terça-feira, janeiro 25, 2011

Veredicto: CULPADO!

Chegamos ao final da primeira volta da Liga Orangina em 1º LUGAR. Alegria a rodos nos adeptos, felicidades estampada nos rosto do Presidente, grande contentamento do rosto dos jogadores e ouvimos palavras do nosso treinador e vemos um misto de alegria e de tristeza! Que significado tem isto? Porque razão o principal obreiro do actual sucesso do Trofense não está completamente feliz? Porque razão um profissional tão experiente, sensato e com um currículo tão rico construído em clubes maiores que o nosso, não está totalmente agradado? Basta analisarmos os factos para perceber facilmente que o estado de alma do nosso treinador tem todo o sentido e resulta apenas de uma coisa que todos nós, pessoas sérias, gostamos, GRATIDÃO. 
Vejamos os factos seguintes: a) Este plantel é o mais jovem de sempre desde que estamos nas competições profissionais; b) Este é o plantel mais barato desde que subimos à II Liga (é publico que a equipa que subiu à I Liga custou muito mais que o dobro desta); c) É o plantel com menos jogadores desde que chegamos às competições profissionais; d) Pela primeira vez nestes anos todos, o treinador fez uma aposta concreta nos valores da formação.
No meio de tudo isto nunca vimos o treinador Porfírio Amorim usar tudo isto como desculpa para nada. Nunca se desculpou, ao contrário da maioria dos treinadores. Bem pelo contrário, mostrou sempre um discurso ambicioso.
Vejamos o que alguns pessimistas e contras, disseram: 1) O Natal do Trofense vai ser em Outubro; 2) Os jogadores não prestam para nada; 3) Esta equipa vai descer à 2ª B; 4) Após o empate no Varzim, “fracos”, “medíocres”, “treinador não presta”, “Vamos descer”, etc, etc, chamaram tudo à equipa; 5) Todos os dias, os bons jogadores eram sempre os “amigos” que tinham saído do clube no final da época ou na anterior; 6) Sempre que fazíamos um resultado positivo, “Oh, ganhamos a mancos, é uma questão de tempo para cairmos nos lugares de descida!”, etc., etc. Em suma, maltratava-se o Presidente, o treinador e a grande maioria dos jogadores.
Todos sabemos que esses pessimistas ou maldizentes militantes, faziam-no por maldade ou por pura ignorância, mas de facto, são peritos em criar mau ambiente onde param e conseguem magoar as pessoas, sobretudo aquelas que fazem da seriedade um princípio de vida.
Mas a realidade tratou de colocar todos os “pontos nos is”! Há uma coisa na vida e no futebol que o tempo ajuda, a competência! E de facto, no tempo, todos, repito todos, pudemos verificar que o Rui Silva estava certo quando apostou no Porfírio Amorim, que o nosso treinador, tal como todos os treinadores e jogadores que com ele trabalharam afirmaram, é muito competente e de uma honestidade a toda a prova. E que os jogadores são autênticas revelações, como escrevem os especialistas. E que até o miúdo Serginho colocou a jogar sem qualquer preconceito ou receio!
Ou seja, o treinador Porfírio Amorim e os jogadores, deram uma goleada nos pessimistas e estão a provar que a descrença era sentimento sem sentido.
Mas porque insistem alguns adeptos ainda em tratar mal o nosso Mister e alguns do nossos jogadores? Por pura ignorância ou maldade. Ou quem sabe por inveja, mas sempre por sentimentos menores, como a ingratidão e a maldade.
Ora o nosso Mister Porfírio é uma pessoa séria e como diz o nosso bom povo, “quem não se sente, não é filho de boa gente”. Dai a sua profunda tristeza quando alguns adeptos em vez de apoiar, insultam. Em vez de aplaudir, assobiam.
Se os nossos adversários elogiam-nos e respeitam-nos, alguns dos nossos adeptos, tratam mal a equipa. Se os jornalistas e comentadores elogiam-nos, ao mesmo tempo alguns adeptos protestam. Faz isto sentido? Claro que não!
Direi, que é uma vergonha para a Trofa ainda haver gente assim! Lembro que estamos a liderar o nosso campeonato e a jogar o melhor futebol dos últimos anos! Pela primeira vez temos jogadores convocados para varias Selecções Nacionais – Portugal, Cabo Verde e Burkina Fasso! Pela primeira vez temos jogadores que podem dar retorno desportivo e financeiro.
Olha-se o grupo de jogadores e o que se vê? União, coesão e solidariedade, coisa rara e preciosa. Vejam como festejam os golos e as vitorias, todos juntos, os titulares, os suplentes, os treinadores, os directores, os médicos, os massagistas e os roupeiros!

Quem é maior culpado disto? O nosso Mister Porfírio Amorim. Mas ainda bem que ele é um dos culpados do nosso sucesso. Que continue a ser esse bom culpado e seja condenado a pegar de estaca e a continuar com o óptimo trabalho que tem feito. Que continue a ser a pessoa leal, empenhada e séria que sempre foi e que nos leve de volta à Primeira Liga.

Porfírio Amorim tem cumprido com tudo que nos prometeu, “temos um sonho, subir de divisão”, disse em Julho!
Falta apenas que Rui Silva cumpra o que prometeu, nunca abandonar os trofenses e continuar, pelo menos, até ao final da presente época! Nós sabemos que tem sido um fardo financeiro muito pesado, mas é muito importante que não abandone o clube neste momento. Um presidente que nos deu tanto, não pode sair pela porta pequena e sair agora não está de acordo com a grandeza do seu trabalho de anos no clube, nem com a tradição da família Silva a quem tanto nós Trofenses devemos.  

Maria

5 comentários:

Anónimo disse...

o texto esta bom mas ficaria melhor se nao desse importancia aos comentarios de alguns trofense que nada dao ao clube, penso que o treinador nao pode dar ouvidos a esse tipo de adeptos,temos de ouvir as criticas mas nao podemos dormir com elas. Rui silva tem de acreditar que so faltam 4 meses para este clube lhe dar algum retorno.

Lina (Maria) disse...

Se calhar o anónimo tem razão. Há comentários que nada dizem aos adeptos que gostam do trofense. Mas onde andam agora? Se gostam tanto do Trofense, como gostam de dizer, devem estar felizes...afinal estamos em primeiro.
Faz ideia que parte do que se escreveu por aqui é "pré-conceito".
Alguém decidiu que o mister não era sério, empenhado e competente e resolveu que assim teria que ser. Ou porque ouviu alguém dizer...
Tenho muitos defeitos, mas também tenho algumas qualidades e uma delas é tentar conhecer minimamente as pessoas antes de fazer qualquer juízo de valor, porque dou a cara, gosto de ser frontal e acima de tudo, quero estar sempre bem com a minha consciência. Tive o previlégio de falar com vários profissionais que ao longo dos anos trabalharam com PA, foram unanimes em elogiar as suas qualidades humanas e profissionais.

Quanto ao que vocês falam de "criticas" permita-me discordar.
Não são criticas o que se ouve no estádio, são insultos, que ainda Sábado passado foram sendo silenciados pouco a pouco, mas foram feitos.
Porque criticas todos estamos abertos e sujeitos a elas. Podemos concordar ou discordar, mas temos que as aceitar.
Agora insultos, faltas de respeito e insinuações caluniosas, nem no futebol, nem fora dele, nada nem ninguém tem o direito de os fazer e ninguém que paute a sua vida pela seriedade os aceita de bom grado, penso eu...

Unknown disse...

Esta rubrica está a 100 por cento,tudo bem escrito estas de parabéns Maria ninguem melhor que tu para por aqui estas verdades.
Os meus mais sinceros parabéns.
É uma vergonha o que se tem passado na Trofa são atitudes como as que esta gente sem carácter e escondida no anonimato que levam a pessoas como Rui Silva, Porfirio e jogadores a baixar os braços e deixar o tempo passar mas felizmente estes profissionais teem dignificado a camisola que vestem e mesmo com estas adversidades provam que estão de corpo e alma no único objectivo do clube que passa por chegar a 1ª liga este ano a todos eles deixo aqui o meu agradecimento e a minha força.
estou longe da minha Trofa do meu Trofense e é com muita tristeza que ouço o relato na radio Trofa, vejo os jogos por a televisão e leio os jornais diariamente por a net e fica-se a saber que ainda a pessoas no gratas no nosso estádio.
Outra coisa estou eu até as tantas pra ver o programa "Só golos" e vejo que a sporttv não levou nem uma câmara de reportagem para acompanhar um jogo de candidatos, outra vergonha para a comunicação social do nosso país.

Força Trofense e fica Rui Silva pelo menos até ao final da época.

barciutatinvicta.blogspot.com

Júlio Lima.

Daniel disse...

realmente não se entende...uma coisa é a critica de asneiras que se foram fazendo,outra é a realidade e todos nós aceitarmos que a equipa está bem e que o treinador tem feito um bom trabalho...essa é a verdade, e independentemente de termos simpatia por um ou por outro,ou discordarmos das escolhas do presidente ou do treinador, o certo é que estamos em primeiro, e a jogar boa bola, por isso parem de insultar e massacrar o treinador!ele não merece!

Anónimo disse...

Parabéns! Pois esta cronica espelha bem a realidade. Eu espero mesmo, que neste momento todos se unam, e esqueçam o que já se passou, e vamos ajudar o trofense a subir. Este clube merece todo o apoio. Força Trofense!!!!