quinta-feira, dezembro 11, 2014

Jornal Record | Assitir ao Trofense-Portimonense custa quatro enlatados

Receita reverte a favor da Cruz Vermelha

Quatro enlatados de salsichas, atum ou feijão é quanto custa o "bilhete" para assistir domingo ao Trofense-Portimonense, da 19.ª jornada da 2.ª Liga, cuja receita reverte a favor da Cruz Vermelha (CV) da Trofa.

A iniciativa chama-se "Jogo dos Sorrisos" e surgiu da convicção de que ao espetáculo do futebol pode estar associada a solidariedade. Assim, no domingo, pelas 15 horas, para assistir ao jogo basta "trocar" o bilhete habitual por quatro enlatados, um preço "simbólico" que a CV da Trofa escolheu por estimar que gasta por ano "mais de 2.000 quilos" destes produtos em refeições e apoios de emergência.

"Se falarmos em quilos de atum ou salsichas, isto equivale a mais de dois mil quilos. O atum e as salsichas permitem variedade em massas, arroz e saladas. O feijão também ajuda muito. E pessoas que não tenham em casa carne nem peixe, com o atum e as salsichas conseguem colmatar essa lacuna um bocadinho", descreveu à agência Lusa a coordenadora da CV da Trofa, Carla Lima.

Esta instituição serviu, este ano, 10.100 refeições quentes na sua cantina social, enquanto em igual período de 2013 serviu cerca de 6.800 refeições, o que significa um aumento de pedidos superior a 3.000.

No final de outubro a CV da Trofa passou a cantina social para o quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa (AHBVT), tendo assim conseguido aumentar a capacidade de resposta em refeições quentes: almoço e entrega de sopas para o jantar.

"Ao aumento da capacidade de resposta física, necessitamos de juntar a capacidade de resposta em comida, pelo que os donativos são fundamentais", disse Carla Lima, sublinhando que a CV da Trofa "não conta com apoio estatal".

No vídeo promocional desta iniciativa o capitão do Trofense, Tiago, bem como o presidente do clube, Paulo Melro, a par de voluntários da delegação da CV da Trofa empunham cartazes com mensagens como "Acompanhamos 340 processos de RSI [Rendimento Social de Inserção] e Ação Social" ou "Promovemos a igualdade de género envolvendo 40.000 pessoas".

O "Jogo dos Sorrisos", ou seja a receção do Trofense, penúltimo classificado da 2.ª Liga, ao Portimonense, que ocupa a 10.ª posição, realiza-se domingo pelas 15 horas.

Sem comentários: