domingo, dezembro 14, 2014

Entrevista de Jordan Hamilton ao site da MLS


Sendo produto das camadas jovens do Toronto FC e da selecção Canadiana, Jordan Hamilton nunca ficou muito longe de casa. Assim o empréstimo que o nativo de Toronto completou recentemente no lado português ao serviço do CD Trofense, foi compreensivelmente uma experiência "abre-olhos".

"Foi um momento difícil com a língua e a nova cultura, mas foi bom para ver que nem todos os sítios do mundo são tão bons quanto aquilo que o Toronto FC oferece", disse Hamilton ao MLSsoccer.com. "Tu aprendes realmente a dar valor ao que tens". Na academia em Toronto, era sempre uma sensação de conforto, e estás sempre rodeado das melhores condições e estruturas. Então, realmente dás valor a tudo isso quando experimentas algo não tão bom na Europa. "

O empréstimo fulminante restringiu o ano para o internacional sub-20.

Uma das estrelas mais brilhantes da Academia do Toronto FC, Hamilton ganhou um contrato de primeira-equipa no início de 2014. Ele marcou o seu primeiro golo pelo Toronto FC num jogo amigável frente ao Tottenham Hotspur, e, num esforço para dar-lhe um pouco do sabor da vida no exterior, o clube emprestou-o ao CD Trofense que milita no segundo escalão Português, na sequência de uma restrição com a filial USL PRO em Wilmington Hammerheads.

Ele disse que a superação da barreira linguística foi difícil, mas apesar de tudo o mesmo tornou-se proficiente em Português nos seus curtos três meses no país.

"Eu aprendi a falar [Português], da maneira que não foi tão mau depois de um tempo", disse Hamilton. "Gilberto enviou-me algumas mensagens um par de vezes e eu falava Português com ele, através do Twitter e outros meios. Isso foi muito bom. "

Deixando de parte as mensagens com o atacante brasileiro do TFC, Hamilton disse que o maior desafio não estava em campo - ele descreveu o nível de qualidade como semelhante á MLS, mas com um toque mais físico. Pelo contrário, era nas relações com os seus novos companheiros.

"Tu és o tipo de pessoa que vem de fora, porque na Europa [a mentalidade] é que tu chegas para roubar o lugar de outro", disse Hamilton. "Tu realmente tens que lutar todos os dias nos treinos. Assim como, nos treinos, era uma luta, como se fosses para a guerra apenas na prática. Aprendes a intensificar o teu jogo e isso faz-te melhorar em todos os aspectos. Precisas de perceber que queres ser um jogador profissional numa situação como essa. "

Com uma nova experiência na sua carreira, Hamilton junta-se agora ao resto dos sub-20 internacionais do Canadá para o estágio de preparação dos jogos de qualificação para o Mundial da categoria, que terá lugar na Jamaica. Ele admitiu que não tinha certeza se estaria com a equipa sénior do Toronto FC na próxima temporada ou com a equipa mais jovem PRO USL do clube, mas ele disse que iria lutar pelo seu lugar de qualquer maneira.

Hamilton, deixou também alguns conselhos ao seu ex-companheiro, Doneil Henry, que está a seguir uma carreira na Europa vestindo o equipamento cipriota do Apollon Limassol.

"Normalmente é o Doneil que me dá alguns conselhos, mas apenas gostaria de dizer para te esforçares desde o primeiro dia e afirmar-te para que eles saibam que estás aí para trabalhar", disse Hamilton. "Aprende alguma coisa todos os dias. Aceita a cultura, porque não vai ser como Toronto. E, também, aprende a língua ".

Fonte: MLSsoccer.com

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta entrevista só demonstra o estado em que está o nosso clube. de rastos. alguem a dizer mal desta maneira, só pode estar um ambiente de cortar À faca. esta pouca vergonha parece que vai continuar. hoje temos um jogo importante, os nossos principais concorrentes diretos ganharam os seus jogos,caso o trofense nao ganhe vai aumentar o buraco onde tamos metidos. espero que o jogo nao venha a ser degradante, e que os jogadores se matem em campo. mas sinceramente nao estou a ver o trofense a ganhar hoje, mas é so um feeling.
espero estar enganado.