quinta-feira, maio 29, 2014

Revista Sou Trofense | Entrevista a Chico
















Quem é?

Nome: Francisco Miguel Rocha Dias Fernandes
Nacionalidade: Portuguesa
Data de nascimento: 08-04-1994 (20 anos)
Naturalidade: Vila Nova de Famalicão
Posição: Médio Centro/Médio Ofensivo
Altura: 1,69 cm
Peso: 65 kg
Equipa: CD Trofense

ST: Qual a opinião que tens sobre o complexo do CD Trofense em Paradela? Achas que o mesmo tem as condições necessárias para a formação de jogadores?

C: Na minha opinião, o complexo do CD Trofense em Paradela possui umas boas condições para a prática desportiva, dando a possibilidade de criar os requisitos necessários para a formação de jogadores.Todos os atletas devem aproveitar tudo aquilo que o clube disponibiliza.

ST: E quanto aos profissionais que lá trabalham, como os avalias?
C: Em relação aos profissionais que la trabalham avalio-os de uma forma positiva , considerando que estes contêm todas as competências necessárias para levar o futebol de formação do Trofense a chegar ao topo e cumprir todos os objectivos propostos.

ST: Sentes que existe espírito de união e família na formação do clube, ou achas que existe muita gente que apenas quer ver os seus parentes chegar ao êxito, nem que para isso se "pise" tudo e todos?
C: Claro que sim! Existe em todas as equipas da formação um espírito saudável de união e de entreajuda entre jogadores e treinadores/directores. Todos os jogadores da formação são tratados de igual forma e têm as mesmas condições para progredir.

ST: Acreditas que a formação do Trofense já tem o que é preciso para singrar no futebol profissional, ou achas que ainda temos que esperar algum tempo para a mesma ter sucesso?
C: Sim, penso que a formação do Trofense já atingiu um bom nível, tendo quase todos os escalões a disputar campeonatos nacionais, o que é um bom pronuncio sobre a qualidade dos jogadores. Todos os anos tem havido jogadores com potencial para integrar o plantel sénior do nosso clube, fruto do trabalho realizado pela nossa formação.

ST: Sempre tiveste apoio dos treinadores e directores que fizeram parte da formação do clube? Quem foi a pessoa mais importante para ti e que mais te ajudou, durante a tua formação?
C: Sim, quando cheguei ao clube fui bem recebido e rapidamente me integrei. Ao longo da minha formação sempre tive diferentes treinadores e directores que me ajudaram a crescer enquanto pessoa e jogador.Todos me marcaram de alguma forma.

ST: A tua família sempre te apoiou quanto a quereres seguir uma carreira como jogador profissional de futebol?
C: Sem dúvida , tenho a felicidade de ter sempre o apoio da minha família , porque este era o meu sonho desde criança.

ST: Depois de um duro revés sofrido no inicio da época (Grave lesão), como avalias a tua primeira época como profissional?
C: Quando soube que ia integrar o plantel sénior fiquei muito feliz, foi um sentimento único , porque foi a realização de um sonho, fruto de muito trabalho. Tive o azar de ter uma lesão grave na minha primeira época como jogador profissional , o que me deixou apreensivo em relação ás expectativas criadas. Felizmente correu tudo bem e consegui terminar a época sem limitações. Aproveito este momento para deixar um agradecimento a todos, equipa medica/técnica e o apoio do grupo, e de forma especial ao Sr. Júlio que me acompanhou diariamente durante a recuperação. Portanto apesar de tudo avalio a época de forma positiva.

ST: Como foste recebido no seio da equipa? Sempre te ajudaram?
C: Tal como na formação, fui bem acolhido por toda a equipa, senti que existia um grande espírito de união e um ambiente saudável no grupo.

ST: Qual é a tua opinião sobre o treinador Porfírio Amorim?
C: É um treinador experiente que fez um bom trabalho no clube e atingiu o objectivo da manutenção. Tenho que agradecer a oportunidade da realização de mais um objectivo pessoal, a estreia como jogador profissional.

ST: Como te sentis-te ao entrar em campo no último jogo da 2ª Liga Cabovisão frente ao Chaves, substituindo o grande capitão Tiago?
C: Mais uma vez foi um sentimento único , uma emoção e felicidade enorme. Tive a oportunidade de me estrear em casa, o que é bom, porque sentimos o apoio dos nossos adeptos. Substituir o capitão Tiago foi uma grande responsabilidade , porque estamos a falar de um símbolo do clube, um jogador de topo, o que contribuiu para tornar o momento ainda mais especial.

ST: O que desejas para o teu futuro? Gostarias de continuar a vestir a camisola do CD Trofense por muitos anos?
C: O meu objectivo é continuar a ser jogador profissional e enquanto o Trofense precisar de mim é um orgulho representar este clube.

ST: O que desejas para o futuro do clube?
C: Desejo um futuro com muito sucesso, e que consigam concretizar todos os objectivos traçados para esta nova temporada.

ST: Sabemos que estás a frequentar um "curso" de educação física e desporto. Consegues conciliar os estudos e o futebol da melhor maneira?
C: É um pouco difícil, mas com um pouco de esforço tento conciliar e felizmente esta a correr tudo bem.

ST: Qual o clube que mais gostarias de representar em Portugal? E no estrangeiro?
C: Em Portugal o Sporting e no estrangeiro o Barcelona.

ST: Revela-nos um jogo que mais te tenha marcado pela positiva e outro pela negativa:
C: O que mais me marcou pela positiva foi um jogo nos juvenis A, entre Trofense e Paços de Ferreira,  em que lutávamos para ir a fase final e conseguimos a vitória no último jogo do campeonato. Nenhum jogo me marcou pela negativa.

ST: Tens algum jogador com o qual te identifiques e te sirva de exemplo?
C: Sim , do plantel sénior, o Hélder Sousa.  

ST: Que conselho deixas aos jovens jogadores da formação do CD Trofense?
C: Devem aproveitar todas as condições que o nosso clube disponibiliza e usufruir ao máximo para retirarem o melhor aproveitamento. Nunca desistam de lutar pelo sonho que os acompanha desde de crianças, porque vale a pena viver a experiência de ser jogador profissional de futebol e ter o privilégio de representar o nosso clube.

ST: Que palavras deixas aos sócios e simpatizantes do CD Trofense?
C: Uma palavra de agradecimento a todos que apoiaram o nosso clube nesta dura época. É importante sentir o apoio dos adeptos, para que todos sejamos um. VIVA O TROFENSE!

Curiosidades:

Número preferido:7
Um livro que o tenha marcado: "Uma esplanada sobre o mar"
Um filme que não esquece: Gladiador
Musica ou cantor(a) preferido(a): Feel the love. Rudimental
Uma cor que goste: Verde
O maior sonho: Jogar no Barcelona
Cidade que volta sempre: Trofa
A viagem que falta fazer: Viajar com os amigos pelo litoral de Portugal
Um Herói: Pais
Jogador que mais admira: Iniesta
Objecto de estimação: Não tenho
Um ritual: Não tenho
Como ocupa os tempos livres: Ginásio,Amigos,PC,Piscina,Praia
Um programa de TV preferido: BBC vida selvagem
Comida que não resiste: Bife com batatas fritas e francesinha .


Legenda: ST: Sou Trofense, C: Chico

Sem comentários: