domingo, maio 27, 2012

À conquista da Europa | Ricardo Costa

B.I.
Nome: Ricardo Miguel Moreira da Costa
Data de nascimento: 16-01-1981 (31 anos)
Naturalidade: Vila Nova Gaia
Altura: 1,83m
Peso: 80 Kg
Posição: Defesa-central
Internacionalizações: 10
Golos: 0

Pode parecer um dos jogadores mais discretos da Selecção Portuguesa, mas veja-se por onde ele já andou com a camisola nacional vestida: Ricardo Costa esteve em duas fases finais de campeonatos do Mundo (2006 e 2010), jogou no Europeu Sub-21 de 2004, esteve no Torneio Olímpico dos Jogos de Atenas e agora, mais maduro do que nunca, foi convocado por Paulo Bento para o seu primeiro Campeonato da Europa como sénior.

O seu nome não era propriamente indiscutível, mas o seleccionador já tinha dado sinal de que contava com ele quando o recuperou nas convocatórias da campanha de apuramento. Ricardo Costa não estava presente na Selecção desde o célebre Portuga-Espanha do Mundial da África do Sul em que Carlos Queiroz o adaptou a lateral direito. Portugal seria eliminado da competição numa partida em que o defesa-central acabaria expulso e a cumprir três jogos de castigo.

No entanto, a regularidade e, acima de tudo, a polivalência são as razões que levam Paulo Bento a incluir este jogador nos 23. Hoje, aos 31 anos, Ricardo Costa carrega uma experiência rara. Tornou-se titular no Valência, equipa de topo na Liga espanhola, clube onde chegou depois de uma curta passagem por França (o Lille queria segurá-lo após seis meses, mas o acordo com os espanhóis já estava fechado) e outra mais longa pela Alemanha (foi campeão no Wolfsburgo).

O título germânico não foi nada de novo para um jogador que acertou em cheio na saída do Boavista (clube de formação) e coincidiu no FC Porto com José Mourinho, estando portanto habituado a conquistas nacionais e internacionais (a Taça UEFA e Liga dos Campeões). Foi por causa desse currículo que, no Valência, Ricardo Costa acabou apresentado como o novo Ayala. 

Sem comentários: