segunda-feira, maio 21, 2012

Á conquista da Europa | Rui Patrício


B.I.
Nome: Rui Pedro dos Santos Patrício
Data de nascimento: 15-02-1988 (24 anos)
Naturalidade: Leiria
Altura: 1,90 m
Peso: 84 kg
Posição: Guarda-redes
Internacionalizações: 10
Golos:-9

Aos 24 anos, Rui Patrício é já uma das referências do futebol português - já disputou mais mais de 200 jogos como titular do Sporting. Qualidade e segurança entre os postes são algumas das suas características.

Pode-se dizer que Rui Patrício chegou a guarda-redes por mero acaso. Começou a jogar no flanco esquerdo (em futebol de sete), mas uma teimosia do guarda-redes da equipa levou-o então para a baliza. O facto de ser alto (1,90m) ajudou-o na tarefa e Rui Pedro, nome pelo qual era conhecido nas camadas jovens do Marrazes (o clube de Leiria onde começou a jogar futebol), ganhou o lugar. João Rocha, o primeiro treinador de Rui Patrício afirmou numa entrevista a "O Jogo" que a chegada à baliza “foi a sorte dele”. “Como era grande, jogava no escalão acima. Treinava-o ainda no lado esquerdo. Um dia, o guarda-redes chateou-se, foi-se embora e foi ele para a baliza. Ficou e pegou de estaca. Tinha habilidade”, explicou.

Em 2001, Rui tinha 13 anos e ingressou no Sporting a troco de 1500 euros. Treinava duas vezes por semana e para chegar a Alvalade demorava duas horas e meia em viagens (às vezes à boleia, outras de autocarro, metro ou de táxi). A sua mãe, Belisa, conta que hoje não sabe explicar como o deixava tão novo andar pelas ruas de Lisboa sozinho: “Não sei como deixei... Não o vi crescer, mas hoje não me arrependo”, conta.

A estreia
Pela mão de Paulo Bento, o actual selecionador nacional, Rui Patrício estreou-se na 1.ª Liga ainda júnior, a 19 de Novembro de 2006, diante do Marítimo. Uma vitória suada (0-1) nos Barreiros. Foi uma noite memorável para o guarda-redes natural de Matoeira (Regueira de Pontes – Leiria), que a pouco mais de um quarto de hora do final da partida, defendeu um penalty que deu os três pontos à sua equipa.

“Bater” Vítor Damas
A estreia a nível europeu, aconteceu um ano depois, a 27 de Novembro, num palco de sonho: Old Trafford, diante do Manchester United. Tinha 19 anos, nove meses e 12 dias, para ser mais exacto, e é ainda hoje o mais novo de sempre na história leonina a jogar nas competições europeias. A nível europeu, acrescente-se outra curiosidade: Rui Patrício está a três jogos de ultrapassar o registo do inesquecível Vítor Damas (52 jogos).

Rui Patrício parece estar talhado para momentos decisivos. Na memória de todos estará o recente embate entre o Manchester City e o Sporting para a Liga Europa. A poucos segundos do final da partida, Rui Patrício defendeu um cabeceamento de Hart, o guarda-redes da formação inglesa. Esta defesa permitiu aos leões continuarem na competição.

Continuando a falar do plano internacional, Paulo Bento contribuiu uma vez mais para o aumento da reputação de Rui Patrício. O seleccionador nacional lançou-o a titular nos últimos jogos da caminhada para o Euro 2012. A estreia com a camisola da equipa das quinas aconteceu a 17 de Novembro de 2010, num particular com a Espanha (vitória portuguesa por 4-0). Patrício Já tinha sido convocado para a fase final do Euro 2008, mas não chegou a jogar.

No Euro 2012, na Polónia e na Ucrânia, Rui terá de deixar o vício da playstation de parte, pois terá a possibilidade de se estrear num grande torneio de selecções, onde será o mais novo guarda-redes a defender a baliza de Portugal num Europeu, estreando-se dois anos antes do seu ídolo, Vítor Baía.

Rui Patrício é hoje um nome intocável na equipa das quinas e na do Sporting, onde nos primeiros tempos chegou a ser olhado com alguma desconfiança pelos adeptos. Na rede social Facebook, Rui Patrício é amplamente idolatrado com mais de duas dezenas de páginas de fãs e algumas petições para não sair de Alvalade... 

1 comentário:

Anónimo disse...

O Jovem tem feito boas exibições, mas com quase 1 golo sofrido em média por jogo...Terá de jogar contra as estatísticas!