segunda-feira, novembro 24, 2014

Jornal Record | Goleada como esta só no tempo de Jesus

Vitória por 5-0 é o melhor resultado em seis anos

Dizem os treinadores que as vitórias são a melhor vitamina para os jogadores. Ocaso do Belenenses desta época parece confirmar a teoria. Os azuis conseguiram no terreno do Trofense, para a Taça de Portugal, o sexto triunfo consecutivo, e por números gordos: 5-0. Um resultado que a formação do Restelo já não conseguia há mais de seis anos, quando ainda era orientada por Jorge Jesus.

É preciso recuar até à 27.ª jornada da 1.ª Liga 2007/08 para encontrar um 5-0 do Belenenses. Nessa tarde, quando os azuis lutavam com o V. Setúbal pelo acesso às competições europeias, venceram facilmente com dois golos de Weldon, outros dois de João Paulo Oliveira e um de Zé Pedro. No final da época, o Belém ficou no 8.º lugar, enquanto o Vitória terminou no 6.º posto.

Nas seis temporadas completas disputadas entre estas duas goleadas, o Belenenses conseguiu aplicar algumas “chapa 5” a adversários, mas nunca sem sofrer golos. Ou seja, marcou uma mão cheia mas nunca levou o adversário a zero. Curiosamente, os azuis chegaram aos cinco golos em todas as provas.

Logo na época seguinte, quando acabou por descer de divisão, o Belenenses goleou na receção à União de Leiria, por 5-2, numa altura na qual já estava praticamente condenado. Na época seguinte, para a Taça da Liga, esmagou o Freamunde, por 5-1. Aliás, essa fora, até este sábado, a última vez que os azuis marcaram cinco vezes fora de casa.

Em 2011/12, mais dois casos de cinco golos marcados: 5-3 ao Leixões, na Taça da Liga, e 5-1 ao Esposende, na Taça de Portugal. E na época seguinte: 5-1 ao Tondela, rumo ao título de campeão da 2.ª Liga.

1 comentário:

Anónimo disse...

até quando vamos continuar a sair de saco cheio em todos os jogos?

chega de brincarem com os sócios.