quinta-feira, maio 24, 2012

Á conquista da Europa | Pepe


B.I.
Nome: Képler Laveran Lima Ferreira
Data de nascimento: 26-06-1983 (29 anos)
Naturalidade: Maceió (Brasil)
Altura: 1,86 m
Peso: 72 kg
Posição: Defesa-central
Internacionalizações: 38
Golos: 2

Natural de Maceió, Brasil, Pepe, 29 anos, é um dos esteios da selecção portuguesa. Naturalizado português desde 2007, o defesa considera que fez a escolha correcta ao optar por representar a equipa das Quinas em detrimento da brasileira e até vai mais longe: “Não me arrependo de nada e nem me passa pela cabeça ter dúvidas sobre a decisão que tomei. Costumo dizer que Portugal me deu tudo. Queria ter nascido em Portugal, é só isso que me separa”, afirmou há uns anos ao jornal “O Jogo”.

Pepe é unanimemente considerado um dos melhores centrais do Mundo, com uma carreira sempre em crescendo. Formou--se no CRB e ainda nas camadas jovens transferiu-se para o Corinthians Alagoano como pagamento de uma dívida entre os dois clubes. Em 2001, com apenas 18 anos viajou para Portugal rumo ao Marítimo. O seu trajecto na equipa insular começou pelos juniores e pela equipa B, antes de chegar à formação principal. O técnico Nelo Vingada proporcionou-lhe a estreia na Primeira Liga. Ligado contratualmente ao Marítimo esteve à experiência no Sporting (treinado então por Laszlo Bölöni) mas não ficou no clube de Alvalade. Mas em 2004 deu o salto: foi contratado pelo FC Porto. De dragão ao peito tornou-se um “senhor jogador” o que lhe valeu em 2007 a transferência para o Real Madrid – precisamente a equipa onde alinhou o seu ídolo Fernando Hierro – por 30 milhões de euros. Pelo meio naturalizou-se português e foi chamado pela primeira vez à Selecção Nacional, pela mão de Luiz Felipe Scolari, em Novembro de 2007. Desde então tornou-se cativo da selecção. Esteve presente no Euro 2008, na Alemanha, no Mundial 2010, na África do Sul, e está agora no lote dos eleitos de Paulo Bento para o Euro 2012, na Polónia e na Ucrânia.

Física e tacticamente reúne todas as características de um defesa central de gabarito mundial. É forte no um para um, tem elevado poder de choque, apresenta grande capacidade de impulsão, é veloz e possui bom sentido posicional. Segundo reza a história aperfeiçoou alguns destes atributos ainda na sua juventude a correr nas praias brasileiras e a saltar no mar com pesos amarrados às pernas.

Pepe dá tudo em campo e é dos primeiros a levar a sua equipa para a frente, incentivando os companheiros. Tanto no eixo da defesa como numa posição mais adiantada, no meio-campo, é uma garantia de solidez e fiabilidade defensiva.
Porém, por vezes ainda comete ainda alguns excessos com cargas fora de tempo e agressividade desmesurada. Uma falha que, com o passar dos anos, tem procurado ultrapassar.

Sem comentários: