebol, agradeço o milagre, sem me importar com o clube ou o país que o oferece.” (Eduardo Galeano)

“A nossa juventude deveria ser mais estimulada e menos instruída. As excessivas instruções, ensaios automatizados e diretrizes, limitam o desenvolvimento da criatividade dos jovens jogadores.” (Von Goethe)

“Na formação, jogar sempre para ganhar é mais importante do que ganhar sempre!” (Garganta)

“Quem só percebe de futebol, não percebe nada de Futebol.” (Mourinho)

Sem comentários: