quinta-feira, abril 29, 2010

O nosso "Veterano" dá uma Entrevista Exclusiva ao Futebol Portugal


Rui Fernando Nascimento Borges, 36 anos, 1,65 mts e 64 kgs, médio de posição, começou a jogar futebol no Estrela da Amadora, tendo saído já juvenil rumo ao Futebol Benfica, mais tarde ao Damaiense, a que se seguiu o Casa Pia onde se estreou como sénior decorria a temporada de 1992/93. Assina então pelo Boavista para em 1996 sair para o Académico de Viseu. Passa depois pelo União de Lamas mas é no Alverca que se dá a conhecer, completando 4 temporadas na primeira liga num total de 119 jogos onde se destacam os 13 golos marcados. Assina depois pelo Belenenses, para sair dois anos depois para o Estrela da Amadora e mais tarde o Trofense. Esta temporada, reforçou o Vizela, que compete na II Divisão B, mas problemas com a direcção do clube vizelense, mais concretamente, com o presidente do clube, levaram Rui Borges, a rescindir o contrato. O Futebol Portugal falou esta tarde com Rui Borges e é essa mesma entrevista que aqui lhe trazemos agora:



FP – Fala-nos um pouco dos teus últimos tempos no mundo do futebol …
RB – Os meus últimos anos foram melhores do que eu poderia imaginar. Quando se perspectiva uma carreira a terminar por volta dos trinta poucos anos, duas subidas de divisão e jogar na 1ª liga com 35/36 anos é muito bom. Entretanto os projectos que me apresentaram não foram ao encontro daquilo que eu pretendia e achei por bem terminar a minha carreira.
FP – Que se passou no caso do Vizeala ?
RB – Basicamente tratou-se de um desencontro de ideias com o presidente a que se seguiu uma rescisão com justa causa.
FP – Quais as prespectivas para o futuro ?
RB – Acabei em Janeiro uma formação em Gestão Desportiva. Tenho o IIº nível de treinador, começo uma formação em “coaching” agora em Maio. Para já quero desenvolver competências, para que quando os contactos que estou a efectuar, se concretizem, estar devidamente preparado.
FP – Como estás a ver a Liga Sagres esta temporada?
RB – Tenho pena que, mais uma vez, aquilo que sobressai sejam os aspectos negativos: túneis, indisciplina, injustiça, casos de arbitragem,etc. Nesta época tivemos um campeonato competitivo, qualitativo, com jogadores que nunca imaginei ver em Portugal, como é o caso do Saviola. Tivemos Benfica e FC do Porto com participações muito boas nas competições europeias. Dois goleadores fantásticos como não se via desde o tempo do Jardel. O Jorges Jesus a revelar-se um treinador de alto nível. Eu nunca trabalhei com ele, mas joguei com vários jogadores que trabalharam. Todos de uma forma geral, falam da qualidade táctica. Falam sobre o rigor táctico que ele deseja que os jogadores exibam, que é um apaixonado pelo treino e dedica 24h por dia ao futebol. Fez uma época brilhante este ano.
FP – Qual é o melhor jogador do campeonato a teu ver ?
RB – O Saviola ! Pela inteligência, pela capacidade técnica (remate, passe, drible), pela forma humilde como se comporta e por ser baixinho como eu (risos).
FP – Quem achas que se pode destacar no futebol nacional nos próximos anos ?
RB – Coentrão e Carriço, sem dúvida. Por serem ambos muito jovens e revelarem um nivel exibicional muito elevado.
FP – Conta-nos um episódio caricato da tua carreira …
RB – Estava a jogar no Alverca e fomos jogar ao Bessa. Fui suplente nesse jogo. Estava a aquecer e o treinador chamou-me, já tinha feito duas substituições. E ali estava eu, já sem fato de treino, preparado a ouvir as indicações, quando um colega meu, defesa, se lesiona e a equipa médica pede a substituição. Conclusão: já não entrei ! Grande, mas grande azia amigo !
FP – Concordas com o pagamento de diárias aos jogadores da selecção nacional para estarem a representar a selecção ed todos nós ?
RB – Penso que não deveria existir o pagamento de diárias. Concordo apenas com o pagamento de prémios por objectivos. Sou um adepto da meritocracia.
FP – Com Carlos Queiroz à frente da selecção nacional, poderemos chegar onde no Mundial ?
RB – Não penso que seja só responsabilidade de Queiroz. Depende da forma como os jogadores se apresentarem, de não haver lesões nestes últimos jogos de campeonatos, da forma como se adaptarem a jogar pela primeira vez no continente africano,etc,etc. Existem muitas variáveis para se responsabilizar apenas só o treinador. Agora, acredito que ele tem capacidade para que a selecção jogue ao mais alto nível.
FP – Queres deixar alguma mensagem para os nossos leitores?
RB – Que continuem a visitar o blog, porque tem muita qualidade, é muito actual, desafia os vistantes com questões importantes e é realizado com muita paixão.
FP – Muito obrigado meu caro
RB – Eu é que agradeço. 

 http://www.futebolportugal.com

2 comentários:

Ordep disse...

Aqui está mais uma "resposta" para alguém,que um dia escreveu sobre o Rui Borges, dizendo que este jogador tinha dado pouco contributo ao Trofense

Unknown disse...

Agora a qualidade dos jogadores analisa-se pelas entrevistas? Os contributos ao Trofense estão nas entrevistas? Estou admirado!!!