quarta-feira, julho 04, 2012

Antigo presidente acusa atuais dirigentes de «má fé»

O anterior presidente do CD Trofense, equipa da Liga de Honra de futebol que vê ameaçada a sua inscrição para a próxima temporada desportiva, rejeita as acusações feitas pela última comissão administrativa, acusando-a de «má fé».

Contactado pela agência Lusa, na sequência da assembleia-geral realizada sábado, na qual se confirmou a notícia de que o Trofense teria a sua inscrição na Liga de Honra ameaçada, e também em sequência da conferência de imprensa convocada, hoje, pelo ex-investidor do clube, a LS Soccer, empresa brasileira, o ex-presidente Rui Silva garantiu que deixou o clube, em 2011, com um «orçamento capaz» e acusou a comissão liderada por José Leitão (presidente durante 11 anos, de 1996 a 2006 e na época 2011/12), de «má gestão», «amadorismo» e «incompetência».

«Temos de começar de início: quando José Leitão tomou posse, pusemos tudo em pratos limpos. Quando sai, ajudei-o a fazer um orçamento e o combinado foi ele cumprir esse orçamento. Eu, fora do clube, ia pagar algumas coisas que ficavam pendentes, mas nada tinha a ver com fornecedores. Ele é que ia dialogar com fornecedores e tentar acordos, tranquilizando-os. Nada fez. Empurrou-os para mim e agora está-se a vitimizar», disse, à Lusa, o ex-líder do Trofense (presidente de 2006 a 2011).

Rui Silva diz estar de «consciência tranquila» relativamente às contas do emblema da Trofa durante a sua direção, adiantando que já fez «inclusivamente muitos investimentos pessoais e com sacrifício familiar para ajudar o Trofense».

«Quando saí [junho de 2011] existia um milhão e cem mil euros de dívidas. De junho a dezembro, fora do clube, paguei o sintético de Paradela [campo de treinos e da formação], todos os meses. O acordo que tinha com as Finanças ficou pago até ao fim do ano. E o aval pessoal que o clube tinha na Banca deixou de existir. Passei a ser eu o responsável. Paguei 350 mil euros em sintético e Finanças e o aval era de dois mil e 900. As pessoas dizem que eu saí e abandonei o clube, mas não é verdade. Eu nem sequer pedi um tostão ao clube», explicou Rui Silva.

Sobre a penhora de que o estádio do Trofense foi alvo - o ex-atleta Charles Chad, contratado durante a direção de Rui Silva, reclama cerca de 200 mil euros por «incumprimento salarial» -, o ex-presidente confirmou a existência deste processo, mas rejeitou responsabilidade no seu desfecho.

«As penhoras começaram a aparecer, porque não foram feitos acordos. Isto é que é incompetência. Isto é que é gestão danosa. A situação do Charles Chad não podia acontecer. Ele [José Leitão] diz que não sabia, mas sabia. Esta comissão abriu as portas às penhoras», sublinhou.

Rui Silva rejeitou, também, culpas nas penhoras feitas pelos ex-jogadores Milton do Ó (cerca de 118 mil euros) e de Gégé (cerca de 33 mil euros): «O Milton esteve parado e o seguro pagou abaixo do valor salarial. Tinha de ser revisto. O caso do Gégé tem a ver com direitos de formação, ao que parece. Mas o que está em causa é que houve incompetência dos advogados que trabalharam com esta comissão. Se eles fossem competentes a penhora não acontecia. O clube teve, de certeza, muitas notificações».

Sobre o futuro do clube, o ex-presidente reiterou que nas épocas da sua responsabilidade «nunca falhou com um pressuposto da Liga» e sentenciou: «O Trofense só é viável na Liga com as receitas da Liga. Se não for assim, vai para a terceira ou regional, porque até a segunda B é difícil. Mas eu deixei o clube na Honra e quem agora me acusa vai deixá-lo na segunda B».

O ex-presidente rejeitou, ainda, a afirmação da comissão administrativa cessante de que as contas da última época de Rui Silva nunca tinham ido a votação pelos sócios por «refletirem atos de gestão que não estão conformes, sendo necessária uma auditoria» - acusação feita na assembleia-geral de sábado.

«O relatório de contas de 2010 a 2011 nunca foi aprovado? Não sei porquê. Estava auditado por revisores oficiais de contas independentes como fizemos sempre. Era o melhor balanço de sempre. O clube era viável. Fiz um perdão de dívida de cinco milhões e 700 mil euros. Isso é má fé da comissão. Se não estava conforme, porque é que não fizeram uma auditoria? Não está conforme? Mas foi assinado por eles quando entraram. É obrigatório entregar na Liga o relatório e eles assinaram», respondeu o ex-presidente.

Hoje, ficou confirmada a desistência da LS Soccer de investir no Trofense, clube que terminou em oitavo lugar a época 2011/12. A sua participação na Liga de Honra na temporada 2012/13 está ameaçada, mas José Leitão disse, após a conferência de imprensa, ainda ter «esperança».

«Amanhã [quinta-feira] vou estar presente no sorteio [que definirá o calendário para a época 2012/13] da Liga. Já pedi autorização à nova comissão [grupo de sete sócios que se voluntariou para ajudar o Trofense a não ficar num vazio diretivo] para isso. A esperança é a última a morrer. Ainda temos receitas a receber», disse.
De acordo com José Leitão, apenas falta conseguir a certidão das finanças para conseguir inscrever o Trofense na Liga de Honra. No entanto, «no imediato, o clube tem cerca de 60 mil euros para saldar de dívida».

Por SAPO Desporto c/Lusa

11 comentários:

Anónimo disse...

Não vale a pena troca de acusações. Todos cometeram erros. Vamos ajudar o trofense.

Anónimo disse...

Tens certeza que não faltou nenhuma informação a ser referida por si sobre as finanças dr Rui Silva? Não faltou algo a se acrescentar?

Anónimo disse...

mas este senhor ainda tem coragem para falar?

queixa-se desta direcção lhe atirar as culpas de uma má gestão, mas depois quando aparecem facto claros (!) da sua má gestão atira-os para esta direcção actual, uma vergonha!

gostaria também de perguntar pela aquela senhora que tanto gostava de trofense e escrevia rubricas quase a lamber os pés ao rui silva, agora que o trofense está a passar uma má fase ela nem aparece aqui, coincidência do caraças....

Anónimo disse...

Ele disse que queria participar na solução do clube, então que participe, ajude o clube a tirar desta maré negra dando dinheiro.

Couto_88 disse...

Completamente de acordo com tudo, mas eu não chamaria “má fé” eu chamaria o tal “amadorismo” e falta de experiencia por parte desta comissão administrativa, não sabia mais, paciência…

Entrou muito mal a época passada com muito facilitismo, desde abrir mão de jogadores com contrato que podiam ser mais-valias, fazer contratações desnecessárias, acabar com receitas de vária ordem, sem poder negocial, etc.
E depois estes processos que tem aparecido, não chamaria “incompetência” diria antes falta de sabedoria, mas isto faz parte do tal “amadorismo”…era previsível.
Um exemplo…Eu no tempo do Dr. Rui Silva ia ver um jogo do Trofense e pagava 2 ou 3 euros quase toda a época.
A época passada a tal comissão administrativa teve a brilhante ideia de não aceitar esmolas. Pensei eu, ok mas acho que isto não é boa ideia.

Esta é a minha opinião sobre o assunto em questão, mas só mesmo a minha opinião, como é evidente.

Eu penso assim…As dívidas são o fruto do crescimento, haja arte, sabedoria e imaginação para as resolver. Coisa que faltou a época passada na minha opinião.

Anónimo disse...

este amigo couto deve ser um fanfarrão do maior, falta de experiência desta direcção?? o amigo só deve conhecer o Trofense desde os tempos do Rui silva.....

Couto_88 disse...

Ó Anónimo das 12:29 desses-te alguma coisa?
Não pois não?
Limita-te a comentar os assuntos em questão e não os meus comentários, ok?

“fanfarrão” é a tua tia mais quem te….
E eu não sou teu “amigo”…axo eu senão identificavas-te.

E nós tivemos alguma direção este ano??? Quem???
Esta C.A. tem experiencia de futebol amador, foi assim que o clube foi gerido esta época.

Tudo isto é sempre, mas sempre, na minha opinião, certo caro Anormal das…ai desculpe, Anónimo das 12:29.

André Costa disse...

Boa tarde

Em primeiro lugar gostaria de dar uma palavra à moderação do blogue, como é que é possível o comentário anterior ter sido aprovado? Insultos como “Anormal” e chamar para a conversa pessoas da minha família ““fanfarrão” é a tua tia mais quem te….”, as quais nunca foram mencionada por mim. Parece que os critérios de aprovação dos comentários não são os mesmos para todos.

Senhor Couto_88, escreve-se “disseste”. Sim, parece que disse e afectou-lhe muito, aparentemente, até teve de insultar pessoas da minha família. Uma coisa normal para uma pessoa que não tem dois dedos de testa.

Quando se escreve num blogue/fórum fica-se sujeito a termos os nossos comentários respondidos, pois Senhor Couto_88, caso não saiba isto é mesmo um sítio para troca de opiniões!

Quanto à direcção ou comissão administrativa, como a queira chamar, tem experiência de futebol amador, afinal sempre tem experiência! Esta época foi gerida de forma amadora? Até dou de barato, e então as outras épocas anteriores foram geridas de que forma profissionalmente? Deve estar brincar.

Insultos? Pois parece que sim, faltou-lhe os argumentos, mesmo típico de pessoas rudes que não têm nada para acrescentar numa discussão (serão que consegue ter um construtiva? Ou começam e acabam sempre ao insulto?).

Passar bem.

André Costa, Sócio nº 1532

Couto_88 disse...

André Costa
Obrigado pela correção do erro

Eu fiz um comentário (11:11) e a seguir veio um anónimo que não sei quem é porque é anónimo chamar-me de, passo a citar o que está escrito, “este amigo couto deve ser um fanfarrão do maior” não gostei e respondi, se não foram os termos mais corretos, é o risco de dizer o que se quer…

Faça como eu, tenho opinião sobre o assunto comento, não tenho tou calado.
Para a próxima já sabe antes de comentar um comentário meu em forma de anónimo, pense duas vezes no que vai dizer.

p/ o anónimo das 12:29 que já não sei se é a mesma pessoa…Couto é com letra grande é o meu apelido verdadeiro.


Tenha uma boa tarde

Anónimo disse...

Sim, era a mesma pessoa.

Pois, meu Senhor, num fórum/blogue não se diz o que se quer, fique você a saber, diz-se como deve ser, porque há regras para serem cumpridas, parece é que são diferentes para alguns utilizadores.

Não, não penso, se tiver convicção naquilo que estou a dizer pode ter a certeza que não vai ser o Senhor Couto_88 a mandar-me calar.

Quando fizer as suas intervenções tente ser um pouco mais construtiva, é que elas rondam tudo o mesmo, "Rui Silva a que é bom os outros não prestam"

Passar bem.

Couto_88 disse...

Anónimo das 20:20 as minhas intervenções sou da minha responsabilidade, portanto, não se preocupe.
e digo exatamente o mesmo
"se tiver convicção naquilo que estou a dizer pode ter a certeza que não vai ser o Senhor anónimo a mandar-me calar."

E ficamos por aqui…