quinta-feira, janeiro 13, 2011

Afinal o que querem os Trofenses?

O CD Trofense foi fundado em 1930. Em 81 anos, o clube competiu 54 anos nos campeonatos regionais da AF do Porto, 9 anos na 3ª Divisão, 13 anos na 2ª Divisão B, 4 anos na II Liga e 1 época na I Liga. Ou seja, o CD Trofense passou 95% da sua história em competições não profissionais e em quadros de competição regional. O Trofense entrou pela 1ª vez numa competição profissional em 2006/2007 e nunca mais saiu dos quadros profissionais, tendo feito a proeza histórica de atingido a I Liga. Se atingir a II Liga profissional tinha sido um feito sem precedentes na história do clube, jogar a I Liga foi algo de sublime na vida do clube, na vida dos trofenses e na história do concelho da Trofa.

Qualquer pessoa séria, inteligente e minimamente atenta, interpreta os dados atrás escritos, chegando a apenas uma conclusão possível.

Lembram o nosso campo de jogos? Primeiro, pelado, depois mais recentemente, relvado, mas sempre sem as condições mínimas para receber jogos de uma competição profissional. E hoje? Temos um estádio com boas condições para o publico e convidados, boas instalações para os serviços do clube e bons balneários para os nossos profissionais e equipas que nos visitam.

Qualquer pessoa séria, inteligente e minimamente atenta ao que era antigamente o campo de jogos e o actual estádio, chega facilmente a uma única conclusão possível.

Lembram as condições em que trabalhavam os nossos escalões de Formação? Sem campos para treinar e jogar, sempre em pelados, miúdos mal equipados, desorganizados, queixas dos pais, reclamações dos treinadores, insatisfações dos dirigentes, sem formar nenhum jogador de qualidade mínima para os seniores, etc, etc. E agora? Complexo da Paradela com campos suficientes para treinar e jogar, bons relvados, bons balneários, bons equipamentos, organização mínima, politica de formação definida pela hierarquia superior do clube e jogadores da Formação a jogarem na equipa principal do clube.

Qualquer pessoa séria, inteligente e minimamente conhecedora, chega facilmente a uma única conclusão possível.

Lembram que mesmo nos escalões não profissionais, 3ª e 2ª Divisão, todos os dias, todos os meses, épocas e épocas, as sucessivas Direcções do Clube viviam num mar de dificuldades para cumprir minimamente com as obrigações com jogadores e treinadores? Lembram a dificuldade que era arranjar bons jogadores para o clube pois éramos um clube sem prestígio e pouco apetecível? E actualmente? Uma referência nacional, um exemplo de clube, elogiado por todos os adversários e todos os órgãos do futebol português. Um clube apetecível para jogadores e treinadores!

Qualquer pessoa séria, inteligente e minimamente equilibrada, retira desta nova realidade do clube, uma única conclusão possível.

Digo que as pessoas sérias, inteligentes e minimamente conhecedoras apenas chegam a uma conclusão possível, porque há sempre gente leviana, interesseira, ignorante e invejosa que tira sempre conclusões sem sentido, absurdas e pouco sérias. O “bota abaixo” e a ignorância sempre foram inimigos do crescimento e da evolução, pelo que nunca devemos ouvir esse tipo de gente menor em assuntos desta seriedade e responsabilidade! Está em causa o maior embaixador nacional do nosso clube.

Por isso, eu ouço os meus amigos sérios, inteligente e grandes trofenses. E todos eles me dizem o mesmo. O principal responsável do crescimento do CD Trofense, da credibilidade do clube, chama-se Rui Silva e a sua família. Sem o seu empenho, dedicação e disponibilidade a todos os níveis, o CD Trofense, até poderia ter jogado uma época na II liga, mas não se tinha aguentado nas competições profissionais e jamais teria atingido a I Liga, jamais era o que é nos últimos 5 anos!

Sabe-se agora, que o Rui Silva anda triste e desanimado pelo alheamento e falta de apoio das empresas e instituições do concelho da Trofa ao Clube Desportivo Trofense. Segundo interpretei as ultimas palavras do Presidente a Assembleia Geral, o Rui Silva não vai candidatar-se no próximo acto eleitoral do clube. Ora isto é uma péssima notícia para todos os trofenses sérios, inteligentes e sensatos. Esta é a pior de todas as notícias! A confirmar-se o CD Trofense, tal o conhecemos actualmente, não vai sobreviver muito tempo e rapidamente cairemos onde andamos 95% do tempo da nossa história, nas competições não profissionais de âmbito regional. Uma coisa é uma clube não acabar quando joga numa divisão inferior, pois de uma forma ou outra junta alguns recursos e segue a sua vida mediana. Outra coisa totalmente diferente é um clube continuar a competir no patamar superior do futebol português. Aqui é fundamental uma concentração de múltiplos recursos e valores, um líder com credibilidade e capacidade, e, sobretudo, o empenho de um concelho, a vontade de um colectivo.

Até a Câmara Municipal deve dinheiro ao Trofense? O que quer a Câmara? Onde estão os empresários da Trofa? Onde estão os comerciantes da Trofa? Onde estão os grandes trofenses?

Afinal que querem os Trofenses? E se uns, poucos, mas ouvem-se, até merecem o clube na 3ª Divisão, pois vão aos jogos apenas para criticar e dizer mal dos nossos, logo apenas ajudam os nossos adversários, a grande maioria dos trofenses e sobretudo o Rui Silva, merece que o Trofense não pare de crescer como tem feitos nos últimos anos!

Eu acredito que há insubstituíveis numa função, num tempo e num espaço! Mas para os que não acreditam, eu digo sem qualquer dúvida, cuidado que há gente que faz muita falta!
Têm a palavra os trofenses sérios e responsáveis!

Assina: Um Trofense preocupado

8 comentários:

zé disse...

Na esperança que tudo não passe de um desabafo do Dr. Rui Silva, uma maneira de alertar as gentes da Trofa, as gentes com responsabilidades da Trofa, as gentes que maiores interesses têm que o Trofense fique em cima. Agradeço tudo o que o Rui fez, faz e acredito que ainda vai fazer pelo meu, nosso trofense, um clube de primeira, outra vez na primeira. Força Rui ... força trofenses ... vamos acreditar ... força Trofense

Elsa Maria disse...

Grande alerta. Grande aviso.
Aqui está um artigo para uma reflexão muito séria.
Não haja juizo não e vamos voltar para o fundo. O momento é muito sério.

João Silva disse...

A posição da Camara é uma vergonha. A atitude dos empresários é uma vergonha. Os comerciantes andam distraidos. Alguns trofenses, com os assobios e insultos, fazem tudo para atirar o Trofense para a 2ª B! Vergonhoso.
Que os grandes trofenses se façam ouvir e apoiem o nosso clube.
Esta rubrica põe o dedo na ferida. Este é o momento dos trofenses sde preocuparem mesmo.

Unknown disse...

Palavras para que! Aqui esta tudo escrito só não vê quem não quer só não entende quem não quer.
Se o Rui sair todo o que ele fez nestes 5 anos vai por agua a baixo.

Força Trofense e coragem Rui.

barciutatinvicta.blogspot.com

Anónimo disse...

É uma situação bem difícil!

Compreendo o Presidente, mas como é possível fazer um orçamento, sem ter as verbas da Câmara? Todos sabemos como anda a câmara de Finanças! Agora, os empresários esses sim poderiam dar mais apoio, já que convites para eles irem aos jogos não tem faltado!

O presidente fez o trabalho que achou bem, com alguns erros é certo, mas agora é aprender com eles e tentar rentabilizar o que cá temos.

Quanto aos adeptos, enfim...esta semana tentei na bancada mostrar às pessoas que não se pode assobiar, quando ainda está o speaker a dizer o 11 inicial!

Apoiem a equipa!Preferem o clube na segunda B? então voltem quando ele lá estiver (espero que nunca mais)...
Estamos a 1 ponto da linha de subida! Esta liga é mesmo assim. Não jogamos contra paredes, do outro lado temos adversários que treinam durante a semana como nós. E hoje em dia o Futebol é treinado quase em todo lado da mesma forma. Por isso é normal o que tem acontecido.
E outra realidade: O nosso treinador não tem grandes soluções no banco, não é por acaso que atrasa o tempo das substituições!
Não me lembro de este ano terem acontecido substituições que tivessem melhorado a equipa.

Como li num post (no comentário de alguém)... O treinador tem 3 substituições para fazer...Sim tem, mas NÃO SÃO OBRIGATÓRIAS. Se a equipa estiver a fazer bem o seu papel para quê trocar?A não ser que tenha jogadores cansados ou lesionados em campo, e aí sim, vêm sempre as mesmas substituições...que culpa tem o treinador que o Zé Manuel e o Serginho não rendam a mesma coisa ao longo de 90min? Um porque é novo demais e o outro que já não vai para novo, apesar da qualidade toda que tem!
Quanto ao Bahin, ele é muito útil à equipa e neste jogo apenas perdeu 2 bolas! E considero perder a bola, quando a equipa adversária ganha a posse do mesmo. Se ele for lutar com um adversário e o adversário ganhar a bola mas esta sair pela linha lateral, a posse da bola não é nossa? Então pensem que se ele não fosse lá, o adversário dominava a bola e saía a jogar! Vejam o futebol com olhos e não só com o coração!

Bem ajam.

Anónimo disse...

Queremos COMPETÊNCIA. Já era muito.

Em relaçao ao Bahin, é assim, todos concordam ele corre muito, esforça-se, segura sempre 2 defesas com ele. Agora é impossivel e irrita um bocado os adeptos, ele com a altura que tem, nao consegue cabecear uma bola, é impressionante, nem lhe toca e as vezes ate passa bem pertinho. Nao sei se ele tem que treinar mais este tipo de lances nos treinos e claro que o trofense por vezes mete boas bolas por alto e ele nao toca na bola de cabeça com akela altura, os adeptos encehem-se, e com razao as vezes.

Anónimo disse...

FAÇA-SE LUZ.

O actual momento em que vivemos,não é igual ao que vivia-mos à uns anos atrás.Se não vejamos,como se entende que hoje o nrº de desempregados não param de subir?que neste século ainda hajam portugueses que imigram?que lutam todos os dias para conseguirem trazer para casa o sustento para a família e tudo o que comporta a necessidade de dar uma educação melhor aos seus filhos!!!se à mais desemprego,logo à menos empresas,também elas passando por enormes dificuldades,tentando todos os dias superar para que não tenham que haver mais pobres na nossa terra.Só quem lida diariamente com empresários,comerciantes e câmara,não vê a realidade.Está tudo hipotecado,não à dinheiro que chegue para o essencial do dia a dia.Sei o que os conscientes e verdadeiros Trofenses teriam a maior satisfação em poder ajudar o nosso clube e ainda à muito sócio que pagando as suas quotas,por vezes com dificuldades é uma vontade sentida de ajuda.Se todos os dias nos pedem mais e mais sacrifícios?já não à mais onde se possa cortar.Temos que nos habituar a viver com o que temos,se ganhamos 20,nunca pode-mos gastar 40.Estou certa que á muita boa gente que gostaria de poder ajudar mais.Mas como???o campeonato ainda está longe de terminar,por isso gente de fé,tudo está em aberto,vamos acreditar que é possível,voltar-mos à 1ªliga.Acreditem ao não é o meu desejo.

Um sócio com pelo menos mais de 6 anos de filiação (bem mais) disse...

Quem fala em falta de prestígio do clube nas divisões secundárias, não sabe do que fala e não tem noção do que diz.
Apesar das dificuldades, o Trofense já há alguns anos que era visto como um exemplo a seguir por muitos clubes nas divisões secundárias, sei de fonte segura.
Falem do presente, se não sabem o passado bonito, apesar de obscuro que o clube teve, e se têm tanta vergonha, na próxima assembleia apresentem à mesma a intenção de apagar o histórico do clube e marcar o início apenas em 2006.
Desculpem lá os termos usados, mas já mete nojo os ataques constantes ao passado do clube.