sexta-feira, setembro 26, 2014

Revista Sou Trofense | Entrevista a Bruno Chuca
















Hoje trazemos até vocês a entrevista a mais um jogador vindo da formação do clube da Trofa, Bruno Chuca!  Ele fez toda a sua formação no Trofense e quando é confrontado com o que distingue a mesma das outras, este não tem dúvidas: «O Trofense forma jogadores e homens», afirmando também que a formação do clube está a ser dirigida por pessoas competentes e certas. Ele esteve emprestado ao Pedras Rubras na época passada (onde fez mais de 30 jogos), e juntamente com o restante plantel levaram o clube ao CNS. Esta época finalmente conseguiu agarrar um lugar no lote de 26 jogadores ás ordens de Porfírio Amorim e diz que o seu próximo objectivo é agarrar um lugar no "onze" do clube que ama...o Clube Desportivo Trofense.

Quem é?

Nome: Bruno Daniel Santos Costa
Nacionalidade: Portuguesa
Nascimento: 1994-01-19 (20 anos)
Naturalidade: Bougado - Trofa - Portugal
Posição: Defesa (Defesa Esquerdo) (Defesa Direito)
Pé preferencial: Direito/Esquerdo
Altura: 175 cm
Peso: 70 kg

ST: Como ingressas-te no CD Trofense? 
BC: Ingressei no CD Trofense aos 10 anos indo ás captações, que na altura foram no estádio do Clube.

ST: Qual a opinião que tens sobre o complexo do CD Trofense em Paradela? Achas que o mesmo tem as condições necessárias para a formação de jogadores?
BC: Acho que o complexo reúne óptimas condições para formar homens e jogadores e acho que devemos aproveitar tudo o clube oferece, como os 2 campos sintéticos 1 de futebol de 11 e outro de futebol de 7!

ST: Quantos anos jogas-te no complexo? Como eram as condições na tua altura? 
Joguei 8 anos, na altura eram 2 campos de pelado onde os invernos eram sempre mais complicados, mas depois com a vinda de um Ex Presidente, o Dr.Rui Silva, deu-se ordem á instalação dos 2 sintéticos. Com a remodelação do complexo passamos a ter óptimas condições para a prática do futebol e com isso chamar mais jovens para o clube!

ST: Qual é a tua opinião sobre quem está a dirigir a formação do clube?
BC: Na minha opinião, o Sr. Manuel é uma pessoa muito competente que junto com a sua excelente equipa, tem vindo a fazer um excelente trabalho com a formação do clube!

ST: És da mesma opinião de muitos adeptos do clube, que o Trofense deveria apostar mais na prata da casa, ou por outro lado achas que ainda não existem as condições necessárias para formar uma equipa maioritariamente constituída pela formação?
BC: Sou da opinião que se deve valorizar e apostar nos jogadores da casa pois existe muita qualidade, mas acho que não se consegue construir uma equipa maioritariamente constituída pela formação. Mas se forem lançados 1 ou 2 por época já era muito bom!

ST: Sempre tiveste apoio dos treinadores e directores que fizeram parte da formação do clube? Quem foi a pessoa mais importante para ti e que mais te ajudou, durante a mesma?
BC: Sempre tive o apoio de toda a gente, nunca me falharam com nada e todos me marcaram de alguma forma!

ST: A tua família sempre te apoiou quanto a quereres seguir uma carreira como jogador profissional de futebol?
BC: Sempre tive o apoio da minha família em fazer aquilo que mais gosto que é jogar futebol, e quando tive a oportunidade de seguir carreira profissional continuaram a dar-me o apoio necessário para continuar a lutar por aquilo que quero.

ST: Que balanço fazes sobre o teu percurso na formação?
BC: Faço um balanço extremamente positivo no qual fui crescendo ano após ano como homem e jogador.

ST: Tens amigos que jogaram contigo na formação, dos quais nunca te vais esquecer?
BC: Sim, sem dúvida nunca me esquecerei deles, de quem me ajudou a crescer pois de certa forma eles fazem parte do homem que sou hoje.

ST: Dos colegas com quem dividiste o balneário durante a formação, quais eram aqueles que para ti tinham mais talento?
BC: Partilhei o balneário com muitos amigos e colegas e todos para mim tinham muita qualidade.

ST: Depois de um belo percurso pelas camadas jovens do CD Trofense, como te sentis-te ao treinar com o plantel sénior e profissional do clube na pré-época 2013/14?
BC: Um orgulho e uma felicidade enorme poder treinar com grandes jogadores e representar o clube do meu coração.

ST: Depois da pré-época (2013/14) realizada ao serviço do CD Trofense, foste emprestado ao FC Pedras Rubras da 3º Divisão. Como viste esse empréstimo? O que sentiste na altura?
BC: Como é óbvio fiquei triste na altura mas depois encarei sempre o desafio de forma positiva para jogar com maior regularidade e para poder regressar na época seguinte.

ST: Tu juntamente com toda a restante equipa do FC Pedras Rubras, conseguiram a subida ao CNS. Que balanço fazes do teu trabalho no FC Pedras Rubras? Sentis-te que o CD Trofense estava atento a ti durante o teu empréstimo?
BC: Faço um balanço extremamente positivo, fizemos um trabalho fantástico, visto que conseguimos voltar a colocar o Pedras Rubras nos nacionais, e em termos individuais consegui realizar muitos jogos. Senti que se jogasse faria com que o Trofense estivesse atento.

ST: Agora voltas-te a ter a oportunidade de integrar a pré-época do CD Trofense. Como correu a mesma? Sentes-te bem-vindo ao plantel? Como está a ser a tua integração no mesmo?
BC: Correu bem...é sempre bom regressar a casa! Não senti dificuldades a integrar-me, até porque quem já lá está, recebe muito bem qualquer jogador que venha a fazer parte do grupo.

ST: Quais são as maiores diferenças que existem entre o CD Trofense e o FC Pedras Rubras?
BC: As dimensões dos clubes são diferentes! O Trofense possui maior qualidade de trabalho, também porque joga numa segunda liga, onde a intensidade de jogo é muito diferente da divisão pela qual o Pedras Rubras jogava.

ST: Esta época pertences oficialmente ao plantel do CD Trofense. Era o teu grande objectivo e sonho, invergar o símbolo do clube ao peito numa competição de alto nível?
BC: Sim, sem dúvida! quando fui emprestado ao Pedras (Rubras) só tinha 3 objectivos em mente: ajudar o Pedras Rubras a atingir os seus objectivos, jogar para poder voltar mais preparado, e poder fazer do meu sonho realidade...que era representar o meu clube.

ST: O clube dá todas as condições necessárias aos jogadores da formação, quando os mesmos integram o plantel principal? Existe alguém que vos ajuda frequentemente para uma melhor integração no mesmo?
BC: Os jogadores que vêem da formação têm todas as condições como os restantes jogadores. Todos nos recebem muito bem, até porque a formação do clube cria bons jogadores e bons seres humanos, embora os capitães fazem questão de nos integrar e deixar-nos completamente á vontade.

ST: O que significa o CD Trofense para ti?
BC: Significa uma vida, o clube que amo, que ajudou-me a crescer como jogador e homem que sou.

ST: Qual é o jogador do plantel actual do CD Trofense que mais admiras? E Porquê?
BC: Tiago e Hélder Sousa! Pelos excelentes jogadores e seres humanos que são, pelo o exemplo que são para os jovens do clube e para mim e pelas suas carreiras de altíssimo nível!

ST: O que desejas para o teu futuro? Gostarias de continuar a vestir a camisola do CD Trofense por muitos anos?
BC: Desejo fazer uma carreira bonita. Sim, adoraria continuar a vestir a camisola do Trofense por muitos anos, mas não sabemos o dia de amanhã!

ST: O que desejas para o futuro do clube?
BC: Um futuro risonho, cheio de sucesso!

ST: Sempre conseguis-te conciliar os estudos com o futebol?
BC: Sim, embora ás vezes seja complicado.

ST: Qual o clube que mais gostarias de representar em Portugal? E no estrangeiro?
BC: Em portugal já o represento, no estrangeiro, o Real Madrid!

ST: Revela-nos um jogo que mais te tenha marcado pela positiva e outro pela negativa:
BC: Pela positiva, o último jogo da época transacta, no qual subimos (FC Pedras Rubras) ao CNS. Pela negativa, o jogo com o Esperança de Lagos (também ao serviço do FC Pedras Rubras) para a Taça de Portugal do ano passado.

ST: Tens algum jogador com o qual te identifiques e te sirva de exemplo?
BC: Todos os grandes jogadores me servem de exemplo!

ST: Na hora dos jovens escolherem o clube pelo qual jogar, diz-nos porque devem eles escolher o CD Trofense em detrimento de outros?
BC: As pessoas que trabalham no clube (CD Trofense) preocupam-se  em formar jogadores e também homens, coisa que eu não vejo noutros clubes!

ST: Que conselho deixas aos jovens jogadores da formação do Trofense?
BC: Lutem sempre pelos vossos sonhos!

ST: Que palavras deixas aos sócios e simpatizantes do CD Trofense?
BC: Que acreditem na equipa e que nos apoiem nos bons e principalmente maus momentos!

Perguntas feitas pelos leitores:

Anónimo:

A: O que achas que há a melhorar na formação do Trofense?
BC: Há sempre coisas a melhorar. Talvez não seja a pessoa mais indicada para saber o que há a melhorar, mas acho que temos uma excelente formação

A: Alguma vez pensaste em desistir de ser jogador profissional?
BC: Por vezes quando as coisas não correm da melhor forma passa-nos tudo pela cabeça, mas temos que ser fortes e continuar a trabalhar.

A: Qual foi o teu ponto alto na última temporada? 
BC: O último jogo da época, no qual subimos (FC Pedras Rubras) ao CNS!

A: Quais são as expectativas que tens para esta época, tanto colectivamente como individualmente?
BC: Espero poder ajudar o CD Trofense a atingir os seus objetivos e evoluir como jogador!

João Costa:

JC: Agora que o objectivo de ficar no plantel já está consumado,o próximo objectivo é a titularidade?
BC: É obvio que se me perguntassem se queria jogar ou ir para a bancada, claro que preferia jogar, mas o meu objetivo passa sobretudo por ajudar o CD Trofense.

JC: Como está a ser trabalhar com o mister Porfirio Amorim?
BC: Está a ser muito bom, é um treinador exigente, de grande carácter e experiente com muitos anos de futebol! Logo tenho muito a apreender!

Curiosidades:

Número preferido: 38
Um livro que o tenha marcado: Não tenho
Um filme que não esquece: Titanic
Musica ou cantor(a) preferido(a): James Morrison
Uma cor que goste: Azul
O maior sonho: Ser um grande jogador
Cidade que volta sempre: Trofa
A viagem que falta fazer: Nova Iorque
Um herói: Avó
Jogador que mais admira: Cristiano Ronaldo
Objecto de estimação: Não tenho
Um ritual: Benzer-me antes dos jogos
Como ocupa os tempos livres: Amigos, Internet, Playstation, etc..
Um programa de TV preferido: Não tenho
Comida que não resiste: Arroz de Pato


Legenda: ST: Sou Trofense, BC: Bruno Chuca, A: Anónimo, JC: João Costa

Sem comentários: