segunda-feira, setembro 21, 2009

O Trofense precisa dos adeptos...

Adepto, qual o significado desta palavra?
“Partidário”, “admirador”, são dois dos sinónimos, eu pergunto, será que somos todos adeptos?
Quando o Trofense perde, levantam-se vozes, contra tudo o que mexa dentro de campo, ainda no Sábado, no final do jogo do Feirense, encontrei um simpatizante e sócio de muitos e muitos anos, pelo qual tenho o maior respeito, que estava revoltado com a atitude de alguns Trofenses, dizia ele que com adeptos assim, não precisavamos de adversários. Eu tenho que concordar com ele, muito embora queira abrir um parêntesis, para enaltecer muitos outros.
No autocarro, na viagem de regresso, havia já quem estivesse a fazer o “funeral” ao Trofense, haja pachorra...
Temos tido muito azar, com lesões e expulsões, com uma ou outra arbitragem, mas meus caros, este ano perdemos mas jogamos, eu confesso que preferia o eficaz, em detrimento do bonito mas lá chegaremos, pelo menos para mim “Maria” , a fé continua inabalável.
Um user que se assina como Couto, deixou um comentário que me chamou à atenção, porque penso da mesma maneira, para mim o Trofense é “o melhor clube do mundo”, basta ser o clube que eu amo, ser o clube da terra que me viu nascer, que me vai dar muitas alegrias, eu acredito nisso, acreditarei sempre.
Tive curiosidade e fui pesquisar as equipas que subiram na época passada, ver as posições que estavam na 4ª jornada, o Olhanense estava em 9º e o U. Leiria em 12º, aliás este ultimo, à 12ª jornada estava em zona de despromoção, em 15º lugar, será que os adeptos Leirienses também já lhe tinham feito as “cerimónias fúnebres”? Esses sim, teriam razões para estar preocupados, agora nós?!
Pesquisem que clube tinha à 4ª jornada, 6 atletas indisponiveis, 3 dos quais por tempo indeterminado e titulares indiscutiveis. Sabem quantos vão encontrar, não sabem?
A procissão ainda vai no Adro, tenham calma e nunca, nunca deixem de apoiar o nosso clube, não procurem bodes expiatórios, neste ou naquele jogador, por vezes estão menos bem, mas não é razão para os insultar, manda-los jogar para a terra deles e outros mimos que se ouvem no estádio, são os nossos atletas, só temos é que os apoiar, não é com insultos que vão fazer com que joguem bem ou sejam melhores como individuos.
Eu fico muito, muito triste com as derrotas do nosso Trofense, mas agradeço aos “Deuses”, não me tirar a capacidade de raciocinio, nem o discernimento e já agora...sim... continuo a achar que temos um bom plantel, melhor que o do ano passado...eu, muitos dos trofenses com quem falo e os próprios atletas, em especial os que transitaram da época passada.
Melhor plantel, melhor treinador, melhor ambiente e maior união no grupo, por isso os resultados não vão demorar a aparecer, eu espero que seja já no próximo Sábado, contra o Portimonense, que vai querer que sejamos nós a pagar a factura pela derrota que sofreu esta jornada na sua própria casa, mas não vão conseguir.
Como diz o Hino, “com todos juntos a apoiar, o Trofense vai ganhar”, vamos lá então fazer a nossa parte de adeptos (partidários, admiradores) e apoiemos o nosso clube.
As derrotas abalam-me, mas não me derrubam, por isso eu vou, com a mesma paixão de sempre, com o mesmo orgulho em ser Trofense...

15 comentários:

Anónimo disse...

Ora nem mais!
Então depois de uma exibição muito boa...ainda tentei no autocarro ver se os enterras tiravam essas ideias da cabeça, mas não me aprece...enfim.

Couto disse...

100% de acordo...vou apenas sublinhar na minha frase "...clube..." e não equipa de futebol, para mim são 2 coisas diferentes, 1º o clube em 2º a equipa de futebol.

Sou sócio do CLUBE DESPORTIVO TROFENSE...não sou sócio de uma equipa de futebol nem adepto do jogador ou treinador A,B ou C.

eu penso assim (decerto é por ser sócio à mais de 20 anos) outros pensam ao contrário!

Unknown disse...

Gostaria de deixar um “recado” aos nossos jogadores. Dêem tudo o que em têm dentro de campo. Abordem todos os lances como um lance vital. Nem que aos 45m alguém tenha que dizer ao “mister” que não pode mais e tem de sair. Mostrando a vossa garra dentro de campo terão sempre o apoio dos adeptos. Com GARRA e EMPENHO os resultados vão aparecer.
Trofenses, vamos dar o nosso melhor e apoiar o nosso clube.
Trofense rumo a 1ª LIGA

Anónimo disse...

É assim, eu concordo, que o nosso clube deve ser apoiado a 100% ker perca ou ganhe. No entanto, tendo em vista que o nosso clube está a lutar pela subida os adeptos ficam desmoralizados, com estas exibiçoes.
Até no fc porto, para dar um exemplo, vejam k se passa quando por exemplo perdem dois jogos seguidos, carro treinador a arder, jogadores ameaçados.

Agora nao se pode por expectativas nos adeptos. Mais vale dizer k é pa jogar pela manutencao. Pois ao dizer k é para subir, e a ekipa joga desta maneira, claro que ha contestacao.

Acham que este treinador vale alguma coisa? Que me dizem helder sousa no banco? Silas a titular, com reguila e maciel no banco. Que me dizem dos nossos defesas centrais? Sempre a meter agua...

FORCA trofense. Vamos acreditar.

Maria disse...

Couto, fizeste bem em sublinhar a tua frase, porque eu também sou primeiro do Clube, também serei depois de todos que o representam(Presente)
Agora se os atletas se mudarem, seja por que motivo for, não deixo de os aplaudir, mas jamais alguém me verá a querer ver que essas mesmas pessoas brilhem num clube que é nosso adversário, principalmente se estiverem a jogar contra o CDT.
Eu vi isso no Sábado,
infelizmente...

Pedro Martins disse...

Muito oportuna e profunda a Rubrica desta semana.
Este é o momento certo para que os verdadeiros Trofenses, banirem os falsos trofenses. Este é o momento certo, para apenas ser falar do Trofense com a verdade, com clareza e pondo de parte interesses particulares ou raivas pessoais. Este é o tempo de unir os verdadeiros trofenses à volta do clube.
Não se pode ser do Trofense e usar da mentira e do boato para falar do clube.
Não se pode ser do Trofense e apoiar directa ou indirectamente os clubes nossos adversários. Não existe a nivel mundial nenhum clube que tenha adeptos que "amam" os ex.jogadores, e criticam os actuais jogadores. É ao contrário! Isto só pode acontecer por inconsciência ou sadismo. Não se pode ser do Trofense e não reconhecer o excelente trabalho que o Presidente Rui Silva tem feito para colocar o Trofense na elite do futebol português. Não se pode ser do Trofense e não se reconhecer que o nosso clube é actualmente uma referência de seriedade e gestão a nivel nacional. Não se pode ser do Trofense e usar do insulto, da mentira, do boato e da maldiscência sempre que fala do clube e das pessoas que servem o clube.

Ser do Trofense é perceber que somos um clube pequeno com uma grande alma e entusiasmo. Ser do Trofense é perceber que somos uma cidade pequena que conseguiu ser um exemplo a nivel nacional. Ser do Trofense é ser sempre, primeiro do Trofense, depois do Trofense, e no final de qualquer outro clube. Ser do Trofense, é "sofrer com a derrota, mas não deixar que nos derrubem". Ser do Trofense "é ter orgulho em ser do Trofense"!!
Ser do Trofense "é acreditar sempre"!!

Parabéns Maria!Tu és do Trofense....

Anónimo disse...

É assim , o que muita gente nao percebe, o futebol é uma "empresa" envolve muita coisa. Portanto, os adeptos que pagam ao clube, ajudam pagar ordenados dos jogadores, tambem podem contestar quando for precisO. Porque tem direito. Numa empresa, se o empregado falha leva um sermao, aki passa-se igual. Se os jogadores nao se esforcam, se o treinador comete erros, nao estao livres de criticas. Porque todos os adeptos verdadeiros, nao com as criticas so kerem o bem para o clube. POdem nao ajudar as criticas, mas é incontrolavel. Agora tudo depende, dos jogadores, e ekipa tecnica. Pois se trabalharem bem, os adeptos sao os primeiros a puxar por eles.

Vamos trofense!! Lutar para ganhar todos os jogos.

Maria disse...

Anónimo das 15h44m
Tu até dás um bom exemplo de como os adeptos que ofendem certos jogadores, estão errados.
Vamos levar hipoteticamente as coisas para o lado da empresa.

Os jogadores são a linha de produção, os adeptos serão o comprador, certo?
Se o comprador chegar à loja da fábrica e se deparar com um artigo com defeito,ou mal confecionado, entra pela fábrica dentro e vai reclamar com quem o fabricou?
Não! Quando muito pode dirigir-se ao responsável da fábrica e mostrar o seu desagrado pelo produto.
Este por sua vez, chamará a atenção do encarregado, que por sua vez, chamará a atenção do funcionário que produziu.
Ou seja, aplicando isto ao clube, seguindo o mesmo raciocinio, a quem compete passar os tais sermões aos atletas é ao treinador ou não??
Nós adeptos, podemos e devemos mostrar o nosso desagrado, a quem de direito, não podemos é ofender A, B ou C individualmente, (que é o que acontece) por uma exibição. Pensa nisso.

Maria disse...

Pedro, o teu comentário, não devia ter esse nome, devia ser parte integrante da rubrica.
Dizes em poucas palavras, o que eu me esforcei por dizer em muitas.
Obrigada pelo apoio de sempre, tu também és do Trofense, pena que alguns não o percebam.

edu disse...

nos momentos dificeis é que se veem os verdadeiros trofenses! não é quando estão em cima ou quando tudo corre bem que eles necessitam de apoio ms sim nestes momentos.e infilizmente é o que se tem visto! eu como já disse há mt tempo não sou só adepto de vitórias apoiarei sempre o trofense, ms quando acho que alguma coisa nao está a funcionar bem também critico! é o caso deste inicio de época uma equipa que quer suvir ter mais golos sofridos do que marcados diz tudo. e o jogo contra o feirense demonstrou isso mesmo , vi o trofense a ser superior encontrou pela frente um grande guarda redes que mts pessoas tem a memória curta e o assoviaram no inicio do jogo! (também gostava que tivesse sofrido golos )ms assim nao aconteceu.e a nossa defesa meteu água por td lado. assim é mt dificel ganhar jogos, foi assim em fátima com o aves e agora com o feirense já nao falando na taça. é verdade que temos muitas lesões mas nao é justificação!gostava de deixar uma pergunta no ar, gora tall nao servia para o trofense?concluindo eu continuarei a apoiar e acredito que é possivel subir ms ainda tem mt trabalho pela frente e só com o apoio de todos isso será possivel!

simaocdt disse...

Ainda existem grandes Trofenses, grande rubrica.

Abaixo a todos os que se dizem trofenses e só sabem criticar negativamente a equipa e o clube.

Anónimo disse...

So digo uma coisa sou trofense amo o trofense mas nao tenho coragem de ir aos ultimos jogos a equipa nao me mostra confiança e isso deixa-me triste espero que mudem a minha maneira de pensar ficarei muito feliz força Trofense

Couto disse...

Anónimo das 23:38

Se o teu filho jogasse no Trofense tu não ias ver todos os jogos?
Pois é assim que devemos pensar, o Trofense faz parte da nossa familia.

Esta época praticasse melhor futebol que a época passada!

agora eu pergunto...onde estão os 3300 sócios e onde estão os 4000 e 5000 pessoas que iam ver os jogos da época passada? se estavamos sempre a perder.

Há o nome de um animal muito apropriado para essa pessoas…o barco ainda não afundou nem sequer está a afundar-se!

Mudaram os protagonistas e mudamos de divisão…mas o clube é o mesmo, o símbolo é o mesmo, a cor das camisolas é a mesma, o estádio está no mesmo sitio, o presidente é o mesmo, não serão motivos suficientes para continuar a ir ao estádio.
Eu não sou muito de ir para o estádio berrar e puxar pela equipa…mas axo que o maior apoio que se pode dar é estar presente, ali ao lado da equipa, nas horas mais fáceis e mais difíceis.

Eu penso assim…

Anónimo disse...

CARO COUTO EU NAO TENHO FILHOS A JOGAR NO TROFENSE MAS TENHO FAMILIA QUE JOGA E ACOMPANHO OS JOGOS DELES ESSES SIM EU APOIO SEMPRE E NUNCA OS VOU ABANDONAR A FORMAÇAO PARA MIM ESTA A TER MAIS IMPORTANCIA QUE A EQUIPA SENIOR... DEVIAMOS APOSTAR MAIS NA FORMAÇAO DAR SAIDA AOS NOSSOS JOGADORES QUANDO ATINGEM A IDADE DE SENIOR SAO MUITO RAROS OS QUE TêM LUGAR NO NOSSO CLUBE

Couto disse...

Só tentei convencer-te a ir ao estádio ver os jogos, como dizes-te que estavas sem coragem para ir ver o Trofense…já vi que não fui convincente, paciência fica para a próxima!