quinta-feira, maio 20, 2010

E o eleito é…….Porfirio Amorim!!

O presidente Rui Silva, anunciou em entrevista ao site oficial do clube, que a sua escolha para treinador do Trofense, tinha sido Porfírio Amorim. Fê-lo com uma convicção arrasadora. Basta ler as suas palavras.
Surpresa para alguns, satisfação para outros. Aconteceu de certeza o normal em qualquer escolha, uns a favor outros contra. Uma certeza era evidente, o Presidente tinha-o escolhido porque o conhecia bem e achava que as suas “capacidades não podiam ser desperdiçadas”. Disse inclusive que tinha sido “muito ponderado” na escolha, com base em critérios de competência. Confesso que quando o Porfírio Amorim assumiu o cargo de Director Desportivo em Março de 2009, eu conhecia muito mal a sua carreira profissional. Sabia que tinha trabalhado no Sporting e pouco mais. Por isso, tive a preocupação e o cuidado de tentar saber o seu currículo profissional.
Sim. Porque não se conhecendo directamente as pessoas, é no currículo que devemos buscar referencias e formar opinião. Fiquei tranquila pelo nosso Trofense quando vi o seu percurso. Não é qualquer pessoa que trabalha em tantos e bons clubes, sendo inclusive campeão nacional. Não é para todos, e contra factos não há argumentos.
Uma das características de algumas pessoas é falar e opinar sem conhecimento, falam de “murmurios” que ouvem. Como dizia um famoso pensador “do que não sabes, não fales”.
Neste caso, percebi que haveria gente que iria dar opinião sem conhecer a pessoa e o profissional Porfírio Amorim. Felizmente verifiquei que fora os “maldizentes militantes” que todos sabemos quem são, a grande maioria dos Trofenses, acolheu a escolha do Presidente. Eu partilho da opinião, que o Porfírio Amorim, trouxe para o CDT, profissionalismo, conhecimento, rigor, organização e seriedade.
Tive a possibilidade de confirmar todos esses atributos no Jantar do Blog. Quer as suas qualidades pessoais, quer profissionais. Lembro que um dos presentes escreveu no chat “ Hoje dormi descansado, porque descobri que o meu clube está bem entregue”.
Tornei-me com o tempo uma admiradora do nosso DD, hoje sou-o do nosso Mister.
Como já afirmei, eu gosto de escrever sempre apoiada em opiniões e ideias de profissionais. Gosto de aprofundar e pesquisar para fundamentar o que escrevo. Por isso, falei com quem trabalhou anos e anos com Porfírio Amorim, e decidi escrever esta Rubrica, partilhando com todos. Eis o que disseram:



Declarações de José Romão
Só tenho que desejar toda a sorte ao Porfírio Amorim. Trabalhamos muitos anos juntos em Portugal e no estrangeiro e isso por si só traduz tudo o que possa dizer dele.
Para o definir como profissional, há somente uma palavra. Competência.
Para além de possuir qualidades humanas exemplares, é também como profissional competente e exemplar, que dá a vida pelas pessoas que confiam nele.”


Declarações de Abel Braga
"O Porfírio é um profissional excepcional. Foi meu jogador, capitão do time e foi meu assistente em vários clubes. Conhece o futebol como poucos, muito dedicado e muito sério no trabalho. A sua escolha não tem erro, pois ele é muito competente. É uma questão de tempo para verem os resultados do seu trabalho. Tem muito treinador com sucesso que não tem as qualidades do Porfírio"





 
Declarações de Nelo Vingada
"Fiquei muito contente por ele ter assumido como treinador principal. Quem trabalhou com ele sabe que tem competência, é muito profissional e muito correcto. O Presidente do Trofense de certeza que percebeu o que tinha dentro de casa, por isso o convidou. Vai ter sorte"






 

Declarações de Rui Borges
Conheço o Porfírio Amorim desde que trabalhámos juntos em Alverca há 11 anos e reencontrámo-nos a época passada no Trofense.
É um profissional com um currículo de grande experiência no futebol português, competente, sério e responsável. É um homem educado, simpático, respeitador e amigo. Desejo-lhe boa sorte para esta nova etapa no seu percurso profissional e que possa recolocar o Trofense no lugar onde merece que é a 1ª liga".




Mais palavras para quê?? Apenas lhe posso desejar toda a sorte e sucesso do mundo. O seu sucesso é a alegria de todos trofenses.

P.S. Agradeço às pessoas que prestaram os depoimentos. Foram de uma grande simpatia.

3 comentários:

Unknown disse...

Tenho a certeza que esta Rubrica é um trabalho jornalistico de grande qualidade. Parabéns Maria!
Eu também estou de acordo o Porfirio Amorim foi uma excelente escolha.

FERNANDA disse...

Boa Rubrica, bem fundamentada e muito bem escrita. Eu tenho a convicção que o nosso Mister é muito competente. Aliás, o trabalho dele como DD foi muito bom, e o de treinador vai ser melhor.

Unknown disse...

Excelente rubrica. Obrigado pela tua colaboração “Maria”. Uma rubrica muito bem trabalhada com declarações de pessoas que já viveram muito no futebol.
Com estes depoimentos a única coisa que posso dizer aos mais sépticos: Dêem o benefício da dúvida e apõem o nosso novo mister.