domingo, julho 01, 2012

Vazio diretivo ameaça Trofense

A Comissão administrativa cessante e a anterior direção trocam acusações sobre a responsabilidade na crise do clube da Trofa.

A participação do CD Trofense na Liga de Honra de futebol está ameaçada para a época 2012/13, confirmou a direção cessante, numa assembleia-geral na qual se registou troca de acusações entre atuais e ex-dirigentes.

O ambiente era tenso este sábado, por volta das 21 horas, no salão nobre da Junta de S. Matinho de Bougado, Concelho da Trofa. Cerca de uma centena de associados reuniram-se em assembleia-geral com a intenção de eleger os corpos sociais para o biénio 2012/14, mas a ausência de lista e a decisão de não continuar da comissão administrativa em funções, liderada por José Leitão, deixaram o clube num vazio diretivo.

Acresceu a este problema a revelação feita por José Leitão, no início da sessão, de que «ontem [sexta-feira] os brasileiros rescindiram o contrato com o CD Trofense. O Lucas [Lucas Santos, investidor da LS Soccer] foi embora triste. Ele não fugiu, fizeram-no fugir», disse o agora ex-presidente do Trofense.

Face ao cenário de vazio diretivo, com a rescisão por mútuo acordo da parceria entre a LS Soccer e o Trofense (se rescisão não tivesse sido amigável o clube teria de pagar 300 mil euros), que inicialmente seria por um período de cinco anos, os associados trofenses ouviram hoje a notícia de que a inscrição na Liga de Honra está «ameaçada», estando a ser equacionada a hipótese de «fechar portas».

«Temos os pressupostos a serem tratados. Temos as declarações de não dívida aos jogadores e à segurança social mas a das Finanças não conseguimos. Queria fazer um acordo, mas estou impedido porque a anterior direção fez e não cumpriu», afirmou José Leitão.

De acordo com o dirigente desportivo, até dia 05 de julho têm de ser pagos cerca de 62 mil euros para que a declaração exigida pela Liga de Clubes possa ser passada pela Administração Tributária.

No entanto a dívida do Trofense ronda os seis milhões de euros, incluindo uma verba de quatro milhões de empréstimos feitos pela anterior direção presidida por Rui Silva.

A comissão administrativa cessante confirmou, ainda, que o seu estádio foi alvo de uma penhora devido à divida de 200 mil euros ao ex-jogador Charles Chad. A pedido de José Leitão, Luís Calmeirão e Vasco Sampaio - «amigos do clube e colaboradores da comissão a titulo pró bono» - conduziram os trabalhos e revelaram que, além de Charles Chad, também os ex-jogadores Milton do Ó e Gégé reclamam verbas de cerca de 118 mil euros e de 33 mil euros, respetivamente, por «falta de cumprimento salarial». «E há ainda a empresa de autocarros, a da relva, todas. Agora tudo aparece. As surpresas estão todas atrás da porta», acabou por intervir José Leitão.

Face às revelações feitas, vários sócios exigiram que fossem identificados os «culpados» da situação atual do clube. «Quem são os coveiros do Trofense?», pediu Eugénio Gomes, ex-presidente do clube e uma das vozes mais criticas da massa associativa.

Na sala encontravam-se ex-diretores que pertenceram à direção de Rui Silva, presidente de 2006 a 2011. Armando Martins e Paulo Melo saíram em defesa do antigo elenco diretivo, rejeitando responsabilidades sobre a má gestão financeira do clube.

«Rui Silva fez um empréstimo de 10 milhões de euros. Já fez um perdão de seis milhões. Devem-lhe quatro milhões. Esta comissão administrativa é que fez uma gestão danosa do clube», acusou Armando Martins.

Em resposta, José Leitão voltou a responsabilizar a direção anterior e reiterou a afirmação de que muitos assuntos foram «ocultados» à comissão administrativa, quando esta entrou em funções em julho de 2011.

À margem desta assembleia-geral, José Leitão revelou que, «por confiar no sentimento trofense de quem o acompanhava», aceitou que «uma pessoa da anterior direção fizesse parte da comissão que tomou posse em 2011 a tratar de todas as questões financeiras do clube». O agora ex-presidente culpou, então, esse ex-dirigente pelo não cumprimento do acordo com as Finanças para pagamento das dívidas, adiantando que o acordo foi feito a 22 de setembro de 2011 e esse membro da comissão se demitiu em outubro de 2011.

«Não digo nomes mas é fácil lá chegar. Eramos três e eu acabei sozinho. Eramos três e o Cerejo não tem culpa [à data de constituição da comissão administrativa José Leitão foi conduzido no cargo ao lado de Paulo Cerejo e Paulo Melo]. Não digo o nome em si. Não pronuncio o nome desse cavalheiro, mas é fácil perceber quem fez acordos e não cumpriu e o clube está neste estado e não sei se haverá inscrição porque não há dinheiro. Vou embora. O meu inferno acaba hoje às 24 horas. Presidente, nunca mais», disse José Leitão que esteve à frente do clube da Trofa durante 11 anos, de 1996 a 2006, e na época 2011/12.

No final da sessão, por iniciativa de Luís Calmeirão, foi pedido aos associados que reúnam uma nova comissão. O advogado trofense conseguiu juntar sete nomes: Tomé Carvalho, Eugénio Gomes, Ricardo Santos, Bruno Ferreira, Vasco Sampaio, João de Castro Gomes e Alfredo Gomes.

A agência Lusa tentou obter uma reação às acusações feitas durante a assembleia junto dos anteriores dirigentes do clube, mas Rui Silva manteve-se incontactável e Armando Martins e Paulo Melo abandonaram a reunião de imediato, sem quererem falar aos jornalistas.

O início da pré-epoca do Trofense mantém-se por definir. Seria a LS Soccer a responsável pela constituição do plantel profissional, pelo que, conforme confirmou José Leitão à Lusa, não está em curso qualquer preparação de equipa para a época 2012/13.

Por SAPO Desporto c/ Lusa

19 comentários:

Alberto disse...

Rui Silva, tenha respeito pelo nosso clube.
Que o queira ver fechado, já toda a gente sabe, agora pagar a pessoas que dizem mal de si á boca cheia, para ír para a assembleia em sua defesa, é brincadeira......
Espero que o Zé Leitão vá para a frente com a auditoria ás contas do clube, e responsabilizar a antiga direcção por má gestão. Quando lá entraram as dividas eram de xmil euros, agora são de xMILHOES de EUROS!!!???

Anónimo disse...

Só foi pena esses senhores da antiga direcçao levarem uma coça a moda antiga. Cambada de ladroes. O Rui Silva no meio disto tudo é o menos culpado mas sim os que o rodeavam é que "minaram" o trofense. Isto é Triste.

Anónimo disse...

Umas perguntinhas:
- será possível explicarem que contas é que o Rui Silva pagou enquanto lá esteve??
- o estádio e o campo de treinos estão pagos??
Segundo o que se sabe, só pagou ordenados aos jogadores e aquela camada de "Xulos" que lá andavam.
Está tudo por pagar, desde uma factura de sacos plásticos, até ao Chad.
Tenha vergonha e assuma a porcaria que fez e o vazio em que deixou o nosso clube.

Rodrigo disse...

Gostei muito das palavras do Bernardo Vasconcelos.
Porque não e pensando bem, ele assumir uma direcção em condições.
Um jovem, Trofense tem tudo para vingar.
Que tal pegar tambem no nosso capitão Tiago, pela sua experiência no seio do futebol, e mais dois ou três empresários???
Nao precisamos de estar na primeira liga. Precisamos sim de um clube estável, e que nao de um passo maior que a perna.
Força TROFENSE... EU ACREDITO.

Anónimo disse...

Isto parece uma bola de neve. . Se conseguirmos de alguma forma reparar esta situação( que duvido) apostem no futuro,na formação.
Agora é arranjarem investidores credíveis e com vontade de ajudar.
Todos os trofenses unidos e com vontade de ajudar o clube que se apresentem sempre nas assembleias gerais do clube para ao menos serem informados dos problemas reais deste mesmo.
Força Trofense
José Leitão se esta situação se resolver permaneça no clube . .

Pedro C. disse...

Tal como o anónimo das 12.51h tambem pergunto,
Como é que é possível o Rui Silva dizer que gastou nao sei quantos milhões de euros se as penhoras entram todos os dias, as facturas estão todas por pagar...
O que é que esse senhor fez aos milhões de euros???

Anónimo disse...

O que o Armando Martins foi fazer, foi muito feio.
Depois de ter saído do clube, rasgado o Rui Silva foi fazer figura de palhaço dizendo coisas que até ele nao acredita.
Tenham vergonha!

André disse...

O Tiago pertencer á direcção nao deve ser possível.
Ele tem condições para jogar e segundo o que sei por amigos em comum, ele quer jogar mais um ano. Na minha opinião ele é um elemento fundamental para a nossa equipa, e acima de tudo tem condições a todos os níveis para jogar e ajudar o nosso clube.
Sei tambem que tem 2 ou 3 clubes á perna, e alguns ele já descartou a hipótese. Atenção ao Arouca...
Quanto ao Bernardo apoio a cem por cento, e espero que ele considere essa possibilidade pois é um jovem com condições de formar uma boa equipa dentro e fora do campo.
Bernardo, contamos contigo!
Tiago (capitão), contamos contigo dentro das 4 linhas. Aguenta p.f.
Força C.D.T. Eu tambem Acredito.

Anónimo disse...

eu nem quero acreditar que a camara nao "de" a mao ao clube mais representativo do concelho. Essa senhora (joana lima) ja devia ter dito alguma coisa. Enfim ja nada me supreende.

Anónimo disse...

Só para lembrar...Foi José Leitão que subiu o clube da segunda B à liga de Honra!!!

Anónimo disse...

Então não acredites...
Por muito que quisesse, a câmara para ajudar o Trofense "só" teria que cometer a ilegalidade de ajudar um clube profissional e, para além disso, certamente os outros clubes que representam o concelho (mais ou menos representativos) cobrariam essa "ajuda" ao município...

Nos tempos que correm? Arriscar?
Boa sorte...

Anónimo disse...

Mas para apoiar as corridas carros para os "meninos" ricos andarem a desfrutar ja ha dinheiro da camara e imagine-se do QREN. Isto esta do pior.

Anónimo disse...

O que é que esse sr. Armando Martins foi fazer para a assembleia?
Queria atirar terra para os olhos de quem?
Já não falava com o Tio, Rui Silva, á anos e no dia antes, ou dias antes esteve em reunião com o Tio porquê?
Tenham vergonha. O Rui teve anos para abrir os olhos, agora que remedeie a asneira que fez.

Anónimo disse...

Muito sinceramente acredito que a figura do Armando Martins, do Diamantino, do Augusto e do Wilson (nao falando do Couto que esta senil) foi bastante triste.
Nao percebo como nao tem vergonha.
Depois de um ano em que o Leitao, sozinho, passou as passas do Algarve, acusarem o homen que mais defende o clube e defendendo um doutor que nem da a cara. Sao figurinhas mesmo muito tristes, va la que os trofenses nao sao burros e perceberam.

Anónimo disse...

Por favor, é crucial comecarem a contactar jogadores nem k seja da 2divisao ou 3divisao no sentido de formar plantel,caso se consiga inscrever termos jogadores para formar uma equipa decente. O nosso director desportivo ou ex-director ja nao sei, bem podia ajudar nesse sentido. Pq se pensam que com uma equipa so de juniores vamos la, mais vale nem jogar pq é para passar humilhaçoes.

FORÇA TROFENSE !! EU ACREDITO QUE VAMOS SAIR DESTA "CRISE"

Anónimo disse...

Na trofa existem imensas empresas, na qual a crise lhes passa ao lado, porque nao ajudam um clube da terra que quando está la em cima da prestigio à cidade e até as proprias empresas. Para citar temos assim so de cabeça: metalogalva, Saner, Grupo Irmaos VilaNova, etc . Uma ajuda desses empresarios pode ser a salvaçao do clube.

Anónimo disse...

Sinceramente prefiro ver o clube a começar do zero mas sem Dividas.
É que senão só vamos remediar o que não dá para curar..

Anónimo disse...

nem pensar. é tentar o tudo por tudo para nao deixar acabar o nosso clube.

Anónimo disse...

meus amigos, aquele senhor de bigodinho e outro que o srleitão não pronunciou o nome, juntos ganhavam na anterior direcção 10000€


vergonha!!!!!