segunda-feira, setembro 07, 2009

Para onde vai o meu Trofense?

Numa altura de crise mundial, as dificuldades também chegaram aos clubes, obrigando-os a reduzir despesas, a ter contenção de gastos.
O nosso clube não é excepção, nesta altura tem ainda a agravante da descida ao 2º escalão que equivale a menores receitas, quer de publicidade, quer de bilheteira.
Algumas vozes, quais Velhos do Restelo se levantam, prevendo o naufrágio, achando que só temos viabilidade com mecenas, mas eu recuso-me sequer a imaginar tal coisa, não vejo no nosso futuro o Adamastor, mas sim o Cabo da Boa Esperança, que transporemos com tranquilidade.
Eu sonho e como já dizia António Gedeão, “enquanto o homem sonha, o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança”.
Sou optimista, acredito em quem está à frente do clube, acredito nos seus próprios sonhos e acho que será a pessoa indicada para os fazer florescer.
Sonho com um novo estádio, todo coberto para que nenhum adepto tenha que ficar à chuva, com campos de treino para que não tenhamos que andar sempre de trouxas às costas, nem os nossos atletas se sujeitem a vários pisos, aumentando a probabilidade de lesões, sonho com um clube de primeira, um clube de referência, um exemplo a seguir, um clube cotado na bolsa, uma SAD (da qual espero ser acionista), enfim um clube como os Trofenses merecem e têm direito.
Utopia? Sonho? Eu vou pela segunda, pois não há melhor na vida que voar nas asas de um sonho esperando que este se realize e eu...eu acredito na sua realização num curto espaço de tempo.
O dinheiro?
O dinheiro, não nos impede de sonhar, haja vontade e todo o resto virá por acréscimo. Por isso eu afirmo, que o Trofense vai no rumo certo, eu assino o que escrevo, cá estarei para dar a cara, caso tal não aconteça.
Hoje a crónica foge ao registo das ultimas semanas, infelizmente não assisti ao jogo da Taça da Liga contra o Marítimo, contudo não posso deixar de dar os parabéns aos “nossos meninos”, que se bateram de igual para igual, sem medo, nem complexos de inferioridade, diz quem viu que fez uma grande exibição, só lamento as lesões e já agora deixo uma duvida que me assalta.
O facto do treinador do Maritimo ter afirmado em vésperas de jogo que o Pedro Ribeiro era um bom atleta, terá sido determinante, para a sua lesão aos 8 minutos? Terá sido por isso que o Maritimo tanto “pau” deu? Eu não sei, nem nunca o saberei, mas fico feliz que o Helder Sousa (outro dos visados) não tenha saido do banco, assim está apto e como dizia a minha avó, eu não acredito em bruxas, mas...
Parabéns Trofense, foi um óptimo resultado, agora rumo à Primeira Liga que é lá o nosso lugar.

8 comentários:

Pedro Martins disse...

Aqui está outra faceta da nossa Maria! Gostei desta visão para o futuro do nosso clube!E o futuro é já amanhã. Espero e desejo que o nosso presidente ainda tenha a ambição necessária para levar para a frente um projecto de modernização do nosso clube.
Estádio novo? Seria atingir o sonho dos adeptos do CDT. Quero ter o prazer que tiveram todos os adeptos deste país que estrearam estádios novos.
Uma SAD? Seria ficar ao nivel dos grandes clubes, com uma gestão empresarial e completamente profissional.
Bom, tal como "pede" a Maria dos Trofenses, não podemos esqueçar o 1º dos objectivos, vamos subir à I Liga!
Parabens Maria(Lina)!

Mandarim Vermelho disse...

Gostei do texto, esta muito bem escrito, mas para mim não passa de utopia :(

SAD, custa-me muito a querer, ninguém no seu perfeito juízo investe dinheiro num clube ao qual não pode gerir...prefiro acções da REN ou EDP....

Estádio novo? Este com pequenos ajustes e melhorias serve perfeitamente, um estádio novo é coisa para ficar nos milhões de euros e que eu saiba milhões de euros é coisa que anda rara pela Trofa, só se o novo executivo quiser construir um estádio municipal.

Variações de piso, sempre vais ter, nem todos os campos tem o poder que nós temos e por isso jogam em pelados.

Paradela já ta mais que explorado, não há mais espaço para construir campos novos, ou melhor há mas ficaria muito mais caro é preferivel pegar no campo do Covelas por exemplo e fazer o mesmo que fizeram em Paradela ou até mesmo no campo do Guidões que brevemente irá receber relvado sintético.

Criar mais parecias com esses clubes é necessário, ficam os dois a ganhar.

Gostava de ver algumas coisas que fazem falta em Paradela como é o caso de uma bancada, visto uma pessoa ter de assistir ao jogo de pé, já não estou a pedir uma bancada coberta, uma simples bancadas, um parque de estacionamento no sopé da montanha que ai espaço não lhe falta e se possivel fazer um passeio ou mesmo uma escada ao longo da estrada para facilitar o acesso aos adeptos. O parque em cima ficava para as viaturas das equipas e das equipas de arbitragem e o de cá de baixo para público em geral.

Colocar olheiros pelos distritos a procura de jogadores, podem ser os treinadores da distrital que esses sim melhor que ninguem conhecem a realidade do que se passa no seu distrito e mais facilmente poderão apontar jogadores para reforçar a nossa equipa.

Podemos chegar tambem a parcerias com equipas de fora da Trofa, ou até mesmo fora do continente ou quem sabe mesmo no estrangeiro para encontrar jogadores e eles sendo de uma região fora da Trofa, tendo uma idade jovem para não terem uma mudança radical, poderem treinar no clube da sua area e depois nos juvenis ou juniores virem representar o nosso trofense.

Não podemos descurar mercados onde jovens emergem todos os dias caso do Africano e o dos países da América do Sul. Apostar nestes jogadores é importante, à muito que o Trofense deixou de ser um clube de bairro, o trofense tem de ser visto como um clube empresa, um clube voltado para o sucesso, uma mega empresa.

Temos de apostar na formação, não podemos andar a contratar aos 20 jogadores todas as épocas e dispensar aos 20, porque alguns já estão velhos e porque não tem colocação, equipas com mais nome do que nos, falo do Sporting não teem problemas em jogar com 7 jogadores da formaçao ao longo das eliminatorias da champions contra a poderosa Fiorentina.

Aproveitando o campo de Guidões e Covelas o Trofense ficaria com 3 campos relvados de futebol de 11 e um de 7, instalações de luxo para o futebol de formação, faltando apenas a construção da residencia para receber os jogadores de fora.

Apostar na formação é a unica maneira de um clube conquistar algo no futuro, alem do mais um clube deve se manter próximo dos jovens senão morre.

Uma das boas apostas era nestes jogos que nada dizem, como um caso do Trofense x Estoril, Trofense x Portimonense que poucos adeptos a equipa de fora traz ao nosso estádio porque não oferecer convites as crianças e bilhetes a preços reduzidos para os pais a poderem acompanhar? Estádio cheio, mais ambiente de volta da equipa e começava a nascer o espirito trofense no coração dos mais pequenos.

Levar os nossos jogadores as escolas, oferecer visitas às escolas ao nosso estádio e ao complexo desportivo de Paradela para as crianças sentir o pulsar do nosso clube e assim começar a ganhar carinho, lembram-se que as crianças quando construiem a sua personalidade é mais facil incutir o gosto por algo do que quando a sua personalidade esta feita.

O nosso clube tem futuro, temos de continuar a inovar e fazer diferente não podemos parar, caso paremos, morremos.

Pedro Martins disse...

Mandarim,
Percebo a tua perspectiva. Entendo o teu pessimismo! Mas como é que os outros fazem? não custa dinheiro? e as estruturas não custam dinheiro?
Bom creio que os clubes para crescerem têm que ter boas estruturas, modernas, funcionais e de custos baixos em termos de manutenção!
As SADs, são a actualidade em termos de gestão. Logo, têm que ser um objectivo!
Temos que acabar com os remendos em cima de remendos e fazer uma estrutura desportiva completa.
A Maria tem razão!O futuro está aí e o Trofense não pode esperar!

Mandarim Vermelho disse...

As sads funcionam em clubes dito grandes, em clubes como o nosso na 2 liga, não estou a ver grandes investidores a colocar dinheiro.....

Pena alguns desses remendos continuarem no tempo de Rui Silva, tem feito algumas coisas positivas, mas já fez muita asneira

Anónimo disse...

mandarim vermelho, acho que andas a ver muito fm para meu gosto e em paradela tem muito espaço e o cdt precisava era de dinheiro e ficava la em cima o estadio do cdt, muito mais espaço e com dinheiro melhores acessos

Maria disse...

Só queria repor uma injustiça que cometi.
A lesão do Pedro Ribeiro, nada teve a ver com o jogo mais duro do Maritimo.
Correcção feita...

Anónimo disse...

Parabens maria assim ja começo a gostar de ler a rubrica... nao gosto quando se baseia no resumo do jogo...
Kinhas

Mandarim Vermelho disse...

Espaço não falta, pois não o caro anonimo, mas se queres terraplanar aquilo, pagas mt mais, do que usar campo de outros clubes.

No FM não deves ter grandes rankings a nivel de gestão