quarta-feira, dezembro 04, 2013

Entrevista de Aderlan Santos (Ex-Trofense) á revista do SC Braga!


» Entrevista com o central que renovou até 2018.

"Quero deixar a minha marca no clube"

Ainda é um miúdo, mas joga como gente grande. Chegou a Braga há pouco mais de um ano e já é um dos ativos mais valiosos do clube. Aderlan Santos, de 24 anos, é um defesa-central de pé quente. Já marcou por mais que uma vez e admite que não quer ficar por aqui. Com contrato até 2018, Santos quer deixar a sua marca na legião dos Gverreiros do Minho. Até lá, promete trabalhar para agradar os adeptos "de um dos maiores clubes portugueses".

Chegaste a Braga há pouco mais de um ano! Como está a correr a experiência?
- Está a correr bem! Fiz a escolha certa. O SC Braga é um grande clube que me tem ajudado imenso. Desportivamente esta época também está a correr-me muito bem. A nível coletivo estamos a melhorar aos poucos. Consoante o tempo vai passando temos adquirindo melhor as ideias do professor. É natural que haja um período de adaptação.

A equipa B é um bom test-drive para chegar à equipa principal?
- Sim, sem dúvida! Foi onde comecei a ganhar espaço e adquirir a ideia do jogo do SC Braga. Fui habituando-me à realidade do clube etrabalhando para ser chamado à equipa principal. Felizmente, assim foi. Quando chegamos à equipa principal não há grande dificuldade porque já vimos preparados da equipa B.

Sempre foste visto como um jogador que poderia atingir, num curto espaço de tempo, a equipa principal do SC Braga! Isso motiva ou pressiona?
- Motiva sempre! Quando cheguei a Braga estive parado e quando entrei na equipa B estávamos numa fase complicada, mas rapidamente foi ultrapassada. A partir daí os jogadores soltaram-se e eu também tive oportunidade para mostrar mais de mim.

Que diferenças encontras entre a equipa B e a principal?
- Na segunda liga a qualidade já existe, mas na Liga Zon-Sagres é bem diferente. Na II Liga o jogo é mais duro e aqui - Liga Zon-Sagres - os pormenores fazem toda a diferença. Um erro individual pode deitar por terra um objectivo coletivo. O campeonato que a equipa B disputa também tem imensa qualidade, mas está uns furos abaixo. Aqui a cobrança e a visibilidade é muito maior!

Por aquilo que conheces da equipa B há outros jogadores que, tal como tu, podem chegar ao plantel principal?
- Sim, claro que sim! Há imensa qualidade e eles podem muito bem seguir o mesmo caminho que eu, o Mauro, o Tomas Dabó, o Hebert, etc. Têm que se focar no trabalho do dia-a-dia e mostrarem-se bem quando forem chamados. Nunca baixar os braços nem facilitar. É importante dar sempre o máximo todos os dias e em todos os jogos. A exigência do clube é grande e não podemos baixar os braços e ficar à espera que resolvam o nosso futuro por nós.

Chegaste a Braga depois de uma passagem pelo Trofense aonde foi público que o clube atravessou uma grave crise financeira! Esse episódio fez-te crescer?
- Sim, porque não é fácil ficar sem receber! Ainda na Trofa houve uma fase em que os jogadores foram de férias e eu fiquei em Portugal com pouco dinheiro e isso ensinou-me a gerir e a poupar. Por isso, quando aconteceu uma coisa pior eu já estava preparado e já sabia como havia de reagir. Só espero que isso não volte acontecer (risos).

Recentemente renovaste pelo SC Braga até 2018! O que esperas alcançar nas próximas cinco temporadas?
- Atingir tudo quanto for possível. Se for possível quero jogar a Liga dos Campeões, a Liga Europa, ir à final da Taça de Portugal e da Taça da Liga. Quero lutar por tudo aquilo que o clube quiser alcançar. Quero ser mais um ajudar, mas se for possível quero deixar a minha marca no clube.

Falou-se muito da tua renovação! É fácil lidar com um processo que envolve o futuro do atleta?
- No meu caso foi! Eu já sabia que queria ficar e jogar aqui em Braga. Isso ficou claro. Depois há questões burocráticas a serem resolvidas, mas havendo vontade e consenso tudo se resolve. Como havia as duas coisas a renovação foi fácil de acertar!

"SER CAPITÃO SERÁ UM ORGULHO"

Vais ser Gverreiro do Minho até 2018 e isso pode fazer de ti um candidato a capitão do clube. Estás preparado para assumir o cargo?
- Estou preparado para o que for preciso. Ser capitão será um orgulho, mas se isso vier acontecer não vai mudar em nada a minha postura e dedicação. Serei sempre a mesma pessoa com os mesmos objectivos. Dar sempre o máximo pelo clube que represento.

O que é que os adeptos podem esperar da equipa esta época?
- Podem esperar por dedicação, emprenho e respeito a este enorme clube.

É difícil suportar a pressão dos adeptos?
- O SC Braga é um clube grande e todos grandes clubes têm pressão. Na minha maneira de ver as coisas, ainda em que assim é. Quando não há oressão não é um bom sinal.

Em Braga, quer na equipa A, quer na B, há jogadores brasileiros. Isso foi importante na tua adaptação?
- Sim, mas os portugueses também me ajudaram imenso. O que facilitou a minha adaptação foi a lindua. O facto de se falar português foi o mais importante de tudo. Para ser sincero, na Trofa, os meus melhores amigos foram portugueses.

No currículo já tens uma Taça da Liga. Qual é o próximo troféu que gostavas de ganhar?
- (risos) Qualquer título é bem-vindo. Vencer o campeonato seria lindo, mas só de imaginar ganhar uma prova europeia seria fantástico. Para já sonhamos com isso, mas quem sabe se um dia não ganhamos mesmo? Vamos trabalhar e deixar o destino decidir.

És brasileiro e naturalmente que gostavas de representar a selecção do teu país, mas caso não seja possível ponderas naturalizar-te português e alinhar pela seleção Nacional?
- O Pepe e o Deco ficaram isso. Não sei. Verdade é que no Brasil há excesso de jogador. Para eu jogar por Portugal tem de haver vontade das duas partes e ainda é cedo para falar nisso. Temos que deixar o futuro decidir. Se acontecer para mim será uma honra!

És um defesa goleador! Isso treina-se ou já é habitual em ti fazer golos?
- Treina-se e treina-se muito. Mas o meu principal objectivo é ajudar a equipa a não sofrer. Se conseguir isso já é ótimo, mas se der para fazer um golo não vou desperdiçar (risos).

Há avançados que te tiram o sono?
- Tirar o sono não, mas que obrigam a estar preparado, isso todos eles! Os avançados do campeonato português são todos de elevada qualidade e isso obriga-me a estar a 100% concentrado e nunca vacilar. Jogar sempre nos limites.

Que mensagem gostavas de deixar aos adeptos do SC Braga?
- Dizer-lhes que a equipa está empenhada em atingir os objectivos. Vamos trabalhar duro para no final da época ficarem orgulhosos da nossa prestação. Tudo faremos para estar presentes numa competição europeia na próxima época, mas até lá temos que trabalhar muito.

Sem comentários: