terça-feira, abril 26, 2011

Jornal O Jogo - O homem do leme rumo à subida

Não será fácil encontrar na Liga Orangina um jogador que aos 35 anos, e com um currículo tão rico, ainda encontre motivação para lutar todos os dias por novas conquistas. Tiago é sem dúvida uma excepção, das boas. As quase 18 épocas consecutivas a viver o jogo, não cansaram o médio do Trofense, mesmo depois de ter sido duas vezes campeão nacional, vencido uma Taça UEFA, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. "O que me move é a paixão que tenho pelo futebol, a mesma que me moveu quando tinha 18 anos. A mesma vontade e gosto pelo jogo, pelo treino, por fazer parte de um grupo de pessoas que quer fazer algo e conquistar coisas", explica Tiago, que ainda não olha para trás com saudade. "Posso gabar-me de ter feito uma carreira de alto rendimento, não apenas pelos clubes por onde passei, mas porque por onde passei sempre joguei com regularidade, sempre fui útil e não apenas mais um", afirma o médio, que ao longo da carreira vestiu as camisolas de FC Porto, Benfica, Boavista, Marítimo, Leiria, Rayo Vallecano e Tenerife, entre outros.
Capitão e referência de um Trofense que está no bom caminho para cumprir o objectivo traçado para época, o regresso ao escalão maior, Tiago abre o baú de recordações e lembra as duas vezes em que já alcançou este feito. "Com o Leiria, acho que, embora não tenha sido fácil, o grupo de jogadores, muitos deles com experiência e nome de I Liga, dava-nos mais garantias de poder alcançar a subida. No entanto, em Espanha, com o Rayo Vallecano, encontro mais paralelos com o que estamos a viver agora no Trofense. Uma equipa batalhadora e concentrada, com gente que tem vontade de aparecer e muito unida", expõe o médio, que vê na palavra união meio caminho para o sucesso. "Não sou bruxo, não sei o que vai acontecer nestas últimas cinco rondas, mas sei que estamos muito unidos, estanques, mesmo, no que toca à concentração rumo a um objectivo que não é só do clube, mas de cada um dos atletas", referiu Tiago, que com 35 anos, mais de 350 jogos e nove emblemas representados, não pensa em pendurar as botas.
PEDRO PEREIRA

Mais de 28 mil minutos jogados 

O que é surpreendente nos números de Tiago, não são os clubes que representou, mas sim o seu desempenho. O médio nunca teve um número de jogos por época inferior a 17, estando a média acima das 25 partidas por temporada, isto contabilizando apenas os jogos de campeonato. Já a média de minutos jogados por partida é de 80. No entanto, olhando para as últimas épocas do médio, designadamente desde que os campeonatos nacionais passaram a ter 16 clubes, Tiago pode bater, esta época, a sua melhor média de tempo por jogo, que é de 88,4 minutos, alcançada em 2007/08, ao serviço do Leiria. Para já, no Trofense tem uma média de 88,7 minutos/jogo.

Média minutos/jogo nos campeonatos a 16

Época Clube Jogos Minutos Média
06/07 BOAVISTA 23 1984 86'
07/08 LEIRIA 25 2201 88,4'
08/09 LEIRIA 29 2483 85'
09/10 TROFENSE 28 2359 84'
10/11* TROFENSE 23 2042 88,7'
* Época ainda em curso.

1 comentário:

Anónimo disse...

enorme tiago , forca trofense