terça-feira, maio 08, 2012

Entrevista da Semana: Paulo Sampaio - Coordenador Técnico do Departamento de Formação

Devido a problemas técnicos só esta semana publicamos a Entrevista da Semana anterior com Paulo Sampaio, o Coordenador Técnico do Departamento de Formação do Clube Desportivo Trofense.

cdtrofense.pt: Como começou esta sua participação no CD Trofense?
Paulo Sampaio: A minha entrada neste “processo” é fácil de explicar pelo meu passado no clube, pela forma como o convite foi feito pelo Presidente e pela amizade que tenho pelo Diretor do Departamento de Formação. O convite surgiu de uma forma natural, pois essas pessoas sabem o “amor” que sinto pelo clube.
Pela minha forma de estar no futebol acharam que era a pessoa no lugar certo para “cultivar” e transmitir aos atletas o que é ser um jogador à “TROFENSE”.

cdtrofense.pt: Qual é o balanço que faz do tempo em que foi treinador no Departamento de Formação?
PS: A minha passagem pelo clube como treinador foi feita de êxitos. No plano humano formei homens com “H” grande e no plano desportivo foi simplesmente fantástico na qual destaco três momentos:
• O célebre jogo CD Trofense-Lousada (subida à Liga Vitalis), ao assistir ao momento da marcação de grandes penalidades e ver jogadores que passaram por mim.
• Os outros dois momentos foram o dia da subida ao Campeonato Nacional (primeira na história do clube) e o primeiro jogo do Campeonato Nacional de Iniciados. Desde já agradeço a todos os jogadores, sem exceções, que passaram pelas minhas “mãos” porque sem eles não tinha o conhecimento que tenho hoje, todos eles ajudaram-me a ser melhor treinador.

cdtrofense.pt: Como surgiu a oportunidade de ser Coordenador Técnico do Departamento? Como está a correr a experiência?
PS: Tem sido uma experiência extremamente enriquecedora, mas ao mesmo tempo difícil, pois os momentos que o clube atravessa são de grande dificuldade e todos os dias convivemos com uma situação nova e da qual não estávamos à espera.
Podem ter uma certeza, não estou nada arrependido de ter aceite este desafio. Gosto de desafios e não vivo do passado, pois se o vivesse a esta hora estaria em casa a ver futebol na televisão. Hoje tenho ainda mais vontade que no primeiro dia que iniciei estas funções.

cdtrofense.pt: Para os sócios do CD Trofense perceberem, em que consiste este cargo?
PS: Primeiro realço que é um cargo de muito desgaste em termos emocionais. Sou responsável pela parte técnica do Departamento, fazendo a ligação dos treinadores e jogadores com a parte diretiva.
Realço a excelente relação com o Departamento de Futebol Profissional, eles sabem da evolução/retrocesso das equipas e respetivos jogadores do Departamento de Formação. Podem acreditar que o Departamento de Futebol Profissional “vê” o Departamento de Formação como o futuro do clube e não como o “parente pobre”. No dia em que tal aconteça serei o primeiro a “abandonar o barco”.

cdtrofense.pt: O seu futuro passa por continuar no CD Trofense?
PS: Ainda não pensei sobre esse assunto, ainda é cedo para falar sobre isso. Posso adiantar é que tenho uma enorme confiança no Presidente e acredito que ele tudo fará para o clube ser cada vez mais forte. Se ele continuar a depositar confiança em mim, porque não continuar…?

cdtrofense.pt: Qual é a sua opinião sobre o Departamento de Formação do clube? Denota algumas diferenças desde a última vez que aqui desempenhou funções?
PS: O Departamento tem excelentes condições, as equipas são organizadas e praticam um futebol agradável. Também afirmo que ainda existe um “longo caminho” a percorrer para que num futuro próximo a entrada de jogadores jovens no Departamento de Futebol Profissional se faça de forma natural.

cdtrofense.pt: Na sua opinião, qual será o futuro do Departamento e destes jovens jogadores?
PS: Os jogadores têm de perceber desde o início da sua formação que ser jogador de futebol é extremamente complicado, que se passa por muitas dificuldades, que é necessário fazer muitos sacrifícios. Só os mais fortes tecnicamente, tacticamente e psicologicamente são os que sobrevivem no “mundo do futebol”. Quero um jogador do Trofense com “alma” e que perceba que a equipa está á frente do ”eu”.
Nos últimos anos o clube aproveitou da formação o Serginho (também fez a sua formação no FC Porto) e este ano o plantel sénior tem da formação o Ricardo, o André Viana, o Fábio Moura, o Rafa (por acaso todos eles já “passaram por mim”) e o Tiago.
Lanço esta pergunta: Porque será que só se aproveitaram estes jogadores?
Será culpa dos Treinadores do plantel senior?
Será culpa dos Treinadores do Departamento de Formação?
Será culpa dos diretores?
Será culpa dos pais?
Será culpa dos jogadores?
Eu ACREDITO que se os jogadores forem competentes o caminho para os seniores será menos complicado de percorrer.

cdtrofense.pt: De uma forma geral, o que perspectiva para o Clube Desportivo Trofense?
PS: Tenho orgulho do passado, respeito do presente e esperança no futuro.
O clube tem mais de 80 anos, não tem meia dúzia de anos, já passou por muitas dificuldades e conseguiu sempre ultrapassar. EU ACREDITO…

cdtrofense.pt: Os objetivos que o Departamento de Formação delineou no início da presente temporada estão a ser cumpridos?
PS: Este foi um “processo” a curto prazo, os objetivos estão a ser cumpridos graças ao bom desempenho dos diretores, treinadores e principalmente dos jogadores que diariamente “passam” pelo Complexo Desportivo, para eles o meu MUITO OBRIGADO.

cdtrofense.pt: Para terminar, uma mensagem que queira deixar aos sócios do clube.
PS: Que os sócios e simpatizantes apoiem sempre os JOGADORES e, respetivamente, o clube.
No próximo Sábado os Juniores precisam de todo o apoio para vencer a formação do Fafe no jogo decisivo para a manutenção na II Divisão Nacional.
De referir que os Juvenis A (Sub-17) e Iniciados A (Sub-15) do clube estão nas respetivas Fases Finais de acesso ao Campeonato Nacional e também eles precisam de todo o apoio.
Acreditem nas pessoas que estão à frente do clube… EU TAMBÉM ACREDITO!

10 comentários:

Anónimo disse...

cdtrofense.pt: Qual é a sua opinião sobre o Departamento de Formação do clube? Denota algumas diferenças desde a última vez que aqui desempenhou funções?

Verdadeira Resposta que devia ter sido dada: Dos Juniores aos Escolas A todas as equipas têm uma ideia de jogo comum, bons jogadores e algumas delas jogam muito...tanto que o melhor é nem sequer mexer, deixá-los jogar à vontade. O grande mérito deste grupo de treinadores tem sido saber aproveitar essas qualidades e daí estarem as equipas de Juvenis e Iniciados na Fase Final. Mas sinceramente o que me preocupa é a qualidade das equipas dos escalões mais baixos, aquelas onde tivemos de ser nós a procurar jogadores e a recrutá-los com base na nossa ideia de jogo. Está difícil (desconhecem-se as razões) mas se continuar assim, daqui por 5anos os Iniciados jogam para não descer à 2ªdivisão distrital.

Não acreditem em milagres, preparem bem o futuro porque esse não se faz com palavras.

Anónimo disse...

O Trofense não soube aproveitar as pessoas que no ano passado comandavam as camadas jovens, agora está a trabalhar com um amador.

Anónimo disse...

Tanto n soube e tanto e como o 1 anonimo disse q arriscasse a acabar a epoca com 3 ekipas nos nacionais sem dinheiro

mas e po lado q o cordenador atual e os treinadores aatuais dormem melhor com essas criticas pelo q conheço deles so os torna mais fortes

força paulo, força pedro, força ze e força rogerio, mostrem a todos estes aziados a vossa competencia
sois grandes amigos

RP

Anónimo disse...

Pois,E amador porque nao ganha o que o anterior coordenador ganhava! Ele e seus acolitos!!!

Anónimo disse...

Amador... claro q é amador. Pelo menos não deve estar a contribuir para a falência do CDT como os profissionais da roubalheira que lá estavam antes.

Anónimo disse...

Sendo que foi o treinador da primeira equipa de um escalão de formação do CDT que subiu a uma divisão nacional... devem existir alguns profissionais que por lá passaram que gostavam de ser amadores... enfim... inveja!

Anónimo disse...

ABRAM os OLHOS.... Amadores ou profissionais, não se veem e não se medem pela quantidade de dinheiro que recebem.... mas sim pela competencia e liderença que teem. isso é que os destingue. Eu, como pai de ex atleta (há 2 anos) sei bem distingiur as diferenças e vocês?... Acordem para a realidade e pensem num FUTURO!....

Anónimo disse...

O Zé Pagode contenta-se com pouco. O grande mérito destas pessoas que estão a dirigir a Formação do CDT está a ser NÃO ESTRAGAR O QUE ESTAVA FEITO! Quando muito são bons nisso, mas já o resto...vejam quantos jogadores estavam no clube há 5 épocas atrás dos juniores e juvenis e há 4 épocas atrás dos iniciados. Quando virem e chegarem à conclusão de que houve muito trabalho e trabalho de qualidade vão perceber porque é que todos os treinadores que estavam na Formação do CDT mereciam cada cêntimo. Eram verdadeiros profissionais e como tal, mereciam ser pagos por um serviço que prestavam à instituição. Todo o trabalhador merece ser pago, só no mundo do futebol é que uma série de burros e energúmenos pensa que se deve trabalhar de borla e por amor à camisola. Para esses uma sugestão: na próxima 2ªfeira, falem com os vossos patrões e digam que não querem mais receber, que trabalham por amor à empresa e em casa come-se pão e água. Sejam briosos e defendam os vossos valores até ao fim...sabem quando vão fazer isso? NUNCA! Então não condenem quem é profissional, vive do futebol e trabalha imenso e com qualidade. Abram essas palas e deixem de ser adeptos de tasco. O CDT teve e ainda tem algumas pessoas com muita competência que fizeram do clube na Formação, muito mais competitivo do que aquilo que era e se continuarem todos satisfeitos com o desempenho do Departamento de Formação, daqui a alguns anos o CDT voltará a ser uma equipa de distrital. Não tenham a menor dúvida. E não venham con tretas da azia porque muitos dos que estavam na Formação ano passado continuam a trabalhar e a serem pagos pelos seus serviços de qualidade. Aliás, quantos treinadores este ano não têm outro trabalho para além de serem treinadores? Assim até é fácil...é um hobbie ir dar uns treinitos ao fim da tarde...mas isso não é ser profissional! Desenganem-se os que pensam que sim...Isto é simplesmente comentar aquilo que é a actualidade do clube. Quem não tem argumentos sustentáveis defende-se com a crítica fácil.

Anónimo disse...

O grande erro do srºPaulo foi ter mantido o treinador(???) dos juniores.o curriculum desse treinador são 3 descidas de divisão.

Anónimo disse...

Eu até comecei por discordar do 1º comentário mas o empate dos juniores hoje já os colocou de volta nos distritais...