quarta-feira, maio 12, 2010

Presidente Rui Silva anuncia novo treinador em entrevista ao site

O Presidente do Clube Desportivo Trofense, Rui Silva concedeu esta quarta-feira, uma entrevista exclusiva ao site oficial do Clube, revelando o nome do próximo treinador.

Sr. Presidente, que balanço faz da época que agora terminou?
Ao nível do futebol Profissional, foi uma época muito desgastante para todos. As lesões e os castigos condicionaram o nosso rendimento em grande parte da época e marcaram decisivamente a nossa classificação final. Essa foi a principal razão da nossa irregularidade, pois é opinião generalizada que tínhamos um lote de jogadores de qualidade suficiente para ter atingido o principal objectivo, que era a subida. Perante tantos azares, apenas nos restava terminar o campeonato com dignidade e num lugar honroso. Mas apesar dessas contrariedades, devemos ter a consciência que em 3, 4 jogos-chave da época, a equipa não foi capaz de atingir o nível de qualidade que esperávamos. Ao nível do futebol Formação, sobretudo o escalão júnior, confirmamos que a aposta que temos feito na Formação, sofreu uma evolução positiva. Pena não termos conseguido atingir a 1ª Divisão, mas não vamos abrandar o investimento nos escalões de Formação. Nesta área, os apoios da Câmara são muito importantes. O Trofense não pode estar sozinho no investimento que está a fazer nos jovens do nosso Concelho. 

Como estão as relações com a Câmara?
É meu propósito que as relações entre a Câmara e o CDT sejam exemplares. Temos a responsabilidade de fazer tudo para que o Concelho da Trofa seja conhecido pelas melhores razões e sejamos respeitados em todo o país. O CDT promove diariamente o nome da Trofa, mas as dificuldades económicas são enormes, pois existe uma crónica diferença negativa entre as receitas e os custos mínimos de um clube numa competição profissional, mais os custos da manutenção do apoio mínimo aos escalões juvenis. Neste momento, a Câmara e o Clube estão a finalizar o Protocolo da época passada, para a seguir acertarmos o Acordo correspondente à próxima época. É muito importante este apoio da Câmara, pois é a única forma de manter uma aposta com alguma qualidade, nas Escolas de Formação para os jovens do nosso Concelho. Existem todas as razões para que as relações entre as duas instituições sejam exemplares.


O Sr. Presidente falou do défice entre as receitas e os custos. Continua a não receber os apoios que precisa e esperava?

Temos vindo a reduzir custos e despesas. O orçamento da época que terminou era bastante menor que o orçamento da época da subida à I Liga. O orçamento da próxima época será ainda mais baixo. Temos vindo a ser cada vez mais rigorosos sob todos aspectos. Mesmo assim, é muito grande a diferença entre os custos de um plantel com o mínimo de ambição e as receitas totais. Dando um exemplo muito objectivo: um clube da II Liga, mesmo só pagando ordenados mínimos legais aos seus profissionais, não consegue ter um orçamento global inferior a 1 milhão de euros. O Trofense entre cotização, publicidade e bilheteira, apenas gera 35% do orçamento global. Ou seja, o Trofense sem o esforço pessoal e financeiro do seu Presidente e da família Silva, não poderia competir num escalão profissional. Com o passar do tempo esse esforço torna-se muito pesado. Necessitamos do apoio efectivo das empresas e dos empresários do nosso Concelho. Temos tido pouco apoio para as necessidades mínimas. E não me falem nas dificuldades, porque dificuldades tem o Trofense. O Trofense não é meu. O Trofense é a maior instituição desportiva do Concelho, merecendo mais apoio de todos. Não pode ser sempre o mesmo a pagar a factura do défice. Eu não quero que os êxitos do Trofense sejam pessoais, mas sim colectivos. Eu quero elevar o nome da Trofa, mas parece que nem todos se querem unir a mim nesta vontade.

Pela forma responsável e profissional como tem dirigido o clube, calcula-se que a nova época já começou a ser preparada. Está escolhido o futuro treinador?
Temos dado sinais exteriores de que estamos a preparar a próxima época há algum tempo. E sem dúvida que, a decisão mais importante é a escolha do treinador. É um acto que requer o máximo de ponderação e no qual o Presidente tem que ter toda a sua confiança no profissional escolhido. Até porque com o acumular dos anos e de experiências com vários treinadores, tornei-me mais exigente com o perfil do treinador a escolher. Depois de uma análise cuidada em que foram ponderados todos os aspectos possíveis, decidi na passada semana, convidar para treinador principal do CD Trofense, o Porfírio Amorim. O conhecimento que tenho actualmente das suas qualidades pessoais e profissionais, foram decisivas para o convidar a regressar ao trabalho de campo. Tal como esperava colocou-me inicialmente alguma resistência, mas a total sintonia com que trabalhamos nestes anos, fez ultrapassar algumas dúvidas que legitimamente me colocou e aceitou o convite. Vai ser o treinador principal do CD Trofense na próxima época.

Mesmo conhecendo as qualificações do Porfírio Amorim, não deixa de ser uma surpresa, não acha?
Somente para quem não conhece o currículo e a experiência do Porfírio Amorim, isto pode ser uma surpresa. Para quem o conhece, como eu conheço, as suas qualidades e os seus conhecimentos não podem ser desperdiçados. Conhece bem o futebol nacional e internacional. Trabalhou em clubes pequenos e em grandes clubes. Trabalhou em Portugal e no estrangeiro. Trabalhou com treinadores de nível mundial, quer como jogador quer como treinador. Foi capitão de equipas de todos os clubes onde jogou, o que atesta a sua capacidade de liderança. Já foi treinador principal. Tem o curso máximo dos treinadores a nível internacional. Tem formação académica superior. Defende todos os valores que eu considero fundamentais para este projecto, lealdade, seriedade, profissionalismo, rigor e ambição. Na próxima semana, anunciaremos a constituição de toda a equipa técnica que trabalhará com o Porfírio Amorim, podendo desde já adiantar que serão todos profissionais de qualidade superior.

Essa passagem do Porfírio Amorim para treinador que implicações terá na estrutura do futebol profissional?

Como é notório, a estrutura do futebol profissional está cada vez mais profissional e mais fechada. Fizemos esta blindagem para proteger o futebol e os seus profissionais. As decisões hoje no clube são tomadas por um grupo muito restrito de pessoas. Com a passagem do Porfírio Amorim para o cargo de treinador, eu acumularei a pasta do futebol. Na restante estrutura serão feitos pequenos reajustes. Continuaremos a trabalhar com o máximo de rigor, de profissionalismo e de disciplina. Eu sou actualmente um Presidente muito bem rodeado e na estrutura do Trofense só trabalham pessoas que contribuam para acrescentar valor ao clube.

Vai subir algum júnior à equipa principal?
A nossa aposta na Formação é algo muito sério. O nosso objectivo mais ambicioso é subir aos seniores, um jogador júnior por temporada. Sabemos que isso é difícil face à qualidade exigida para jogar na I e II Liga. Vejam as dificuldades do David Caiado, Romeu Ribeiro e outros. Jogadores internacionais, oriundos de grandes Escolas de Formação que jogaram na 1ª Divisão de todos os escalões e com vários anos de competições profissionais. Sabemos que, há muitos anos não conseguimos tirar jogadores para serem titulares da equipa principal, mas estamos a inverter essa tendência negativa. Só há um critério, a qualidade. Mas até neste aspecto, estamos bem. Pois o Porfírio Amorim tem uma grande sensibilidade para o Futebol de Formação e não deixará de promover os atletas que tenham a qualidade necessária para integrar o plantel sénior. Aliás, é curioso, que os únicos jogadores das nossas escolas que triunfaram no futebol profissional – Tiago e Gaspar, foram apoiados no início das suas carreiras como profissionais no Famalicão e no Tirsense, pelo Porfírio Amorim, na época profissional desses clubes. Melhor exemplo é impossível.

E o processo de contratação de jogadores?
Estamos a trabalhar nas renovações, em primeiro lugar. Temos muitos jogadores referenciados como possíveis contratações. Sabemos o que queremos, e iremos fazer tudo com critério rigoroso pois o orçamento da próxima época terá que ser ainda mais baixo. Queremos formar um plantel de qualidade com menos dinheiro. Queremos jogadores com muita ambição. Aliás, toda a estrutura do futebol terá que ser muito ambiciosa, à imagem do Presidente e do treinador.

Quer deixar uma mensagem aos sócios e adeptos?

Que continuem a apoiar a equipa. Temos tido mais público no Estádio que alguns clubes da I Liga, sem termos sido visitados por nenhum dos grandes clubes. Podemos melhorar a nossa média de espectadores. Peço a cada sócio que traga mais um novo sócio. Nenhum clube tem êxito sem o apoio dos seus adeptos. Os sócios conhecem-me e sabem que eu coloquei o Clube no caminho certo. Actualmente, o Trofense é um clube mais organizado, mais rigoroso e mais conhecedor do mercado do futebol nacional e internacional.

4 comentários:

Unknown disse...

Se o Presidente acha que é o melhor para o Trofense, quem sou eu para não apoiar. Ainda por cima os dois têm trabalhado juntos.
Grande entrevista do nosso Presidente.
Boa Sorte Porfirio Amorim!
Boa Sorte Trofense!

simaocdt disse...

Orgulho em ter um presidente assim. Com os olhos postos no futuro e sempre defensor da sua terra e das "suas" gentes.

No rumo certo, por um Trofense melhor !!

FERNANDA disse...

Excelente entrevista do nosso Presidente,
Já quando saiu o Vitor Oliveira eu disse a um amigo que deveria ser o Prof Porfirio Amorim a pegar na equipa. Confirmo agora que não andava distraida.
Pelo que sei o Prof PAmorim é muito competente e tem muita experiencia.
O Trofense vai ter sorte. Eu estou muito confiante e muito contente!

Lina (Maria) disse...

Fico muito feliz com a escolha do nosso Presidente.
Desejo do fundo do coração toda a sorte do mundo ao "Mister Porfírio Amorim".
Força CDT,