terça-feira, setembro 20, 2011

Tempo de renascer ?

A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso...

...E terminar tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?
(Charles Chaplin)

Esta citação da qual transcrevo parte, faz-me lembrar o Trofense dos últimos anos, começamos sempre onde devíamos terminar e vice-versa.

Vejamos:

Com o Dr. Rui Silva, o clube viveu os seus tempos mais áureos. Fomos falados, respeitados e elogiados por este país fora, mas analisando com clareza os seus mandatos, o nosso Presidente, deixou-nos quando a lógica seria pegar no clube. Desistiu, quando finalmente obteve as melhores condições, que mereciam ter tido continuidade. Saiu quando finalmente "nasceu".

Devia ter iniciado a sua gestão com verdadeiros e competentes profissionais, com um plantel jovem e com garantias de qualidade e continuidade, para rentabilizar e se possível fazer com que o clube se auto-gerisse de forma autónoma, com activos próprios.

Olhando para o seu primeiro mandato, vemos um vasto lote de jogadores, que acabaram as suas carreiras, outros a jogar em ligas amadoras, salvo uma ou duas excepções.

Apostou forte e sem contenção de custos na subida, conseguiu é certo, mas à força de muito dinheiro, de um orçamento muito alto. O Plantel era extenso, de qualidade duvidosa e sem qualquer espécie de retorno, nem financeiro, nem desportivo, pois descemos na época seguinte. Também não fomos felizes na escolha dos treinadores.

Finalmente, a época passada construiu-se o grupo mais barato, um plantel com gente jovem e com margem de progressão, ficamos a 2 pontos ou um golo (conforme preferirem) da subida, numa época massacrados por péssimas arbitragens. Mesmo assim conseguimos a melhor pontuação de sempre desde que jogamos nos campeonatos profissionais. Fez-se um bom trabalho, o que devia ter sido feito no começo e não no final de um ciclo. Mais, jogamos futebol de qualidade e não raras vezes o melhor futebol que vi até hoje o Trofense jogar.

Devia ter sido esta a nossa época de nascimento para o profissionalismo, não a nossa "morte anunciada" que é o que está a acontecer.

Com o clube à deriva, sem capitão na proa, facilmente vimos os nossos "marujos" a seguir outros destinos. Tudo a custo zero, porque por muito que nos custe, ninguém compra a um clube nestas condições, antes aproveitam-se para levar os melhores jogadores. Um clube em tal situação, que até o Presidente da Assembleia Dr. Armando Dias, saiu sem avisar os sócios, apesar de ter reunido com eles nessa noite.

Entrou o Sr. José Leitão, temos que lhe reconhecer a coragem de pegar num clube que mais ninguém pegou. Sobrou-lhe em vontade, o que lhe falta nos cofres. Ficou com uma pesada herança, mas descartou logo o melhor dela, o treinador Porfírio Amorim.

Descartou o que de melhor o Dr. Rui Silva fez nestes anos à frente do Trofense, um erro que já se começou a revelar e que lhe será fatal.

A ele, à sua gestão e a todos nós, que queremos o melhor para o nosso clube. Todo o trabalho, o bom trabalho que se fez na época passada, foi simplesmente desperdiçado, jogado fora. Por inconsciência não houve vontade para manter o melhor da herança de Rui Silva.

Tenho estado em silêncio, porque se não tens nada de bom para dizer, o melhor é calares. Mas perante os actuais cenários, chegou a hora de falar, porque semana a semana vejo tomar más decisões e vejo o nosso clube mergulhar num abismo de onde dificilmente terá retorno e isso eu não quero. Antes de qualquer pessoa, para mim está a instituição e é essa que vejo ferida de morte.

Não há publicidade nas camisolas, os jogadores andam tristes, treinam e jogam sem convicção, sem união, nem técnica ou estratégia de jogo, outros tentam remar contra a corrente com uma "raiva" indisfarçável. A má qualidade dos jogos, anda a ser desculpada com o atraso nos trabalhos. Mas essa desculpa apenas tinha sentido para os jogos da Taça da Liga, não agora que já passaram mais de 2 meses. Vejo alguns dos melhores jogadores serem dispensados ou deixados no banco. Vejo apostar em ex-juniores emprestados e os nossos nem convocados são e quando o foram, mostraram que podiam ser úteis neste plantel. Agora talvez percebam os elogios do Serginho ao ex-treinador Porfirio Amorim.

Estamos no final da tabela, o treinador só apresenta desculpas sem sentido e neste cenário não haverá quem aposte em nós, quem nos patrocine e até o público começa a afastar-se.

Estamos moribundos, mas enquanto não morrermos, ainda existe a esperança de voltarmos à vida. Assim as pessoas o queiram...

E.S.

29 comentários:

zé disse...

Bom dia Trofenses,

Na realidade está quase tudo dito no "texto" acima, pelo que me ofereço para dizer que nem tudo está mal, no entanto entendo que o actual Sr. Presidente deverá livrar-se dos "senhores" que não quiseram ficar, mas que queram mandar no clube por telefone. O "treinador" (não sei se é o Sousa ou o Zé Tó) deveria dar oportunidades a quem as merecer e não tentar agradar aos clubes que os emprestaram.
Os jogadores tem de limpar a cabeça e jogarem o que sabem, porque no meu entender e pelo que já vi (excluindo este ultimo com o Atlético, assisti a todos ao vivo)tem qualidade para muito mais.
A nós adeptos cabe-nos continuar apoiar, porque é agora que o clube mais precisa de nós.

Força Trofense

Elisa Gomes disse...

Sendo a autora desta crónica uma sócia de grande afecto pelo clube, o texto não podia ter maior sentido e é uma análise muito bem conseguida pois corresponde à realidade.
O Leitão por falta de conhecimentos e falta de experiencia do futebol profissional, cometeu muito erros logo de entrada e o pior foi sem duvida não ter renovado o contrato com o treinador Porfirio Amorim.
Todos os trofenses escalarecidos perceberam rapidamente que ele era um grande treinador e um grande lider. Veja-se a diferença no comportamento dos jogadores mais velhos no ano passado e este ano! A diferença está na liderança.
Volta Porfirio Amorim, já!

Paulo Silva disse...

Parabéns por esta Rubrica. Refecte bem a actual realidade do Trofense. Pena é que o Zè Leitão não tenha tido a capacidade de perceber que o Porfirio Amorim era a maior valia do clube. Agora é tarde e estamos em ultimo.O Trofense não pode andar a colher o LIXO do Porto e o Zè Leitão prestou-se a esse papel. Que pena!

João Ribeiro disse...

Há quantos anos não jogavamos um futebol tão bom como o da época passada? eu não me lembro.
Há quantos anos não havia um treinador que juntasse jovens jogadores com futuro com jogadores mais experientes e formasse uma equipa coesa? Nunca tinha acontecido. Vejam só onde estãom os jogadores da equipa do ano passado. Quando tinha acontecido isso antes? Nunca.
Tudo isto tinha um nome, Professor Porfirio Amorim.
O actual presidente não percebeu que o futebol mudou muito nos ultimos anos e pensou que isto ainda funcionava com treinadores sem qualidade como o Sousa. O Trofense andou 20 anos para trás!

Unknown disse...

Alguma coisa terá de mudar pois esta rubrica tem todo o sentido e ainda criticavam treinador P.A que ninguém o queria que isto ou aquilo pois este ano temos um treinador com nome e uma equipa a jogar um futebol que dá pena. Já não estávamos habituados a isto...
Não nos façam passar mais por situações destas.

Força TROFENSE...

Anónimo disse...

Com o apoio de todos tenho a certeza que o CDT se vai levantar.

Em vez de tanta critica vamos mas é apoiar os jogadores, a equipa técnica e a direcção!

Força Trofense!!!

Anónimo disse...

Um clube que vive de apoiantes de língua afiada que não sabem fazer mais nada que não seja criticar não vai longe não!

Anónimo disse...

"TENHO ESTADO EM SILÊNCIO,PORQUE SE NÃO TENS NADA DE BOM PARA DIZER,O MELHOR É CALAR"

Cada um é livre de opinar,consoante a formação e identidade das mais variadas formas de estar na vida.

Momento de reflexão!!!

Como e porquê,o Dr Rui Silva quis tomar o comando do clube!!!!

Ponto um:é necessário saber o antes e depois.

Não se deve falar,sem termos a certeza das verdades.

Pergunto?esteve no clube no antes e depois???

Elsa Araujo disse...

Que pena que alguns anónimos não consigam nunca passar do anonimato.

Anónimo disse...

Que pena que algumas pessoas não consigam passar da letra E.

Já agora,sabe o porquê da atual situação do clube?e porque está como está?informe se devidamente e depois escreva corretamente o que lhe vai na alma.

Sem mais,,,,,

Julia Santos disse...

O Clube está mal mesmo....muito mal classificado! O Leitão andava a dizer nos cafés que iria lutar para subir. O Sousa dizia que iria melhorar e tudo tem piorado!
Muito mal.

Anónimo disse...

Os culpados(as) do Trofense estar assim são dos(as) que passaram a vida a criticar o Dr. Rui Silva...foi por vossa culpa que o homem foi embora.

e agora como esta a consciencia?
pesada não?


eu bem avisei...

Anónimo disse...

Porquê que dizem que foi o Leitao que nao escolheu o P.A.?
Eu lembro-me de na altura o P.A. dizer que continuava se o Rui Silva continuasse, logo ele nao ficou, logo o P.A tambem nao... E até pode muito bem ter sido o P.A. a refeitar o Trofense e o convite do Leitao..
Mas pronto, é mais facil criticar os outros, e o "pobre".. Se alguem me provar que nunca chegou um convite ao P.A. por parte do Leitao e desta nova comisao eu retiro isto que disse e dou toda a razao a esta rubrica, vá parte dela .

Ricardo Andrade

Anónimo disse...

Sinceramente fico pasmado com tanta blasfemia que para aqui leio !!
Tanto bla bla bla, para unica e simplesmente criticar o presidente e o treinador, por amor de deus, tem dó ...


Vamos lá por partes, se bem me lembro na época passada quando as coisas não estavam do modo que todos desejariam as criticas para com o Porfirio Amorim foram exactamente as mesmas.
Não quero com isto dizer que gosto do Porfirio pois realmente não gosto nem nunca gostei, e por isso relembro tudo e todos que tinhamos a plantel mais caro da Liga de Honra, mais caro e não por uns € mas por muitos € conforme podem comprovar nas auditorias do proprio clube, tinhamos orçamento de 1 Divisão e mesmo assim a subida foi só uma miragem.
Depois todos falam do Serginho, concordo que é um fora de serie, mas questiono qtos miudos da formação já tiveram as suas oportunidades e não saimos todos defraudados ?
Será facil lançar um junior todos os anos ? NÂO ...
Depois ainda vamos falar novamente do senhor Porfirio, quem já treinou até hoje ? Que registou já teve ? Que titulos já conquistou esse Mourinho ?
Vejo um mar de gente que acredito que não sejam mais do que 5/6 pessoas, algumas anonimas outras a falarem de 4/5 IP diferentes para dar mais enfase aquilo que escrevem e tentarem puxar outros pessoas para meter o clube no descalabro a chamar novamente pelo " Mourinho " mas pergunto eu, ele aceitaria um salario de 2.000€ ?
Não se esqueçam que ganhava 12.000 mais casa, carro e cartão de frota do presidente, com esse dinheiro pagariamos quase á equipa inteira deste ano ...
Sejam correctos com as pessoas que pegaram no clube quando mais ninguém queria e apoiem as decisoes que eles fizeram pois só assim conseguiremos ser GRANDES !
CTG SEMPRE ...

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o anonimo das 20:57 .

Ricardo Andrade

Anónimo disse...

Eu fico pasmado com tanta asneira do anónimo das 20:57
Num comentário tão curto, tanta mentira. Relembras que tinhamos o plantel mais caro da liga de honra? Em que terra, ou não estamos a falar da mesma época. Tens acesso às contas? Então confirma lá o salário e mostra onde está a casa que o clube pagava ao PA. Quanto aos juniores, todos os anos se calhar não, mas tens duvidas que apostaria no Viana com este plantel? Viste o toque de bola do miudo? Enfim, vêm para aqui como donos da verdade e afinal, é uma no cravo, outra na ferradura. Tem tu dó. Quanto ao Ricardo, eu garanto que ninguém falou com o PA.
E muito embora os valores aqui apresentados sejam falsos, nem uma proposta mais baixa para ele ponderar lhe foi feita.
E para quem diz blá, blá falem com um só jogador, perguntem-lhe o que pensam do treinador PA e depois venham para aqui lançar postas de pescada.

Anónimo disse...

Há tantos burros mandando
em homens de inteligência,
que às vezes fico pensando,
se a burrice não será uma ciência.
''António Aleixo''

Anónimo disse...

adoro estes trofenses com 5/6 anos de verdadeiro "amor" pelo clube..

Anónimo disse...

Oh páaaaaaa!Óhhhhhhhhh páaaaaaa!!
Eu sabia, eu sabia...!!! Andei estes ultimos anos a dizer à minha mãe que devia ter nascido mais cedo, finalmente descobri porquê. Era para amar o Trofense.

Zé disse...

Boa tarde,

Li todos estes comentários com toda a atenção, e felizmente cheguei ao final e percebi que pelo menos não fiquei mais ignorante, mas não consegui aprender nada.
Poderia vir para aqui colocar culpas na direcção do Dr. Rui Silva, poderia vir questionar o porquê de algumas pessoas da estrutura do futebol foram dispensadas durante o seu mandato, poderia questionar o porquê de ter prolongado o mandato por seis meses se sabia que no final não iria continuar, podia questionar tudo e mais alguma coisa, MAS O QUE É QUE ISSO VAI RESOLVER????
Pois isso mesmo, NADA, NÃO RESOLVE NADA.
Então parece-me que está na altura de apoiar aqueles que temos, questionar e dar soluções para corrigir aquilo que podemos ter mal ou que poderemos melhorar.
Cheguem-se para a fila da frente, ofereçam-se para ajudar, que concerteza as portas não se fecharão.

Sempre Trofense,

Anónimo disse...

Garantes? Eu pedi provas, nao "falar", porque para falar já vi aqui muitos a dizerem o mesmo .

E depois concordo com o ultimo comentario, é esquecer o passado o que nao foi feito e fazer o que nos vai no pensamento... APOIAR

Ricardo Andrade

Anónimo disse...

o profirio amorim sò è desejado por adeptos rejionais,aquilo e algum treinador de futebol? Espero k nunca mais meta os pes aqui na trofa.

Anónimo disse...

Caros Trofenses,
Não se esqueçam que os verdadeirosa adversários são aqueles que competem convosco ao Domingo.São estes que vos roubam os pontos.
Quem orgulhosamente é Trofense, não pode desperdiçar energia em "guerrinhas" internas.
Quem caminha ao ritmo do seu tempo vai chegar atrasado.OLHEM PARA O FUTURO, que a Deus pertence.
Bem Hajam.

João Ribeiro disse...

O Comentário do Anónimo das 20:57, tinha que ser mesmo feito por um anónimo, pois é tanta a asneira, tanta a mentira, tanta a difamação, tanto o veneno, que nunca o comentário poderia ser feito por alguém com nome e apelido, ou por alguém minimamente sério!
Desde dizer que o plantel da época passada era caro, quando foi o mais barato de sempre e poco mais caro que o da presente época, até dizer que o PA ganhava 12 mil euros e casa, quando toda a gente sabe que o ex.treinador mora em VN Famalicão, pelo que não precis de casa.
Portanto, continuamos a ter anónimos cada vez mais anónimos e por isso mais perigosos tantas são as mentiras e as tentativas de disfarçar a vergonha que está a ser a presente época.
Custe o que custar, diga-se o que se disser, o Prof. Porfirio Amorim é muito competente e vai ser sempre muito competente e devia voltar ao Trofense. Ontem já era tarde!

Elisa Gomes disse...

Este "Ricardo Andrade" é de certeza adepto de um clube que quer que o Trofense desça de divisão! Do Trofense não é de certeza!

Anónimo disse...

Agora a culpa do Dr Rui Silva "sair" é culpa de quem o criticou!!!!

A critica é saudável e necessária.

Um líder,tem que estar à altura e ter a capacidade de saber lidar com pressões.

Quem não aguenta pressões nunca poderá ser líder de coisa nenhuma.

Avisou???quem e o quê???

A ignorância tem limites!!!já a ingenuidade,padece de carência.

José disse...

Tenho lido com atenção todos os comentarios que aqui foram escritos, e tenho a dizer que todos, o presidente que abandonou, o treinador que foi embora, o presidente que pegou no clube na situação que ele se encontrava, o treinador que chegou, não sºao prefeitos.
Por isso aqueles que se dizem verdadeiros TROFENSES, deviam apoiar e dar tempo para que as coisas começem a "carburar", porque sabem que a epoca para o Trofense, está a começar, não houve pré-epoca, ainda agora estão a sair jogadores, por isso APOIEM e não seja BOTA ABAIXO, porque o clube e a terra não merevem

Nandinha disse...

Anónimo das 10h11m grande VERDADE.
Um lider tem que saber lidar com pressões e aguentar as criticas. Ao menos que as aceite como aprendizagem ao como alertas para o descontentamento dos sócios.
Também deviam ensinar as familias, principalmente as esposas a fazer o mesmo, não concordas?

Capitão disse...

Cara Elisa,

Deverias ser daqueles sócios que iam para o camrote VIP comer rissois e bolinhos. Eu sou daqueles que andei 4 anos a usar casas de banho portateis de plastico atrás da baliza. O novo presidente em 1 mês conseguiu dar umas casas de banho decentes a sócios como eu. Mas o profissional era o Dr. Rui Silva. Força Leitão, Força Mister Sousa e Força CDT. Os cães ladram e a caravana passa.