segunda-feira, abril 30, 2012

Entrevista da Semana: Pedro Sá - Treinador Principal Juniores A (Sub-19)

cdtrofense.pt: Como começou esta sua participação no CD Trofense?
Pedro Sá: Por convite do meu amigo Paulo Sampaio.

cdtrofense.pt: Qual é o balanço que faz do passado, nos momentos em que esteve ligado ao clube?
PS: Considerando que o passado, no meu caso, remonta aos finais dos anos 70, onde comecei como jogador da formação no Clube Desportivo Trofense, até ao presente, o balanço é positivo. Desde jogador, passando por treinador adjunto da equipa sénior, coordenador do departamento de formação e como treinador tenho vivido momentos de intensa emoção e partilha de valores, marcando de forma indelével a história da minha vida.

cdtrofense.pt: Como surgiu a oportunidade de exercer as funções de treinador principal da equipa de Juniores A do clube? Como está a correr a experiência?
PS: Como acima referi, a oportunidade de exercer as funções que atualmente desempenho partiu do Coordenador do Departamento de Formação, Paulo Sampaio. Apesar de o sucesso, em termos de resultados, não ser, de forma alguma, aquele que esperávamos e, muito menos, o que mais desejávamos, tenho tido o privilégio de vivenciar momentos de elevada intensidade emocional, uns mais positivos que outros, é verdade, mas, em todo o caso, apelando à constante superação, permitindo assim, através da tentativa de resolução dos problemas, uma evolução, que registo como positiva, das minhas competências como treinador.

cdtrofense.pt: O seu futuro passa por continuar no CD Trofense?
PS: Não sei. Ainda não houve nenhuma conversa nesse sentido. No entanto, não me sinto agarrado a lugar nenhum embora, como trofense, queira contribuir com o meu empenho para o sucesso do clube.

cdtrofense.pt: Qual é a sua opinião sobre o Departamento de Formação do clube? Denota algumas diferenças desde a última vez que aqui desempenhou funções?
PS: Perante a realidade que conheço, nomeadamente em clubes com estatutos superiores, o Departamento de Formação do CDT revela ter um forte potencial na formação de jovens jogadores. Uma das diferenças mais notáveis é ao nível das infraestruturas. A qualidade de treino e jogo melhorou significativamente devido à colocação de relva sintética nos campos do complexo desportivo de Paradela. Atualmente, as potencialidades, em termos de qualidade de infraestruturas, são equiparadas às melhores existentes nos clubes de igual ou até superior dimensão, dando assim a oportunidade aos jovens jogadores em formação de evoluírem num registo de aquisição de competências tático-técnicas muito diferente daquele que tínhamos à 5 anos atrás.

cdtrofense.pt: Na sua opinião, qual será o futuro do Departamento e destes jovens jogadores?
PS: Não sei qual será o futuro, pois desconheço a política de investimento do clube nesta área. Contudo, dado o atual contexto socioeconómico do País e, consequentemente, dos clubes, incluindo o CDT, a política de investimento mais segura e de garantia de sustentabilidade dos clubes parece ser a da formação de jovens jogadores. Além da possibilidade de criação de um capital próprio, capaz de integrar uma elevada percentagem do plantel da equipa sénior, a formação de jovens jogadores deve orientar-se para a sua transação com proveitos financeiros que permitam a sustentabilidade dos clubes a esse nível. Neste sentido, a exigência de uma formação de qualidade superior é fundamental de forma a garantir o sucesso da integração dos jovens jogadores nos quadros competitivos profissionais sem constrangimentos de qualquer ordem. É, sem dúvida, um investimento a longo prazo e que, devido à urgência dos momentos aflitivos do clube, pode não ser considerado oportuno. No entanto, a história tem-nos revelado que é precisamente nestes momentos que a criatividade e a coragem para implementar soluções inovadoras são mais virtuosas. Aliás, quero relembrar o que sucedeu na época de 2005/06, ano da subida à 2ª Liga, altura de restrições orçamentais e onde tínhamos uma elevada percentagem de jogadores no plantel sénior oriunda da formação.

cdtrofense.pt: Acha necessário a criação de mais iniciativas para divulgar o Departamento?
PS: Creio que a melhor forma de divulgação será o sucesso do departamento nos seus objetivos. No entanto, como acima sugeri, nestas alturas de crise é necessário um empreendedorismo arrojado, diversificado e criativo também na forma como se divulga o Departamento de Formação, nomeadamente através de um maior envolvimento dos pais e restante comunidade trofense, na continuidade e reforço dos meios audiovisuais e internet, etc.

cdtrofense.pt: Para si era importante haver uma maior visibilidade no espaço dedicado à Formação no site do clube?
PS: Sim, se essa for a politica de investimento do clube.

cdtrofense.pt: De uma forma geral, o que perspectiva para o Clube Desportivo Trofense?
PS: Parece-me, por aquilo que tem vindo a público, que os anos que se avizinham serão muito difíceis e que terão que ser tomadas decisões que recoloquem o Trofense numa trajetória de sustentabilidade financeira e diretiva. Sempre achei que a tomada de decisões unipessoal pode ser nociva e que os objetivos do clube, vertidos num projeto a longo prazo, deviam ser sujeitos a sufrágio dos seus sócios, para evitar momentos como os que estamos atualmente a viver. Por isso, seria bom que se perspetivasse um projeto que assentasse nos princípios de sustentabilidade financeira e diretiva, evitando a todo o custo os caprichos faraónicos tais como os que o clube se sujeitou neste passado recente e que tiveram efeitos altamente perversos.

cdtrofense.pt: Focando agora a sua equipa. Como tem sido trabalhar com estes jovens atletas?
PS: Desafiante! A procura da estabilidade da competência do “nosso jogar” e dos desempenhos tem sido uma constante. Tivemos alguns momentos de crise e outros de sucesso, contudo, é sempre com renovada energia e determinação que encaramos cada treino e cada jogo, na perspetiva de elevar a competência da equipa, em geral, e de cada jovem, em particular. Mas, sempre que o sucesso não é conseguido, não desistimos e investimos mais e melhor no trabalho semanal e, disso não tenho dúvida, os jogadores estão mais competentes.

cdtrofense.pt: Os objetivos do início da presente temporada estão a ser cumpridos?
PS: O objetivo principal colocado foi formar jogadores que possam integrar equipas seniores num futuro próximo. Nesse aspeto, julgo termos contribuído decisivamente. Também foi colocado como objetivo manter a equipa de juniores na 2ª divisão nacional. No entanto, este está dependente dos resultados destas últimas 3 jornadas, das quais só jogamos 2, pois na próxima descansamos. Atualmente não dependemos exclusivamente dos nossos resultados, por isso, estamos um pouco comprometidos com esses objetivos. No entanto, tudo faremos para vencer os dois últimos jogos. No final se verá!

cdtrofense.pt: Quais as perspectivas para a etapa final da Fase de Manutenção?
PS: Como referi na questão anterior, tudo faremos para vencer os nossos jogos, mesmo dependendo dos resultados das equipas que disputam a manutenção diretamente connosco.

cdtrofense.pt: Para terminar, uma mensagem que queira deixar aos sócios do clube.
PS: Talvez por ser a equipa que atualmente disputa o quadro competitivo mais exigente, os sócios e simpatizantes desejam que a manutenção da equipa de juniores nos campeonatos nacionais de concretize. Compreendam que, em momento algum, a intenção, o empenho e determinação dos seus treinadores e jogadores se desviou dessa motivação e desejo.

Sem comentários: