terça-feira, janeiro 11, 2011

Contratações de Janeiro? Contratem-se novos adeptos com urgência!

Abro o jornal, procuro as notícias do nosso Clube e umas palavras se destacam imediatamente.
"À equipa do Trofense, nada é perdoado por uma facção dos seus adeptos, que tanto vaiam um passe mal medido como uma substituição. Com um ambiente adverso, os jogadores ficam nervosos, e o jogo nem sempre sai fluido."

Infelizmente esta é a realidade actual da mentalidade de uma parte da nossa massa adepta. Eu sei que apenas recentemente começamos a jogar competições profissionais, mas já era tempo de muita gente ter evoluído e ter pela nossa equipa uma atitude mais elevada e mais bairrista. Não podemos ter uma equipa numa competição profissional e uma parte dos adeptos a jogar na "Liga dos Últimos ".
Como o Caicó sensatamente referiu na sua pequena entrevista, os atletas não precisam de palmadinhas nas costas, quando as coisas correm bem. Precisam de apoio quando estão a perder. Precisam de sentir que os adeptos estão com eles e acreditam até ao último minuto. Que fazem alguns dos nossos adeptos? Parece que a equipa está sempre a jogar fora de casa. Lamentável e vergonhoso para a Trofa.
Domingo, na minha opinião e de toda a Comunicação Social, o Trofense só pecou pela finalização. Mas os apupos eram constantes, se até a mim me enervavam, imagino o que faria aos jogadores e responsáveis. Afinal que querem esses que vão ao estádio insultar e assobiar?
Depois tudo reage em cadeia. Um diz uma coisa, o que está ao lado acha por bem repetir e um outro mais abaixo repete também, por vezes nem se apercebendo da barbaridade do que é dito! Ainda há jogos atrás, o Serginho saiu aleijado, e à minha frente assobiavam o treinador pela substituição! Inacreditável.
Dá-se voz à ignorância e à maledicência. Esquecem-se que quem está em campo, são seres humanos, sujeitos a falhas e erros, não são "robots" programáveis para estarem sempre ao melhor nível. Quem está em campo são os NOSSOS jogadores.
Imaginem-se no vosso emprego a trabalharem sobre pressão, sendo criticados por cada ação que fazem. Coloquem-se por minutos nessa posição, imaginem o vosso supervisor a criticar cada letra que escrevam, cada tijolo que assentem, cada parede que pintem.
Em vez de apoiarem, insultam. Em vez de bater palmas, assobiam. Uma vergonha! Afinal de que serve jogar em casa? Para que serve o factor casa? Andam o treinadores deste país a dizer que o Trofense é a equipa que pratica melhor futebol, e alguns dos nossos adeptos a criticar a equipa. Quem percebe e sabe, elogia-nos. Quem é curioso, critica-nos. Tudo ao contrário. Só os nossos adeptos parecem não o compreender.
É triste sentir que o Trofense começa a ter medo do ambiente na sua própria casa. É triste pensar que se critique um ou outro jogador pela mais pequena falha.
Sinto tristeza ao ver a nossa equipa a ser assobiada e apupada constantemente. Mas mais que tristeza sinto revolta quando não o merecem e contra o Arouca, não mereciam francamente.
Domingo à tarde, sou confrontada com um email escrito por um miúdo de 14 anos, onde entre outras coisas escreve, “não é justo o "agradecimento" que a massa associativa dá aos jogadores e à equipa técnica, enfim, a toda a estrutura do clube.”

Um adolescente a dar uma lição aos adultos desta terra. Mais adiante, diz ainda
"Não posso ficar parado! Não posso eu, e não podem todos os trofenses que amam o clube."
Sensibilizou-me.

Realmente podemos ficar parados? Podemos ver e sentir estes ambientes e ficar calados. Não, não podemos, não podemos mudar a mentalidade e as limitações de todos, mas podemos melhorá-las. No mínimo, podemos sensibilizar as pessoas por meio da palavra e fazê-las ver que estão a prejudicar o Trofense.
Por isso, quando se comenta, se o Trofense vai contratar jogadores agora na abertura do mercado de Janeiro, eu digo, contratem novos adeptos, seria melhor e ajudaria mais a equipa. Seriam as melhores contratações que poderíamos fazer. Não tenho a menor dúvida. Ser adepto é acima de tudo ser apoiante. Ou alguém é adepto para descarregar angústias nos outros ou treinar o assobio?
E não me digam que futebol é assim, porque não é. Vou a muitos jogos fora, fico em muitos estádios sentada entre os adeptos da casa e o que vejo e ouço no nosso estádio, não acontece em mais lado nenhum.
Concordo com o treinador quando diz, que se queremos assobiar, que esperemos pelo final, agora serem verdadeiras “matracas” durante um jogo inteiro, tira a paciência e enerva qualquer mortal. E, todos os que estão dentro daquelas 4 linhas são seres humanos, como qualquer um de nós.
Se queremos ser Grandes, teremos que fazer por isso e acima de tudo fazer por o merecer, dentro e fora das quatro linhas. O Trofense não joga na Liga dos Últimos, joga na II Liga Nacional.


"Maria"

16 comentários:

Leonor Carvalho disse...

Boa Rubrica Maria. Tu que és uma sócia e uma adepta do CDT exemplar, tens autoridade moral para fazeres esta Rubrica. De facto é lamentavel o comportamento de alguns adeptos no nosso estádio. Fazem cenas que eu só vejo em jogos da regional de um pais africano. Que ignorância. Parecem primitivos. Deixam ficar mal a Trofa, eles próprios prejudicam o Trofense.
E estamos na luta pela subida!
É de facto gente muito primitiva, sem classificação. Devem ser infelizes nas vidas particulares e depois vêm para o nosso estádio descarregar as fustrações.
A nossa sorte é que há muito mais trofenses com mais categoria e civismo.

Anónimo disse...

A Maria tem razão, pois dá vergonha ver e ouvir alguns dos nossos adeptos nas bancadas. Só visto. Parecem uns parolinhos que nunca viram nada, que não percebem nada e vão aos jogos apenas para poder criticar e assobiar. Eles nem sabem o que criticam ou assobiam, mas estão a fazer mal ao clube. Porque esses tipos não ficam em casa a tomar conta das mulheres? Ou vão para os tascos embebedar-se? Gente dessa não faz falta.
Quando se vai aos jogos do Trofense é em primeiro lugar para apoiar. Ora, vai alí gente apenas para peturbar os nossos jogadores.
Fiquem em casa esses tontos.
Força Trofense!

Anónimo disse...

Só tenho 1 coisa a dizer... este discurso foi bem encomendado
Os trofenses são realistas e fazem muito bem manifestar-se.

RJ disse...

Se dizes que os sócios tem direito a manifestar-se, aqui está uma prova disso. SEM INSULTOS

Anónimo disse...

Ora vamos ver uma coisa. Os adeptos nao insultam nem vaiam os jogadores, pelo que me da entender. Estao enganados, aliás os jogadores tem dado o litro. Para mim o alvo principal das criticas é o treinador, e aí ate eu contesto, porque até um cego vê que o treinador nao sabe gerir a ekipa, nao sabe substituir quando é notorio que jogadores estao cansados, dpos é muito previsivel, faz sempre mesmas mudanças, nao sabe mudar o eskema, tirar um jogador,etc. Eu costumo ir para bancada p6, e apercebo-me que adeptos contestam o treinador e nao os jogadores, claro que jogadores pensam que é para eles, mas nao.

Perdemos muitos pontos porque o nosso treinador nao soube gerir a equipa durante o jogo.

Fernando Pascoal disse...

O Anónimo das 10:34, é claramente mais um dos assobiadores e insultadores que vão aos jogos do Trofense descarregar instintos primitivos e ignorantes.
Que pobreza, que confusão vai nessa cabeça.Então os sócios do Trofense devem ir para os jogos assobiar e insultar os nossos jogadores? Isso é ser sócio do CDT? Em que estádio do mundo isso acontece? só na cabeça de alguns isso tem alguma logica.
Os sócios do Trofense não têm o direito de insultar os nossos profissionais. Senão, os profissionais têm o direito de insultar os sócios. Porque raio haverá direitos diferentes nessa relação?
Bom, os estudos mostram que aqueles que vão aos estádios para insultar e fazer violencia verbal e fisica, são pessoas infelizes na suas vidas particulares.Por isso, vamos dar-lhes um desconto e ter paciencia.

Ferreira disse...

A igorância é um virus perigoso. Este anónimo das 11:54, ainda está no estado rpimitivo de achar que há boas equipas sem bons treinadores! Ora isso diziam os ingleses, os Italianos e alguns portugueses do Mourinho para o criticarem. Quando queremos criticar ou deitar abaixo uma pessoa, nós pportugueses somos capazes de inventar tudo, até que há boas equipas sem bons treinadores.
Quando a maioria dos treinadores diz que o Trofense é a equipa que melhor joga da II Liga, como disse o Vitor Oliveira e o Henrique Nunes, isso é obra do espirito Santo!
Deixemos de má fé e de ignorancias, e vamos ser honestos. O Trofense joga bem, tem boa equipa e isso deve-se a uma surpresa muito agradável chamada PORFIRIO AMORIM.Quando daqui a uns tempos, a uns anos, virem o Porfirio Amorim num clube bem maior que o Trofense, muita gente vai mais uma vez perceber que nada percebem de futebol, nem do que é o trabalho de equipas.
Felizmente que o presidente Rui Silva não embarca em estupidez e em aventureirismo.

João Silva disse...

Vem agora as eleições. Melhor momento esitio que as eleições e as Assembleias gerais para os sócios se manifestarem não há.São os momentos certos para quem quer dar a cara e manifestar-se contra ou a favor. Ou será que as manifestções são os profissionais do insulto e do assobio ou os insultadores anónimos nos blogs? Se é assim é como o meu cão, ladra, ladra, mas trabalhar para ganhar para comer zero! Só ladra. E alguns so ladram, ladram, mas accoes concretas, zero.
Valha-nos a paciencia!

Anónimo disse...

Eu continuo achar que temos uma excelente ekipa e um treinador fraquinho. Se tivessemos um treinador bom, ja estavamos em 1ºlugar isoladissimos. Claro que ha equipas na europa muito boas que nao tem treinadores bons, por exemplo o R.Benitez.

Unknown disse...

Á gente na Trofa que não merece ter um Clube como o nosso "Povo de pouca Fé" esses são a vergonha da Trofa tinham que ter vergonha na cara que por causa daquilo que dizem alguns órgãos da comunicação social nacional venham falar mal dos Trofenses. Que mais querem estamos a 1 ponto do segundo e se deixa-sem trabalhar quem quer trabalhar igual estaríamos em primeiro pk com calma e apoio de todos podíamos ter ganhos os pontos que perdemos em casa nos últimos jogos pk não vi o Belenenses nem Freamunde nem Arouca jogarem mais nem melhor que a nossa equipa por isso mudem e apoiem a nossa equipa ou então façam um favor ao clube e a gente que ama o clube fiquem em casa ou vaiam dar banho ao cão.
Até agora o Trofense era falado por saber receber por isso não tentem estragar aquilo que custou muito a esta direcção que é o respeito que o país tem por o TROFENSE.

FORÇA TROFENSE
PARABÉNS MARIA POR MAIS ESTA LIÇÃO DE VIDA QUE DESTE A ALGUNS INDEVIDOS MAL FORMADOS E AMARGADOS.


barciutatinvicta.blogspot.com

Júlio Lima.

Lina (Maria) disse...

Li em tempos uma excelente crónica de Diana Andringa em que escrevia:
"Se se quer vencer um homem numa discussão, rebatem-se argumentos, mas quando se quer vencer uma mulher, fazem-se insinuações... ...Pensar pela própria cabeça é mal visto nos mais variados quadrantes e que um dos problemas de Portugal era que, mesmo quando Império, mesmo derramando-se pela emigração, era demasiado pequeno, demasiado fechado, e nos fechava a todos na sua pequenez. Como se não pudéssemos sair nunca do Portugal dos pequeninos..."
Ao ler determinado comentário, de um(a) anónimo(a) veio-me isso à memória.
Pois por vezes também me sinto "fechada" pela mentalidade da Trofa dos pequeninos.
Quero em pleno Sec. XXI, ter o pleno direito de exprimir o que sinto.
Nada nem ninguém me tirará essa liberdade.

Elsa Maria disse...

Muito bem a Rubrica, muito bem o comentário da Lina Maria!
De facto, ainda temos nesta terra muita gente mediocre!
Força Trofense! Abaixo os mediocres da Trofa!

Anónimo disse...

Se em vez de pegarem uns com os outros apoiassem o nosso Trofense eram muito mais inteligentes...

RicardoAndrade disse...

Olá boa noite .
Sou adepto do trofense, e por época vou por média a 28jogos do Trofense, AMO este clube, o clube da terra que me viu crescer.
Este assunto é mesmo preocupante, ainda para mais no momento que estamos "perto do final de contrato do nosso presidente".
Como elemento da claque do Trofense concordo com o que foi dito pela Maria na crónica, penso que devíamos era apoiar o trofense em TODO O LADO, e aterrorizar as equipas visitantes, aqui no nosso estádio, não o contrario e o que se tem visto. ACREDITO nesta equipa, nestes jogadores, etc. E com este comentário o que pretendo dizer é que os sócios e adeptos do Trofense digamos "normais" por vezes estão simplesmente sentados no lugar a verem o jogo, ou seja, não criticam - OPTIMO, mas também não apoiam - MAU. Porquê que não fazemos como os sócios e adeptos do Guimarães, nesse estádio toda a gente canta, e apoia.
Por vezes a claque do Trofense canta "Trooofaaa", e o resto dos adeptos noutra bancada cantam o mesmo, ou deveriam cantar o mesmo. Quase sempre viramo-nos para todas as bancadas e ninguém canta connosco. Penso que todos devemos reflectir e já no próximo jogo, fora devemos mostrar aqueles jogadores, aos nossos jogadores que estamos com eles, no bem e no mal.
Comprimentos a todos .
FORÇA TROFA ALLEZ !

RJ disse...

concordo que todos deveríamos apoiar mas tb acho mal quando vocês pedem para nós cantarmos e se não cantamos ouvimos do vosso lado : cantem filhos da .....

Todos deveriam de apoiar mas respeitem quem tem outra maneira de apoiar (pagando lugares anuais)

RicardoAndrade disse...

RJ, você sabe que as claques normalmente sao mal vistas pela maioria do povo, e nem toda a gente que frequenta a claque é má pessoa, ou é pessoa de insultar . É certo que por vezes ouve-se isso que está a dixer, mas a claque TODA nao pode digamos ser culpada por causa de um ou dois artistas menos educados.
Claro que eu respeito essas maneiras de apoiar, mas acho que seria mais benefico por vezes as pessoas todas apoiarem cantando, veja o exemplo do Vitorio.
Mas claro, o objectivo é apoiar o clube.
Sábado lá estarei :D