quinta-feira, novembro 19, 2009



19 de Novembro de 2009, faz hoje 11 anos que o sonho de uma vida de muitos Trofenses se tornou realidade, finalmente a Trofa atingia um objectivo pelo qual lutou ao longo de muitos anos, éramos um Concelho.
O tempo tem muitas formas de ser medido, para umas coisas 11 anos pode ser uma eternidade, mas para as lembranças desse dia, parece que foi ontem.
19 de Novembro de 1998, mais de uma centena de autocarros, várias dezenas de carros e motas invadiam Lisboa com um objectivo em mente, irem buscar o Concelho para esta terra entre Douro e Minho plantada, terra de gente aguerrida e orgulhosa das suas raízes, terra que estava farta de ser subjugada pelos Tirsenses, que só se lembravam de nós por altura das eleições e na hora de recolherem o dinheiro que lhes enchiam os cofres.
Um mar de gente onde o branco predominava, representados pelos cidadãos comuns, pelas colectividades e associações, fizeram um cortejo por Lisboa e colocaram-se de forma ordeira na escadaria da Assembleia da Republica à espera da votação que ditaria o nosso destino. Nesse dia notava-se na Trofa uma ausência física, as ruas estavam praticamente desertas, os que não foram a Lisboa, ouviam o desenrolar dos acontecimentos pelo rádio e cerca das 18h a festa começou, bombeiros e fábricas começaram a tocar as sirenes, Trofa era um Concelho.
Da Trofa a Lisboa o sentimento era unânime, sentimento de alegria, uma imensa alegria, as lágrimas corriam em rostos felizes, as pessoas abraçavam-se num verdadeiro espirito Trofense, essas imagens por mais anos que viva jamais as esquecerei, assim como não posso esquecer o olhar de espanto dos meus filhos ainda pequenos a pensarem que a mãe tinha ficado doida, de tal forma chorava de alegria enquanto os abraçava, beijava e rodopiava com eles, era uma sensação de liberdade, de justiça, de autonomia, de objectivo cumprido, era o começar de uma nova era.
Nestes 11 anos, pouco ou muito se fez, as opiniões dividem-se, mas uma coisa ninguém nos tira, a Trofa é nossa, a Trofa é dos Trofenses que viveram este dia e dos que o viverão nos tempos futuros, como Concelho com vida própria.
Deixo um pedido a quem tomar conta da nossa Autarquia, nos anos que se avizinham, peço que nunca atraiçoem o espírito original do movimento "Trofa a Concelho".
Há uma frase que anualmente costuma aparecer nas televisões. Onde estava no 25 de Abril de 1974? Eu pergunto-vos, onde estavam a 19 de Novembro de 1998? Como viveram esse dia, compartilhem com o blog as vossas experiências, para que fique registado, para que faça parte da nossa história de "sermostrofenses".

4 comentários:

Unknown disse...

A primeira vez que ouvi falar da Trofa foi no “caso Varzim”. Fiquei intrigado como é que as pessoas lutavam tanto por uma causa. Depois tirei as minhas dúvidas quando vi um povo a lutar para Trofa passar a Concelho. Ajudaram a colocar Trofa no mapa.
Há 11 anos atrás tinha acabado de aceitar um projecto de uma empresa de Lisboa. Projecto esse que era de se implantar na zona norte do país. A primeira opção recaiu logo pela Trofa, por estar relativamente a meio caminho entre Porto e Braga. Devido a problemas logísticos optamos por ficar em Ribeirão. Mas decidi morar na Trofa.
Depois de estar a morar na Trofa à 11 anos, sinto-me um Trofense, tenho muito orgulho em dizer Sou Trofense.

Unknown disse...

Gostaria de agradecer a nossa amiga “Maria” pela colaboração nesta crónica.

Anónimo disse...

Um video que me fez chorar ao ver o sorriso da minha tia que a pouco Deus levou para junto dele ja me tinham falado deste video mas nunca o tinha visto e rever o sorriso dela me fez lembrar este dia que com ela fui buscar o concelho de uma terra que nem era a dela mas que gritou e ficou alegre quando consseguimos este facto... Tia e Madrinha de quem Amo muito o teu sorriso nunca será esquecido....



Anonimato

Anónimo disse...

Espetaculo!
gostei de ver o dr João Sá e o dr Paulo Renato, quase no fim do video... muita gente não se lembra, mas a TROFA deve muito a esses 2 SENHORES....

Alfredo Campos