quinta-feira, julho 08, 2010

O Pré-conceito é um virus perigoso.

É realmente uma perda de tempo tentar argumentar com alguém que nutre um preconceito.
A própria palavra diz: é um pré-conceito.
Ele existe antes de que se forme um verdadeiro conceito.
Na realidade o lugar onde o vírus do preconceito se aloja, ele se implanta nos sentimentos e nos interesses.
Em qualquer um dos casos manipula-se a realidade, para dar conta de objetivos previamente existentes e que determina uma vontade de ver as coisas de um certo jeito.
Todo o preconceito revela mais sobre quem o tem do que sobre a sua vítima.
(Nilton Bonder) 

 
Porque começo com esta citação? Porque por vezes é nas palavras de outros que encontramos as palavras exactas para o que queremos dizer. Tenho lido por aí muita coisa, mas o que mais me chama a atenção, são “acusações criminosas” (poucas, mas suficientes) que são ditas de boca em boca e repetidas como se fossem verdades absolutas. Coisas próprias de “filhos de um Deus menor”. Exemplos da maldade humana no seu pior.
Não se enganem, uma mentira lá por ser dita muitas vezes, não se transforma em verdade. Transforma-se no vírus do pré-conceito. "Manipula a realidade, para tentar justificar os objectivos previamente existentes, determina uma vontade de ver as coisas de um certo jeito" e com total desconhecimento da pessoa em causa.
Esta terça-feira foi feita a apresentação da equipa. Gosto muito de observar, gosto de analisar e tirar as minhas próprias conclusões. Da mesma forma que, nunca critiquei ninguém sem ver o  seu valor também nunca elogiei ninguém por simples simpatia.
Pesquiso, observo, falo com quem conhece e se possível falo com o próprio.
Tenho vindo a conhecer o novo treinador e não nego que aprendi a conhecê-lo e a admira-lo enquanto ser humano e profissional. Se vai fazer um bom trabalho, como treinador principal, isso não posso garantir, nem ninguém garante nada em futebol, diria o Mourinho. Uma coisa eu tenho a certeza. Ao Porfírio Amorim não vai faltar empenho e vontade.
Apesar de ter ocupado várias e importantes funções no nosso clube, nunca o vi pôr-se em bicos de pés para aparecer, para dar entrevistas, para ter protagonismo. Nota-se que é uma pessoa independente nos actos e nas palavras e acima de tudo é uma pessoa de uma enorme dignidade. Eu admiro pessoas assim.
Como profissional, quem trabalhou com ele rasgou-lhe os mais altos elogios, falaram do profissional, mas também do amigo. Não são palavras minhas, são palavras de quem conviveu com ele longos anos. O Presidente na sua ultima entrevista, não podia ser mais claro em relação ao que pensa.
Terça-feira voltei a ver um homem sereno, empenhado, com vontade de trabalhar. Mas vi acima de tudo um homem feliz. Vi mais, vi um plantel praticamente formado, numa clara demonstração do rigor e organização existentes no CDT. Tal como vi o nosso Presidente radiante. (o RJ captou imagens que demonstram as minhas palavras) Senti uma atmosfera limpa e muito saudável.
Ao fim da tarde foi publicada a primeira entrevista enquanto treinador. Mais uma vez gostei do que li. Assume o sonho da subida com conta, peso e medida. Não se desculpa porque o orçamento baixou mais 40 %. Nem utiliza as habituais frases feitas. Palavras simples e sinceras. Sabe das dificuldades que o esperam, mas isso não o impede de sonhar.
Como adeptos temos o direito de questionar a sua vontade? Temos o direito de colocar em causa as suas capacidades, antes mesmo de as mostrar? Claro que não, até porque ele foi escolhido pelo nosso presidente que já explicou esse processo de forma muito clara.
Eu pelo menos não o faço, eu acompanho-o na vontade, quero partilhar as tristezas e angústias, mas quero acima de tudo partilhar as alegrias que acredito que poderemos ter esta época.
Esta é possivelmente a rubrica mais pessoal que escrevo, mas sempre fui de dar a cara e o meu bom nome. Digo sempre o que penso e o que sinto. Continuarei a fazê-lo de forma completamente independente. Não posso ver acusações mentirosas ditas de forma frívola, maldosa e ficar calada. É acima de tudo um problema de educação e formação. Luto diariamente para um que um filho meu nunca acuse ninguém por pré-conceito, por maldade, pela mentira pela mentira.
Boa sorte Mister, guie-nos neste sonho em direcção ao escalão maior do futebol Português. Eu vou fazer a minha parte como trofense.
Maria

P.S. Considero justa a medida de apenas permitir aos sócios com as quotas em dia, o acesso aos treinos. Assim como considero da maior justiça que quem seja sócio passe a ter descontos nos artigos do CDT. Uma forma do clube reconhecer e retribuir quem cumpre.

3 comentários:

Unknown disse...

Maria, os meus parabens pela tua Rubrica. O sentimento trofense com que escreves é um exemplo para todos, pois quando uma senhora com a tua dignidade e honestidade intelectual escreve uma Rubrica destas, eu apenas tenho que prestar um grande elogio.
Felizes dos filhos que têm uma mãe e uma cidadã como tu.

antoniocamposcosta disse...

A Rubrica está muito boa e explica muito bem o problema dos anti-trofenses, os pre-conceitos e a maldade. Quem tem boa fé dá sempre o beneficio da dúvida a favor, quem vive para o mal nunca dá o beneficio da dúvida a favor de ninguém, a não ser da sua propria maldade.

Unknown disse...

Muito boa esta Rubrica, PARABENS Maria.
Eu estou como ja disse mtas vezes com as escolhas do Presidente e nunca podia deixar de estar entusiasmado com a nova epoca fosse com estes ou outros jogadores fosse com este ou outro treinador pk pra mim o importante é o TROFENSE e ver o Trofense ganhar é um sentimento de felicidade que mais nenhum clube me dá e se eu nao pensa-se que iamos subir de devisao que Teofense seria eu??? Avera algum adepto do porto, do benfica ou do sporting que no inicio de uma epoca nao pense em ser campeao?
Pois eu tb penso que o TROFENSE vai ser campeao e que vai pro lugar que mereçe que a primeira liga.
Força TROFENSE, Força Mistere proxima paragem liga Zon Sagres.

Julio