terça-feira, maio 29, 2012

Á conquista da Europa | Fábio Coentrão

B.I.
Nome: Fábio Alexandre da Silva Coentrão
Data de nascimento: 11-03-1988 (24 anos)
Naturalidade: Vila do Conde
Altura: 1,79 m
Peso: 66 kg
Posição: Defesa-esquerdo
Internacionalizações: 20
Golos: 1

Fábio Coentrão subiu na vida a pulso. Natural de Caxinas - terra de pescadores - desde muito novo que ficou ao cuidado da avó, isto porque os seus pais emigraram à procura de uma vida melhor. De feitio rebelde, cedo se percebeu que Fábio tinha jeito para a bola e gosto pelas aventuras. Foi numa dessas escapadelas que sofreu uma queda e teve que fazer um enxerto de pele, cicatriz que guarda até hoje.

Formado no Rio Ave, Fábio estreou-se pela equipa principal na época 2004/05, com apenas 16 anos. Dono e senhor de um habilidoso pé esquerdo, sempre fez as delícias de quem o via jogar. Fã de Luís Figo, ganhou desde esses tempos a alcunha de “Figo das Caxinas”.

O tempo ia passando e Fábio evoluía. Chegou ao Benfica, apesar do assédio do Sporting, na época 2007/08. Os encarnados cederam-no a título de empréstimo ao Nacional da Madeira e na época seguinte teve ao Saragoça. Foi infeliz em Espanha e rumou a Vila do Conde para representar o "seu Rio Ave.

Em 2009, pela mão de Jorge Jesus, regressou ao Benfica. O treinador adaptou-o a defesa esquerdo e em boa hora o fez. Nessa temporada, Fábio Coentrão foi um dos jogadores essenciais na conquista do título de campeão nacional dos encarnados.

Nessa mesma temporada estreou-se pela seleção principal de Portugal (8 de Novembro), no primeiro jogo do play-off de acesso ao Mundial 2010 com a Bósnia. A equipa das quinas ganhou por 1-0. No Camperonato do Mundo, Fábio foi considerado o melhor defesa esquerdo da competição.

Em 2011/12 transferiu-se para o Real Madrid a troco de 30 milhões de euros.

Nos seus tempos livres, Fábio Coentrão gosta de ver filmes e de passear à beira-mar. É ainda dono de dois bares: o “Maximus 18” e o “Seca Bar”, ambos na zona de Vila do Conde. Quando acabar a carreira de futebolista tem o desejo de comprar um barco e passar os dias a pescar. 

Sem comentários: