B.I.
Nome: João Pedro da Silva Pereira
Data de nascimento: 25-02-1984 (28 anos)
Naturalidade: Lisboa
Altura: 1,72 m
Peso: 64 kg
Posição: Defesa-direito
Internacionalizações: 8
Golos: 0
Nome: João Pedro da Silva Pereira
Data de nascimento: 25-02-1984 (28 anos)
Naturalidade: Lisboa
Altura: 1,72 m
Peso: 64 kg
Posição: Defesa-direito
Internacionalizações: 8
Golos: 0
"Fui obrigado a dar o máximo". É assim que João Pereira fala da vida, quer pessoal quer profissional. Nascido no Casal Ventoso, um bairro problemático de Lisboa, cedo percebeu que a sua vida não poderia ser aquela que muitas vezes está associada a esta zona lisboeta.
Aplicou-se então nos estudos ao mesmo tempo que ia evoluindo nas escolinhas do Desportivo Domingos Sávio e posteriormente no Benfica. Terminou o 12.º ano com média de 17 e esteve a um passo de entrar na universidade.
José Águas e Vítor Martins foram os grandes responsáveis pela ida de João Pereira para a Luz. Nas camadas jovens jogou quase sempre a lateral-direito embora jogasse a extremo quando alguém se lesionava. Sempre foi um jogador ofensivo que marcava golos.
Em 2003, João Pereira tinha 18 anos e subiu à equipa principal. José António Camacho, treinador da altura, deu-lhe a oportunidade de jogar a extremo. Miguel era dono e senhor do lugar de defesa direito. Com raça, vontade e querer conseguiu com que as coisas corressem bem mas sempre teve consciente do seu potencial. Com a camisola das águias ganhou quatro troféus: Nacional de Juniores B (2000/01); Campeão Nacional (2004/05); Taça de Portugal (2003/04) e uma Supertaça (2005/06)
“Na altura há muito que o Benfica não lançava um jogador das camadas jovens, apareci eu, fiz golos importantes e houve logo o mediatismo de dizer que também sabiam formar jogadores. Quiseram, se calhar, fazer de mim aquilo que eu ainda não era. Sabia o que valia e até onde poderia ir”, afirmou então numa entrevista.
Em 2006 foi para o Gil Vicente, emprestado pelo Benfica, acabando por ficar mais uma época mas a título definitivo. Jogou sempre a lateral direito e com boas prestações. O Sporting de Braga não teve dúvidas e apostou nele. E em boa hora o fez. João ajudou os minhotos a ganharem a Taça Intertoto em 2008.
A meio da época de 2009/10 assinou pelo Sporting, clube onde se mantêm e é dono e senhor do lugar de defesa direito. Entrou para o clube de Alvalade numa altura em que Paulo Bento, actual seleccionador nacional, há muito tinha partido.
Este mesmo treinador chamou João Pereira para a sua primeira internacionalização A. Foi a 3 de Outubro de 2010, num jogo com a Dinamarca, e João Pereira foi titular. A partir daí nunca mais abandonou o posto, beneficiando também do afastamento de Bosingwa.
João Pereira é conhecido também por ser um jogador temperamental mas tem mudado nos últimos tempos. “É verdade que fervo. Tenho tentado melhorar, mas nasceu comigo e não é fácil de abandonar”, reconhece.
Sem comentários:
Enviar um comentário