quinta-feira, maio 31, 2012

Á conquista da Europa | Custódio

B.I.
Nome: Custódio Miguel Dias de Castro
Data de nascimento: 24-05-1983 (29 anos)
Naturalidade: Guimarães
Altura: 1,80 m
Peso: 75 kg
Posição: Médio
Internacionalizações: 0
Golos: 0
 
A par de Miguel Lopes foi outra das surpresas da lista de convocados de Paulo Bento. Aos 29 anos, Custódio procura a sua primeira internacionalização A (soma 55 presenças nas camadas jovens). “É um sonho que todos nós, jogadores de futebol, temos: representar a selecção principal” afirmou em entrevista.

Custódio iniciou a sua formação desportiva no Vitória de Guimarães e completou-a no Sporting. Em 2003/04 ascendeu em definitivo ao plantel principal do clube de Alvalade e por lá se manteve até meio da época de 2007/08. Mas mesmo antes de integrar em pleno a equipa sénior do Sporting (que chegou a capitanear), o médio já se tinha sagrado campeão nacional em 2001/02, quando jogou nove minutos frente ao Salgueiros.

No mercado de Inverno de 2008 foi transferido para o Dínamo de Moscovo. Mas a sua estadia na Rússia durou pouco tempo. Alinhou apenas oito jogos com a camisola do Dínamo e em Janeiro de 2009 assinou pelo Vitória de Guimarães. O vínculo foi de três anos e meio mas não chegou ao fim. Em Agosto de 2010 trocou o emblema vimaranense pelo Sporting de Braga.

Médio defensivo por natureza, Custódio é um jogador que dá equilíbrio à equipa, sendo um recuperador nato por natureza. Não tem um modo exuberante de jogar mas é de uma utilidade extrema. Outra das suas características é o bom jogo aéreo – provavelmente o médio mais forte neste capítulo à disposição de Paulo Bento. “Custódio tem características diferentes de todos os outros médios, é um jogador posicional e está talhado para fazer só uma posição”, explicou o seleccionador nacional.
Com a camisola bracarense fica para a história o golo – de cabeça – que marcou ao Benfica nas meias-finais da Liga Europa de 2010/11 e que colocou o Sp. Braga na final da competição. No seu registo habitual negou considerar-se “herói” e atribuiu a façanha ao grupo.

Não escondeu a surpresa por ter sido selecionado para a fase final do Euro 2012. “Pensei que ia de férias. Tinha uma pequena esperança, a comunicação social falava nisso, mas ficava por aí, ninguém tinha falado comigo. Foi uma meia surpresa. A primeira reação foi festejar. Estava em casa com a minha mulher e os meus filhos e foi como se tivesse marcado um golo, saltaram todos para cima de mim. Foi um momento de euforia. Não sabia o que havia de fazer” afirmou. Na Polónia e na Ucrânia, Custódio jogará com a camisola número seis.

Sem comentários: