sábado, junho 18, 2011

Entrevista de Serginho ao site oficial do Clube

Serginho foi o primeiro jogador da história do Clube Desportivo Trofense a ser convocado para representar Portugal num Campeonato do Mundo. O site do Clube entrevistou o jogador que é já uma referência no Futebol Nacional.

Entrevista de Serginho ao site oficial do Clube



1) Serginho era isto que sonhavas para a tua primeira época como profissional (primeiro conquistaste lugar na equipa titular, depois de uma pré-época conturbada com lesões, a seguir foste considerado por duas vezes - no final da 1ª volta e no final do campeonato - como jogador revelação da Liga Orangina, conseguiste a tua primeira internacionalização e agora foste convocado para o Campeonato do Mundo Sub-20)?
Serginho: Sim, sonhava jogar, ser titular, ser convocado para a selecção mas, achava um objectivo difícil de atingir por ser a primeira época como sénior profissional. E depois com o que me aconteceu na pré-época ainda achei mais difícil, mas nunca deixei de acreditar, e com muito trabalho, com a ajuda dos meus colegas de equipa e do treinador consegui tornar esse sonho realidade.

2) Certamente, para a época ser perfeita só faltou a subida do Trofense. Na tua opinião o que faltou ao Trofense para subir de divisão?
S: Não sei bem, talvez um pouco de sorte. Mesmo assim, quero realçar que apesar de não termos subido de divisão, fizemos a melhor pontuação de sempre do trofense no futebol profissional e fomos uma equipa que sempre trabalhou para conquistar a subida. Conseguimos praticar um futebol bom e atractivo, mas infelizmente isso não chegou.

3) Alguns jogadores referiram que o segredo para lutar pela subida de divisão até ao último minuto do campeonato esteve na dinâmica e mística do grupo. O que tinha esse grupo de especial?
S: União. Não havia vedetas nem craques e todos lutaram e trabalharam pelo mesmo objectivo desde o primeiro ao último treino.

4) Já Apelidaste várias vezes o capitão Tiago como segundo Pai. Consideras fundamental a forma como foste recebido pelo grupo, em especial pelo Tiago, para conseguires uma rápida adaptação e teres tanto sucesso esta época?
S: Sim, sem dúvida! O grupo recebeu-me muito bem e isso ajudou-me imenso porque como era miúdo e vinha de um futebol diferente, sentia-me um pouco sozinho e noutro mundo. Em relação ao meu “segundo pai”, o Tiago, foi excepcional comigo porque sempre me apoiou e ajudou em todos os aspectos. Terei sempre uma enorme consideração por ele, tanto como pessoa como jogador.

5) Foi notório a forte relação entre o treinador Porfírio Amorim e os jogadores. Qual é a tua opinião acerca do Mister?
S: Sou um pouco suspeito para falar porque o admiro muito. É um excelente treinador, um excelente líder de homens, o que fez com que todos os jogadores o admirassem.

6) O Presidente Rui Silva é visto como uma referência nacional ao nível do dirigismo. Para um jogador deve ser um orgulho estar num Clube em que o seu Presidente faz questão que nada falte ao grupo de trabalho? O seu esforço reflecte-se no dia-a-dia do grupo de trabalho?
S: Sim. O que o presidente Rui Silva fez e faz por nós, é mais que uma motivação para os jogadores, nunca nos faltou nada e sempre fez tudo para nos ajudar. Íamos para os treinos felizes, porque sabíamos que nunca nos faltava e que tínhamos tudo, o que fazia com que trabalhássemos ainda mais para conquistarmos a subida.

7) O Clube actualmente atravessa um período de indefinição directiva, estando o arranque da época comprometido. Isso preocupa-te?
S: Sim, preocupa. Estou no início da minha carreira, com mais dois anos de contrato com o Trofense e a possibilidade do Dr. Rui Silva sair do clube assusta-me, não sei o que será do Trofense sem a sua direcção. Ir ao mundial sem presidente não é bom, porque não sei o que esperar no meu regresso e isso sim, preocupa-me ainda mais.

8) O que esperas que aconteça na próxima Assembleia-Geral Extraordinária? Que mensagem queres deixar aos sócios?
S: Sinceramente espero que o Dr. Rui Silva continue, porque a sua direcção é muito importante para o futuro do clube, e o trofense é o que é hoje, graças a ele e ao trabalho dele. O que tenho a dizer aos sócios é muito simples, o Dr. Rui Silva é a pessoa certa para gerir o clube e para fazer com que cresça ainda mais.

Falando da convocatória para o Mundial

9) O que sentiste quando confirmaste que foste convocado para representar Portugal no campeonato do Mundo?
S: Uma enorme satisfação. Foi um objectivo que tracei durante a época e para o qual trabalhei muito. Ouvir o meu nome nos eleitos foi uma alegria muito grande.

10) Qual é a sensação de poderes representar Portugal num campeonato do Mundo?
S: Sensação de orgulho acima de tudo. Sempre sonhei representar a selecção nacional e jogar no mundial. Isso está prestes a acontecer e deixa-me extremamente orgulhoso.

11) O que esperas que aconteça no Mundial ao nível individual e colectivo?
S: A nível individual, espero ser titular e fazer bons jogos. A nível colectivo, espero ganhar o mundial porque esse é o objectivo.

12) O sentimento de representar Portugal é diferente de representar o Trofense? Se sim qual a diferença?
S: Sim. É um sentimento diferente porque, apesar do trofense ser o clube do meu coração, representar Portugal é uma sensação muito especial.

13) Qual é o sentimento do seres o primeiro jogador da história do Clube Desportivo Trofense a ser convocado para um Campeonato do Mundo? Isso orgulha-te?
S: Sim orgulha-me muito, e é um sentimento muito bom porque me sinto um privilegiado ao ser o primeiro jogador do trofense a representar as cores da bandeira nacional. E espero que isto sirva de inspiração a formação do trofense, e que mais jogadores do trofense possam representar Portugal.

14) Apesar de teres estado dois anos na formação do FCPorto, como avalias o papel do Departamento de Formação do CDTrofense para chegares até aqui? Que interferência teve na tua formação enquanto pessoa e enquanto jogador de futebol profissional?
S: Foi muito importante, porque foi lá que fiz os meus dois últimos anos na formação, onde aprendi muita coisa e adquiri novos conhecimentos sobre o futebol, que me ajudaram bastante a chegar onde cheguei. O que aprendi nesses dois anos fizeram-me crescer muito como pessoa e jogador.

15) Queres mencionar alguém que tenha sido muito importante para ti para chegares a este nível?
S: Sim, os meus Pais sem dúvida.

16) Certamente que esta tua época, a forma como trabalhaste e te impuseste no Clube vai servir de referência para os jovens da Formação do C.D.Trofense. Que mensagem queres deixar-lhes?
S: Acreditem sempre nas vossas capacidades, nunca deixem de trabalhar nos momentos bons e nos momentos maus, e lutem sempre por aquilo que querem.

1 comentário:

skeydr disse...

Olá Serginho

Fico muito contente por ti, por ires ao Mundial boa sorte tu mereces.
J.Mira