sábado, abril 30, 2011

Imprensa Desportiva

Noticias CD Trofense

O Jogo - Campeão a meio festeja até ao fim
B.C.

O Trofense terminou a primeira volta da Liga Orangina no primeiro lugar, com mais um ponto do que a Oliveirense, e, se confirmar a regra, vai mesmo subir ao escalão principal. É que nas 20 edições já realizadas deste escalão criado em 1990/91, apenas uma vez o campeão de Inverno não festejou a subida no final do campeonato. Essa excepção aconteceu em 2002/03, temporada em que o Salgueiros completou a primeira volta no topo da classificação, mas acabou por ficar num modesto décimo lugar.
De resto, em 13 ocasiões o vencedor da primeira volta acabou mesmo por ganhar o campeonato, e isso verificou-se sempre desde que esta divisão passou a ser disputada por 16 clubes. O próprio Trofense viveu essa experiência em 2007/08, repetindo o que fora conseguido na época anterior, pelo Leixões, e nas subsequentes, por Olhanense e Beira-Mar.
Numa altura em que a Liga Orangina vai entrar na fase de todas as decisões e em que se verifica um enorme equilíbrio na parte cimeira da tabela - três pontos apenas separam o líder Feirense do quarto classificado, a Oliveirense -, este pode ser um sinal motivador para a equipa treinada por Porfírio Amorim. A regularidade será mais uma vez a chave do sucesso e, nesse aspecto, o Trofense tem vindo a ser assertivo ao longo da segunda volta. Apesar de nunca ter liderado em duas jornadas consecutivas, passou seis rondas seguidas em lugares de subida e, após um interregno de duas, está novamente nessa condição.

"É necessária força no final" 

Há cinco jogadores no actual plantel do Trofense que sabem o que é subir à Liga principal: Zé Manel (Paços de Ferreira, em 1999/2000); Filipe Gonçalves (Leixões, em 2006/07); Marco e Reguila (Trofense, em 2007/08); e Tiago (Leiria, em 2008/09).
O caso de Filipe Gonçalves encaixa neste contexto como uma luva. O médio foi campeão de Inverno no Leixões e comemorou a subida no final, pelo que conhece bem a receita para o sucesso. "A regularidade e a capacidade de permanecer lá em cima na parte final do campeonato", afirma, sustentando a opinião. "Quem atacar melhor a subida a partir de agora será premiado. O Leixões também terminou a primeira volta em primeiro e nunca mais deixou os lugares de subida. Na parte final do campeonato, quando era preciso mostrar capacidade e força, conseguiu atingir o objectivo", refere o número 8 do Trofense.
Perante este cenário, Filipe Gonçalves reconhece o desejo e continuar nos lugares cimeiros. "Espero que esta tendência seja um bom presságio para o Trofense. Acima de tudo, temos sido muito constantes e passado a maior parte do campeonato nos lugares que dão acesso à subida", destaca, esclarecendo que "o grande objectivo é a subida, mas conjugá-la com o título seria perfeito"


Record - Nicolau Vaqueiro: «Trofense vai ter que nos respeitar»

O treinador Nicolau Vaqueiro acredita num "bom jogo" do Freamunde na receção ao candidato à subida, o Trofense, este domingo, num jogo da 26.ª jornada.
O técnico do Freamunde assumiu que "encara com normalidade" um encontro que poderá ajudar a resolver o futuro das duas equipas na prova, recusando-se a comentar os alegados aliciamentos a jogadores da sua equipa, denunciados esta quinta-feira em comunicado pela direção do clube.
"Estou vocacionado para falar do jogo e não estou minimamente preocupado com isso", disse Nicolau Vaqueiro em declarações à agência Lusa.
"O Freamunde tem a permanência praticamente conquistada e vai procurar contrariar da melhor forma uma equipa que luta pela subida de divisão", acrescentou o técnico.
Nicolau Vaqueiro espera que o atual segundo classificado da prova, em zona de subida, encare o jogo dessa forma: "O Trofense tem uma perspetiva otimista e vai ter de encarar as coisas dessa maneira, mas eles vão ter de nos respeitar".
O Freamunde, 10.º classificado com 30 pontos, ainda com a permanência por garantir, recebe pelas 11:15 de domingo o Trofense, atual segundo classificado, num jogo que será arbitrado por Paulo Baptista, de Portalegre.

Sem comentários: