sexta-feira, janeiro 14, 2011

Artigo de opinião | A Relação Entre Clubes e Adeptos

O futebol emergiu, no século XX, como o mais popular desporto em todo o mundo. A importância social e cultural do futebol é tão profunda nas sociedades actuais que, mobiliza a totalidade da sociedade e das instituições. As razões são simples de explicar, a facilidade de compreensão das regras do jogo e a facilidade de praticar o próprio jogo. A “festa” do futebol vai, também, muito além do que se passa no terreno de jogo durante os 90 minutos, traduzindo-se nas bandeiras, cânticos, cachecóis, caras pintadas e nos treinadores de bancada que, comentam cada passe errado ou acertado, cada remate, cada substituição. Para muitos adeptos, assistir a um jogo de futebol é um momento onde se experimentam excitação, nervosismo, ansiedade, frustração, euforia e às vezes até, drama. Não há dúvida que, os adeptos são o verdadeiro e principal activo de qualquer clube de futebol. Os adeptos são a maior potência geradora de receitas, directa ou indirectamente, e sem eles, nenhum clube poderá crescer, quer desportivamente, quer financeiramente. A UEFA muita atenta a esta relação, a partir da época 2012/13, criou um novo critério para o licenciamento dos clubes. Todos os clubes terão de possuir um agente responsável pelo contacto com os adeptos (SLO), que tem como missão, informar os adeptos das decisões mais importantes tomadas pela direcção do clube e, no sentido inverso, comunicar à direcção as necessidades expressas pelos adeptos. 
Ora, apesar da importância que os adeptos têm nos clubes e da vontade de verem o seu clube ganhar sempre, do meu ponto de vista, não consigo compreender as motivações que levaram alguns adeptos nos últimos jogos do Trofense, em casa, a assobiarem e a vaiarem a equipa. Uma equipa bem orientada técnica e tacticamente, que pratica um futebol vistoso e agradável, com um plantel jovem e com grande progressão onde despontam o Sérginho e o Nildo, a ocupar os lugares cimeiros da tabela e a discutir a subida de divisão. Num contexto de eleições no clube onde o principal responsável, o Presidente Rui Silva, coloca muitas reservas à sua continuidade. É neste momento que as relações entre a equipa de futebol e os adeptos devem estar equilibradas e reunidas para que, a equipa, tenha a tranquilidade e a confiança para ter sucesso em campo e que os agentes económicos e políticos da região percebam que o futebol profissional é um excelente veículo promocional dos produtos, marcas e empresas. Que ignorar a importância do futebol é contribuir para colocar a região fora de uma das mais importantes e dinâmicas indústrias dos nossos tempos e dessa forma perder um forte factor de competitividade.

Rui Borges

9 comentários:

RJ disse...

Muito obrigado pela colaboração Rui Borges.
É sempre bom ouvir uma opinião de quem já viveu muito no futebol.

Muito obrigado
Saudações Trofenses

Anónimo disse...

Na minha humilde opinião deveriam acabar com os convites pois eu não acredito que sejam os verdadeiros adeptos trofenses que assobiam e sim muitos dos que vão de graça, nesta altura que o clube precisa de ajuda era acabar com tudo que for convites e os verdadeiros trofense não se importam de pagar.

CARLOS PEREIRA disse...

EXEMPLAR ESTE ARTIGO DE ALGUEM TOTALMENTE ISENTO E EQUILBRADO!
QUE PENA TER QUE SER GENTE DE FORA DA TERRA COMO O RUI BORGES E O RICARDO SANTOS(rj) A FAZEREM MAIS PELA NOSSA TERRA QUE UMA PARTE DOS NATURAIS DESTE CONCELHO.
BEM HAJAM!

Fernando disse...

Esta Rubrica do Rui Borges, deveria ser lida por aqueles atrasados de anti trofenses que vêm aos Blogs de forma anónima ou com nicknames ou os que vão aos jogos, atacar os jogadores e o treinador. Esses irresponsáveis deveriam levar uma coça bem dada pelo que tanto prejudicam o Trofense e o nosso concelho.Uns idiotas completos.
Força Trofense!

Maria Costa disse...

O Rui Silva deveria fazer uma limpeza geral no clube, a começar pelo presidente da assembleia gerale a acabar em alguns adeptos.
O Trofense não pode ter gente mesquinha, maldizente, ignorante e sem responsabilidade nos orgãos sociais, e não pode ter sócios fustrados que apenas vão aos jogos para insultar e assobiar.
Limpeza geral, já.

Anónimo disse...

MAS QUE GUERRA AQUI VAI!!!!!!!

Estes dois últimos comentários,dizem bem a pobreza de espírito que reina nas cabecinhas de alguns,que se dizem trofenses.Fico perplexa ao ler tudo isto.Mas afinal a limpeza ainda não terminou?o que fez o Presidente da assembleia para que tb agora se peça a cabeça dele?para alguns isto só se resolve à porrada!!!os sócios e simpatizantes tb levam por tabela e para completar são pessoas mesquinhas,ignorantes,malvadas e repletas de frustração,que apenas vão aos jogos para assobiar e descarregar o ódio e a inveja???? cada vez mais perplexa fico e penso afinal o futebol vale tudo isto?é com esta mentalidade que querem e pedem que ajudem o nosso clube?não,a vida é composta por sentimentos bem mais nobres e decididamente não é por esta forma de escrita que conseguiremos a união entre os Trofenses.Cada dia dividem mais,isso sim.Mas afinal é isto que querem para o clube?é por estas e outras que temos o Portugal que temos.Pensem que enquanto se discutem coisas menores à muita criança a passar fome,doenças,idosos mal tratados,os sem abrigo e os pobres de espírito.Não vêm as noticias?é um calafrio quando oiço todos os dias as noticias.Paremos para pensar,vale a pena esta guerra?tenham paciência.Falemos de coisas sérias.

Anónimo disse...

Bem analisado Rui, mas a mentalidade deste povo não dá para mais. Não sabem governar as próprias casas, mas querem mandar nas casas dos outros, e ainda mandar palpites sobre algo que não entendem...Enfim!

Anónimo disse...

FORÇA TROFENSE!!! Vamos ganhar ao covilha, e o resto é treta!

Anónimo disse...

na minha opinião devia terminar o direito a opinar neste e noutros blogs. pk é neste meio que muitos aproveitam para incendiar, falar mal e insultar.
ou uma melhor selecçao desses comentários.

nao se pode dar voz a estes seres que só destabilizam e prejudicam.

é a minha opniao
Daniel Costa