quarta-feira, maio 23, 2012

Á conquista da Europa | Beto


B.I.
Nome: António Alberto Bastos Pimparel
Data de nascimento: 01-05-1982 (30 anos)
Naturalidade: Lisboa
Altura: 1,83m
Peso: 80 Kg
Posição: Guarda-redes
Internacionalizações: 1
Golos: 0

A época de 2008/2009 mudou a vida de um guarda-redes que até já tinha passado por um clube grande, o Sporting, mas corria o risco de nunca mais chegar a esse nível: ao serviço do Leixões, Beto realizou uma grande temporada e transferiu-se para o FC Porto; mas o rapaz que tem o apelido de Pimparel não se ficou por aí; também foi convocado para a Selecção Portuguesa (jogou 90 minutos num particular contra a Estónia) e registou aquela que é até hoje a sua única internacionalização.

António Alberto Bastos Pimparel, 30 anos e natural de Loures, começou na formação do Sporting, de onde saiu definitivamente em 2004, para uma travessia que envolveu clubes como o Casa Pia, Chaves e FC Marco. Depois, a confirmação do seu valor, no Leixões, fez com que Carlos Queiroz encontrasse nele uma alternativa a Eduardo, o titular escolhido para a baliza no Mundial de 2010. E foi nessa qualidade que Beto foi convocado para a África do Sul, embora não tenha somado qualquer minuto.

Agora, pela mão de Paulo Bento, segue para o Euro 2012 sabendo que superou alternativas experientes, nomeadamente Quim, do Sporting de Braga, mas que também dificilmente poderá jogar, porque terá Rui Patrício e o mesmo Eduardo à sua frente. Mas Beto pode ser importante de outra forma. Este é um jogador conhecido pela força que empresta ao balneário ou à equipa; ficam na memórias as imagens de incentivo, de protesto ou de celebração quando era apenas um suplente no FC Porto.

Jogador reconhecido nos corredores do Dragão, apesar de tapado por Helton, Beto saiu para o Cluj para cumprir o objectivo de jogar com maios frequência. O primeiro prémio está à vista: conseguiu chegar a mais uma fase final de uma grande competição.

Sem comentários: