sábado, setembro 29, 2012

Site Oficial CDT | Entrevista do Mês | Tiago Lopes


cdtrofense.pt: Quem é o Tiago Lopes?
Tiago Lopes: Sou um jogador novo, cheguei há pouco tempo ao CD Trofense. Um jogador que vem para ajudar o clube a atingir os seus objetivos.

cdtrofense.pt: Como foi a tua infância?
TL: Sempre criado com o meu irmão. Tenho um irmão gémeo, que joga no Beira-Mar, sempre jogamos juntos desde a formação, no Coimbrões, no FC Porto e agora na passagem por Itália. Mas foi uma infância tranquila, sempre com a família e os amigos.

cdtrofense.pt: O que gostas de fazer nos teus tempos livres?
TL: Estar com a família, com a namorada. Jogar playstation também, é importante.

cdtrofense.pt: Qual/quais os teus pratos preferidos?
TL: Costelinha assada.

cdtrofense.pt: Tens um irmão gémeo. Há alguma peripécia engraçada que pudesses partilhar? Troca de identidades, por exemplo?
TL: Sim há. Houve um jogo em que na altura o meu irmão já tinha amarelo e ia ser expulso, mas o árbitro enganou-se e deu-me a mim o amarelo. Em vez de ter sido ele a ser expulso fui eu. Eu tinha amarelo, e o árbitro enganou-se e deu-me a mim o segundo amarelo. Fui eu expulso em vez do meu irmão. Por acaso foi curioso o árbitro ter-nos confundido no futebol.

cdtrofense.pt: Quando é que surgiu o gosto pelo futebol?
TL: Surgiu através do meu pai, que foi jogador também e incutiu-nos. Eu e o meu irmão sempre gostamos de futebol, desde pequeninos andávamos com a bola atrás, para a escola e tudo e surgiu. A certa altura nos Infantis, fomos treinar ao Coimbrões e ficamos.

cdtrofense.pt: Quais os teus objetivos de vida? Passam pelo futebol profissional?
TL: Claramente. O meu objetivo é chegar ao mais alto nível.

cdtrofense.pt: Em campo, qual a posição em que te sentes mais confortável a atuar?
TL: É defesa direito, fazer o corredor todo. É a minha posição de raiz. Em todos os clubes sempre joguei nesta posição e o meu objetivo é chegar o mais rapidamente possível à Liga ZON Sagres e ficar por lá muito tempo.

cdtrofense.pt: O teu irmão gémeo também joga futebol. Como foi para os vossos pais terem dois filhos a seguirem esta profissão?
TL: Foi engraçado. Estavam habituados a jogarmos juntos para todo o lado, mas há sempre uma altura em que temos que nos separar. Foi tranquilo e com naturalidade.

cdtrofense.pt: Como têm a mesma profissão em comum, costumam trocar conselhos profissionais?
TL: Trocamos sempre conselhos um com o outro, tentamos ajudar sempre. Ele vem ver os meus jogos, eu vou ver os dele. E por acaso ele ajuda-me sempre e eu ajudo-o a ele. Estamos sempre em contacto.

cdtrofense.pt: Em 2003/04 iniciaste a tua formação na equipa de Coimbrões, passando depois pelo Padroense, pelo FC Porto (2005/06) e pelo Candal (2006/07). Qual é o balanço que fazes desses anos? TL: Faço um balanço muito bom. Inclusive no meu último ano de júnior no Candal fui internacional, chamado à Seleção Nacional sub-19. Concretizei um sonho. E depois surgiu a hipótese de Itália e tive lá dois anos. Depois fui para o Sp. Espinho, Tondela e agora estou no CD Trofense.

cdtrofense.pt: Tu e o teu irmão fizeram a formação juntos. Como foi depois separarem-se profissionalmente?
TL: Foi um bocado triste, mas o futebol é assim. Temos que estar preparados para tudo, mas foi complicado. No entanto, depois chega a certo ponto em que passa, é tranquilo, sem problema.

cdtrofense.pt: Tiveste duas épocas (2008/09 e 2009/10) na equipa italiana Valle d´Aosta. Como surgiu esta oportunidade? Alguma vez pensaste em recusar esta oportunidade?
TL: Foi através do meu empresário e da Seleção também. Viram, observaram, gostaram e surgiu a hipótese de ir para Itália e não hesitei, porque até foi bom financeiramente e em todos os aspetos. Foi uma porta que se abriu e foi muito bom.

cdtrofense.pt: O que retiraste desta experiência de jogares no futebol italiano? Quais as principais diferenças em relação ao português?
TL: Foi conhecer um futebol diferente do nosso, mais físico, uma liga com mais luta, menos dotada tecnicamente que a nossa. Mas foi muito bom. É sempre bom um jogador novo ir para fora e assimilar outra cultura e outras ideias.

cdtrofense.pt: Na época 2010/11, tu e o teu irmão reencontram-se no Sp. Espinho e, na época seguinte, transitaram para o Tondela. Como foi este reencontro?
TL: Foi ótimo, porque essa época em Espinho correu otimamente aos dois, podíamos ter dado o salto, mas por causa dos direitos de formação não conseguimos, não houve essa hipótese. Já nessa altura tínhamos o CD Trofense interessado, mas não foi possível, fomos para o Tondela, fizemos uma boa época, subimos de divisão. E agora houve uma separação ele foi para o Beira-Mar e eu vim para o Trofense.

cdtrofense.pt: Como é que era jogar na mesma equipa que o teu irmão, uma vez que têm a mesma posição em campo? Isso podia ser uma estratégia para baralhar os adversários?
TL: Era sempre engraçado, jogávamos juntos. Ele joga do lado esquerdo, eu jogo no lado direito. É sempre engraçado ver duas pessoas iguais a jogar nos corredores, como os irmãos Miguel e Nuno Lopes. Só que ele tem o pé esquerdo e eu tenho o direito, senão era confundido sempre e para a equipa adversária era fácil de confundir.

cdtrofense.pt: Como surgiu a oportunidade de ingressares no Departamento de Futebol Profissional do Clube Desportivo Trofense?
TL: Surgiu através do meu empresário. O treinador, Professor Neca, também conhecia bem as minhas qualidades. E foi fácil vir para aqui e estou muito contente de representar o CD Trofense.

cdtrofense.pt: És o jogador com mais minutos de jogo. Que significado tem para ti ser, desde o início, um dos titulares indiscutíveis do Professor Neca?
TL: Tem sempre um significado muito especial. Qualquer jogador sonha chegar ao futebol profissional e jogar. Eu estou a conseguir isso e estou muito contente por mim e pela equipa, porque estamos a assimilar os processos do “Mister”. Penso que com a qualidade que a equipa tem e com a experiência do “Mister” nesta divisão e em divisões superiores, vamos fazer uma época de grande qualidade e vamos surpreender muita gente.

cdtrofense.pt: Como têm sido estes primeiros tempos como jogador profissional? Qual o balanço que fazes?  
TL: É muito positivo. Tenho aprendido muito com os meus colegas e com o “Mister”. O futebol profissional não tem nada a ver com o futebol não profissional. O futebol profissional exige muito de um jogador, tanto a nível desportivo como pessoal. E a experiência tem sido espetacular, tem sido muito bom. Tenho tido a felicidade de jogar sempre e dar continuidade ao trabalho desenvolvido.

cdtrofense.pt: Sendo esta a tua primeira época como jogador profissional, quais são as tuas expectativas? O que esperas retirar desta experiência?
TL: Espero jogar com regularidade, melhorar em todos os aspetos, defensivos, ofensivos, e tirar ilações muito importantes de como é a Segunda Liga, competição altamente exigente.

cdtrofense.pt: Contrariamente às outras equipas, esta época começou tarde para o CD Trofense. Como tem sido a vossa preparação?
TL: A época começou muito tarde para o Trofense, mas estamos a assimilar os processos do Treinador e a cada dia que passa, cada treino que passa, cada semana que passa temos evoluído bastante e temos dado conta do recado. Estamos muito bem.

cdtrofense.pt: Quais são as tuas expectativas para o futuro?
TL: São as melhores. Expectativas são muito boas, temos um plantel com grande qualidade e podemos fazer claramente um campeonato tranquilo e sem sobressaltos. Sabendo das dificuldades que o CD Trofense atravessa, vamos aguardar com tranquilidade.

cdtrofense.pt: Que mensagem queres deixar aos sócios do CD Trofense?
TL: Que apoiem a equipa e que confiem na equipa, porque começou tarde, mas vai conseguir levar o Clube Desportivo Trofense a bom porto com tranquilidade e espero que eles acreditem na equipa e que venham sempre ao estádio apoiar. A equipa precisa deles, o apoio da massa associativa é fundamental em cada jogo.

Sem comentários: