sábado, abril 23, 2011

Imprensa Desportiva


Notícias do CDT

(Jornal O Jogo)

Equipa talhada pelos grandes (PEDRO PEREIRA )

O "berço" nem sempre é importante, mas por vezes ajuda, e no futebol isso é evidente. Condições de trabalho, infra-estruturas e quadros técnicos fazem a diferença quando se fala da formação de futuros atletas. Sem menosprezar o trabalho meritório que os clubes mais pequenos fazem um pouco por todo o país, a verdade é que as condições são incomparáveis com as dos grandes, designadamente os chamados três grandes: FC Porto, Benfica e Sporting.


Será difícil encontrar na Liga Orangina um emblema que não tenha nas suas fileiras pelo menos um atleta formado num dos grandes. Pois bem, no caso do Trofense são seis os exemplos de gerações distintas e diferentes posições. Quatro deles passaram pela formação do FC Porto tendo os outros dois concluído a formação nas escolas do Benfica. Uma característica que poderá mesmo ajudar a explicar o bom trajecto desta equipa do Trofense, que é no momento um dos mais fortes candidatos à subida de divisão, logo atrás do líder Feirense. Ricardo Janota, João Dias, Pedro Ribeiro, Ricardo Nunes, Serginho e Chico começaram logo na formação a lutar por títulos e com a obrigação de vencer todos os jogos, tendo em conta os emblemas que representavam, criando, logo desde petizes, um hábito e uma mentalidade vencedora. Neste lote há até quem já tenha sido campeão nacional, como é o caso do central Pedro Ribeiro, que na época 2003/04 fez um jogo - 75' frente ao Rio Ave - pelos seniores do FC Porto, tendo-se sagrado campeão pela mão de José Mourinho.

Mas o Trofense não é formado apenas por jogadores da formação dos grandes emblemas nacionais. O médio Nikiema, de 25 anos, do Burquina Faso, fez o final da sua formação numa das mais conceituadas escolas do futebol europeu, os franceses do Bordéus. Nikiema rumou a França em 2002, numa altura em que Bruno Basto representava aquele emblema francês, após ter dado nas vistas no Mundial de sub-17, pela selecção do seu país, que se qualificou no terceiro lugar, só tendo sido superada por Nigéria e a campeã França. A este Trofense não falta escola, qualidade e ambição nas suas fileiras, fica a faltar traduzir tudo isto na subida de divisão.

Sem comentários: