quinta-feira, abril 08, 2010

Dores de crescimento….

Esta semana, quase 8 dias depois do jogo, não faz sentido falar de mais uma desgraça, não faz sentido dizer que foram precisos  (só) 2 jogadores para levar de vencida o nosso Trofense, num jogo, onde o treinador mostrou um medo exagerado, quando jogava contra 10. Tenho lido atentamente tudo que se tem escrito, tenho reflectido e se sou capaz de brincar com as situações, também sou capaz de fazer uma análise mais séria, algo que gostava lessem com a atenção merecida e debatessem sem guerras de passado e presente.

Ao longo da história do nosso clube, tivemos grandes dirigentes, bons jogadores e bons treinadores. Acima de tudo, sempre tivemos pessoas que tudo fizeram para fazer crescer o Trofense. Escusado será lembrar que passamos a maior parte do tempo a disputar campeonatos de nível inferior. Andamos no anonimato anos e anos a fio. A única forma que tínhamos de nos sentirmos a “disputar” um campeonato profissional, era sermos do Benfica, do Porto ou do Sporting. Quantos eram os Trofenses que tinham o CDT como 1º amor? …muito poucos!

De repente, assume a presidência do Clube um sócio e antigo praticante, membro de uma família que sempre ajudou na sombra o CDT. Com a sua entrada, o Clube sofreu um forte impulso e passou a lutar por objectivos mais elevados. Desde logo, ascendeu aos campeonatos profissionais, onde se mantém até ao presente. Conseguiu a proeza de jogar no patamar mais elevado do futebol nacional, tendo inclusive conquistado 4 pontos ao grande Benfica e adquiriu o estatuto de clube exemplar no futebol português. Temos actualmente um Estádio com dignidade para receber qualquer visitante. Conseguimos algo que apenas poucos se podem gabar conseguir, credibilidade. Como reconhecimento pelo seu trabalho no Trofense, o nosso presidente é referido frequentemente como uma forte hipótese para dirigir o futebol profissional em Portugal.
Em todas as suas entrevistas o nosso presidente, passou a repetir que tem um projecto para o Trofense que passa pela profissionalização da estrutura gestora do Clube, pelo desenvolvimento do futebol Formação, pela melhoria das infra-estruturas e pela estabilização da equipa na I Liga. É evidente, que actualmente o CDT está mais profissional e menos amador, está mais organizado e menos improvisador, mais transparente e menos confuso. Tem melhores resultados na Formação e as questões do futebol sénior são tratadas com mais profissionalismo e menos amadorismo. De facto, o clube está mais blindado e mais sólido. Ao contrário do que acontecia antes, ninguém sabe da vida do clube nos cafés, nos cabeleireiros, nos blogs, etc. A gestão administrativa e financeira é mais rigorosa. Acabaram a vinda de carradas de jogadores sem qualidade e sem critério, muitos deles até com lesões crónicas. Quem não se lembra que até no ano da subida, a meio da época chegaram 3 jogadores sem qualquer categoria para jogar na 3ª divisão!!??
Mas, no futebol como na vida não há infalíveis, nem profissionais que nunca errem. Em todos os clubes de todo o mundo, todos os anos, acontecem erros. Desde os grandes clubes aos clubes pequenos, todos se queixam que alguma coisa falhou e que se podia ter feito melhor nisto ou naquilo. Apenas que os competentes erram menos que os incompetentes. Quem tem provas dadas, dá sempre mais garantias de fazer bem do que aqueles que apenas usam de voluntarismos para resolver os problemas e que por vezes, acertam.
É por isso que eu tenho uma confiança total na actual estrutura do Trofense, liderada pelo nosso presidente. Quem é competente conhece a competência e escolhe sempre os melhores possíveis. O nosso presidente conhece o caminho para o sucesso.
Esta época foi uma grande desilusão. Em primeiro lugar para o nosso presidente que ainda por cima é pessoalmente o mais sobrecarregado financeiramente. Depois, para os profissionais do clube que ficam prejudicados directamente na sua profissão. E, finalmente, para os sócios onde me incluo e que passei toda a época triste com a falta de resultados e exibições. E se até Dezembro, as muitas lesões foram a causa principal da falta de resultados, actualmente e depois de os jogadores terem recuperado e das boas contratações de Janeiro, a causa da má época do Trofense, foi o insuficiente trabalho dos treinadores. Quer o Vítor Oliveira, quer o Daniel Ramos, não foram capazes de construir uma equipa competitiva, sólida e eficiente. Lacunas, todos os planteis têm. Compete aos treinadores disfarçar os pontos menos fortes e optimizar os pontos mais fortes. Nem um nem outro treinadores foram capazes disso. Por isso, acho que o maior desafio que o nosso presidente e o nosso director desportivo têm pela frente é a escolha do próximo treinador.
Tal como todos nós, tivemos as chamadas dores de crescimento. O Trofense, mesmo estando a crescer e a melhorar, teve nesta época muitas “dores”!
Ser Trofense é muito mais do que “dizer da boca para fora” que é adepto ou sócio do clube. É uma prática.
Não contem com o Bruxo para críticas pouco sérias e pouco fundamentadas! O Bruxo não é de lérias ou recalcamentos! O Bruxo não troca o Trofense por qualquer outro clube!

Bruxo do Curral da Mula

14 comentários:

Anónimo disse...

Esta um texto muito construtivo e desde ja os meus parabens, mas se o Vitor Oliveira estivesse ate ao fim penso que fazia melhor que o actual treinador mesmo que nao fisesse deixavam estar ate ao fim ele adimitia os erros e depois ia embora.

FERNANDA disse...

Excelente rubrica. Os meus parabens ao Bruxo e ao Blog. São textos deste que nos fazem pensar positivamente e não entrar em criticas fáceis e superficiais.

Membro da claque disse...

muito profundo e muito bem escrito. esta é a verdade sobre o nosso clube. durante anos ninguém sabia quem eramos e agora que temos o pais a falar de nós não sabemos valorizar o que temos? claro que sabemos. eu admiro muito o nosso presidente. é o verdadeiro comandante do nosso exercito.sem ele estariamos na 2º B e de lá não sairiamos.

Artur disse...

há muito tempo que não lia um escrito tão bem feito sobre o Trofense. Parabens ao Bruxo. Só um grande e ilustre trofense pde escrever um texto com tanta classe e profundidade.

Anónimo disse...

É evidente, que actualmente o CDT está mais profissional e menos amador, está mais organizado e menos improvisador, mais transparente e menos confuso. Tem melhores resultados na Formação e as questões do futebol sénior são tratadas com mais profissionalismo e menos amadorismo. De facto, o clube está mais blindado e mais sólido.
Ao contrário do que acontecia antes, ninguém sabe da vida do clube nos cafés, nos cabeleireiros, nos blogs, etc.
Eu não noto isso, noto que o clube esta mais distante dos adeptos.
Sólido!? Ahahahahah, este bruxo tem mesmo piada
Alguém me pode explicar porque este blogue deu a informação que o Daniel Ramos era o novo treinador do trofense ante do próprio clube?

A gestão administrativa e financeira é mais rigorosa. Acabaram a vinda de carradas de jogadores sem qualidade e sem critério, muitos deles até com lesões crónicas. Quem não se lembra que até no ano da subida, a meio da época chegaram 3 jogadores sem qualquer categoria para jogar na 3ª divisão!!??
Escrevendo só por alto
Ora bem! Charles Chad – Dagil – Silas – Bruno Sousa – Thiago Bento – Igor – Aquele rapazinho que se lesionou no primeiro treino. O despedimento do Zé Carlos, do Sidney, o acabar da equipa que tínhamos na liga sagres, o caso Paulinho,oTulipa, a renovação com o Tulipa, o auticarro de jogadores que chegou ao Trofense, o despedimento do Vítor Oliveira, e entrada do Daniel Ramos.
Por isso, acho que o maior desafio que o nosso presidente e o nosso director desportivo têm pela frente é a escolha do próximo treinador.
Aqui diria “ o desafio que o presidente tem pela frente”, o D.D. pode voltar para a terra dele, que cá não faz falta.

Esta foi a melhor rubrica de sempre, pelo menos foi aquela em que mais me ri.

Saudações ao blog.

Unknown disse...

Eu posso explicar, ouvimos na Bola Branca. Já agora também deixo aqui uma pergunta no ar. Se não fazes parte do Trofense, porque é que achas que sabes muito do clube? Já trabalhaste lá?

João Francisco disse...

Excelente Rubrica, pensamentos muito profundos e baseados em factos muito concretos.
É obvio que vão aparecer" as vozes de burro e das burras" a criticar negativamente, ido buscar argumentos que mais ninguém conseguiria imaginar, Há gente que não sabe viver e conviver com situações que tenham o minimo de qualidade e sentido. Para essa gente do "quanto pior melhor", o bom seria o Trofense descer à 2ª B. Seria a forma de terem mais motivos para continuar a atacar tudo e todos. O bom é que já ninguém dá crédito a esse tipo de homens e mulheres. São os chamados "derrotados da vida", uns desacreditados

O Bruxo era o melhor enquanto brincou e escreveu com humor, quando decidiu alternar com cronicas mais sérios e profundas, passou a ser uma ameaça para os maldizentes profissionais.Normal, os ratos só gostam do esgoto.

Carvalho disse...

O Bruxo está a conseguir ser surprendente.Até agora dizia as verdades com humor. Agora consegue dizer as verdades e fazer as análises com muita seriedade e profundidade.
Chama-se a isto polivalencia.
Gostei muito desta análise do Bruxo. Mostrou que é um grande Trofense e que diz as coisas grande sentido de responsabilidade. Não entra em criticas destrutivas e sem fundamento.
É.... não "contem com o Bruxo para lérias". Grande Bruxo!!!!!!

julio_trofa16 disse...

Muito boa esta rubrica, tem todo o sentido e mesmo que jogadores tenham falhado como diz este anonimo das 11.46 é certo que se nao fosse pelo presidente e o seu staff ainda nao sabiamos o que era uma liga profissional e ja que se axa tao inteligente que diga qual o clube, presidente ou director desportivo que nao falha nas contratacoes???
Sendo o Rui Costa director do S.L.B quantos anos demorou pra contruir uma equipa ganhadora, as contratacoes falhadas do F.C.P durante estes anos todos e disfarçadas com a conquista de titulos e o S.C.P que compra pior que aquilo que tem na academia???
Claro se o TROFENSE subi-se ninguem falava de contratacoes falhadas e tudo era um mar de rosas, mas para essas pessoas que so dizem mal e so veem o mal nos que os outros fazem ainda vao voltar a ver o clube na 1 liga e se o Vitor Oliveira falhou foi por má sorte porque no inicio da época ninguem disse que ele era mao trinador nem nada que se pareça pra todos os comentaristas era uma boa escolha incluindo eu.
Mas meus amigos esta época as coisas nao correram bem esperemos que pra proxima corra melhor e que se possa tirar coisas boas com os erros desta época.
FORÇA TROFENSE, FORÇA BRUXO...

Antonio Henriques disse...

Faço das palavras do julio as minhas palavras. Força Trofense, Força Bruxo.

Manuel Silva disse...

Todos nós deviamos pagar para ler uma cronica tão bem escrito como esta do Bruxo do Curral. Não está ao alcance de muita gente escrever um texto com tanta qualidade. É digno de um escritor e de um grande trofense......
Parabéns ao Bruxo, ao Ricardo, ao Sergio e ao Simão.

PINGUIM disse...

O Blog e o Bruxo merecem um forte aplauso. Esta Rubrica fica para a historia do Blog.
A esta hora estão a "Robertas" a bater com a cabeça na parede, a criticar, raivosas, cheias de smiles para disfarçar o odio e a pensar..."quem será este Bruxo"....."porque não conseguimos fazer uma Rubrica assim"

Robertas, Robertas, o que ainda ides passar com as vossas raivas e ódios!!!

E escusam de ter esperanças para as proximas eleições...já toda a gente sabe das movimentações....mas são todas demasiado velhas para dar à luz.

Começo a ter pena de vocês.

Carvalho disse...

Pinguim, quem são as Robertas?
E que movimentações são essas?

Anónimo disse...

Com este tipo de conteúdos e de escrita (com o coração mas também muita com razão), corremos o risco de perdermos o nosso cronista (Sr. Bruxo) para algum dos jornais diários da nossa praça (ABola, Record ou OJogo).

Se me permite assino por baixo daquilo que escreveu.

Parabéns ao Sr. Bruxo e ao Blog pelo trabalho desenvolvido.

Nota: O futuro projecto do nosso Trofense tem que passar pela formação.

Assina: Águia CDT