O povo na sua imensa sabedoria diz “Vozes de burro não chegam ao céu”. Este provérbio foi criado para situações em que alguns opinam (Bruxo incluído) e criticam sem ter a menor ideia do que dizem. São as pessoas que passam o tempo a fazer parte do problema e nunca da solução. Hoje vou dirigir a minha Rubrica num tom mais “sóbrio”. Hoje não é tempo de caipirinhas ou de humor fácil. Este é o momento de reflectir com seriedade sobre o CDT e o seu momento actual.
Sempre que em qualquer organização, empresa, loja comercial, clube, etc, surge alguém competente a liderar, essa organização cresce, desenvolve-se e normalmente as “peças” menos capazes dessa estrutura vão sendo substituídas. Com o CDT aconteceu o mesmo. Somos um clube reconhecido a nível nacional, graças ao trabalho e dedicação do Presidente, Dr. Rui Silva.
Como os elogios ao seu trabalho são grandes e é de conhecimento geral, que sem as suas “contribuições” e credibilidade, o CDT não teria meios para jogar acima da 2ª B, aqueles que estão sempre prontos a dizer mal de tudo e de todos e que não têm a coragem de o afrontar directamente, tentam cobardemente atacar quem o rodeia. Ou é o treinador que foi mal escolhido, ou os jogadores que não prestam, ou o DD que não recorre aos serviços cá do Bruxo, etc, etc. Tudo “vozes que não chegam ao céu”. É muito fácil a um empregado de uma fábrica, a um vendedor, a um servente, a um engenheiro, a um Bruxo, etc, falar de futebol.
Como não vivemos disso, o que dizemos ou as opiniões que damos, jamais nos penalizarão. Podemos dizer os maiores disparates do mundo, que no dia seguinte vamos para os nossos locais de trabalho e o patrão não nos vai julgar ou fazer pagar pelo que dissemos do nosso clube. Por isso, a maioria dos adeptos jamais daria um bom dirigente. Ainda não vai à muito tempo diziam aqui a propósito de um atleta, que um jogador profissional tem que ouvir e saber calar. Um dirigente também não pode falar por falar. Tem que agir e decidir noutro plano e com outra lógica.
Os clubes com maturidade e estabilidade, não tremem quando não ganham ou quando a bola bate na trave. Nem mesmo quando não atingem o principal objectivo, o que seria do Benfica, Porto ou Sporting se isso acontecesse.
Por isso, actualmente, mesmo não atingindo o seu objectivo principal, no Trofense percebe-se que ninguém “tremeu” e a vida continua com estabilidade. Aliás, as “vozes” fáceis e maldosas normalmente aparecem nestas alturas. E como ninguém ganha sempre, essas “vozes” fazem parte do folclore do futebol. É o único momento em que a derrota tem as suas vantagens, fazer emergir as “Vozes …que nunca chegam ao céu” e é nestas alturas que vemos quem realmente está com o clube, porque, por ao primeiro ano não se atingir o objectivo principal, não é motivo para virarmos costas e deixarmos de pagar quotas, não é motivo para desacreditar quem quer que seja, nem desvalorizar o trabalho feito...
Porque os factos, são outros. Ao fim de 75 anos de história atingimos pela primeira vez a Liga de Honra e a I Liga do futebol português. Ao fim de 75 anos somos falados sempre com respeito. Ao fim de 75 anos temos condições mínimas para receber jogos “a sério” no nosso estádio e somos elogiados por jornalistas pelas condições de trabalho. Ao fim de 75 anos, os nossos juniores têm resultados desportivos assinaláveis (releiam a entrevista do Presidente no inicio da época sobre a Formação do clube). Ao fim de 75 anos de história, sabemos que o nosso clube tem um plano desportivo e uma estratégia de gestão empresarial. E muitas outras coisas que me fazem ter orgulho em Ser Trofense.
No passado recente, fomos um clube de grande amadorismo em que se gastavam rios de dinheiro, subimos à primeira liga, à custa de um orçamento superior ao de alguns clubes do escalão principal. Isso hoje, sob o comando activo e presente do actual Presidente não é possível. Por isso, eu Bruxo e sócio do CDT, confio no rumo que o clube tem seguido e acredito que o único caminho possível é voltar à I Liga….e não vão ser precisos mais 78 anos! Mostremos que somos uma Massa Associativa madura e crescida. Sejamos gratos e reconhecidos! Opinemos sim, afinal somos adeptos mas haja respeito por quem tanto está a dar a este clube.
Bruxo do Curral da Mula
*fotos retiradas: site oficial do clube
20 comentários:
Simplesmente....EXCELENTE! Uma lição, o melhor artigo que vi escrito sobre o CDT.
Esta Rubrica devia fazer parte de um livro sobre o que é Ser Trofense. Este Bruxo diz coisas muito importantes.
Estou rendido. Esta Rubrica atingiu a excelencia. Esta Rubrica veio no momento certo.
Gostaria de ter sido eu a escrever esta rubrica. Está muito boa e muito profunda. Ser Trofense é muito mais do que dar opiniões ou criticar é como diz o Bruxo, estar com o clube nos momentos mais delicados.
Este texto deveria estar num quadro à entrada do Estádio. Magnifico. Estou contigo Bruxo.
Há muito tempo que não lia um escrito tão bem feito sobre o Trofense como este do Bruxo. Parabens ao autor.
Muito Bom!
Força Presidente!
sócio 1576
Todos os elogios são pucos para tão brilhante artigo. Será que este Bruxo é um escritor ? Que è um Trofense já se viu.
Esses venenosos e venenosas que andam por ai, devia morder a lingua e provar o proprio veneno.
Esta Rubrica merece ser a 1ª Pagina de um jornal. O NT esgotaria. Extraordinaria, é o adjectivo que eu encontro para definir esta peça do Bruxo.
Não imaginava ser possivel que o Bruxo conseguisse fazer uma rubrica com esta seriedade. Estou muito surprendido. Parabens Bruxo.
O Blog está mais bonito com estas cores. Muito bom gosto.
Obrigado pela força Bruxo. Por estas e por outras cada vez sou mais Trofense.
Pela Trofense, sempre.
Felizmente que as Vozes dos Burros e das Burras são poucas e nem ao Catulo chegam!! Boa Rubrica, um hino ao Ser Trofense.
Na Trofa sempre houve vozes de burro! As vozes dos invejosos e dos vaidosos que ninguém repara. Na Trofa quando alguém faz um bom trabalho e é competente aparecem logo os fustrados e as fustradas a levantar a voz. A famosa inveja dos trofenses "pé de chinelo".
Muito boa esta rubrica.
Isto sim é ser um verdadeiro TROFENSE.
Mais uma vez agradeço ao nosso GRANDE PRESIDENTE pelo trabalho que tem realizado e por o amor que tem ao nosso CLUBE, sem ele nada disto era possivel.
FORÇA TROFENSE...
TROFENSE SEMPRE...
TROFENSE ATÉ MORRER...
vamos encher a póvoa
se tivermos em grande número na póvoa, muito mais do que apoiar o onze que entra em campo estamos a dar dizer à direcção que estamos com eles. sabemos que a epoca não correu como todos estavamos à espera mas não é por isso que pomos em causa todo o trabalho e dedicação que todos os dias a direcção e nomeadamente o nosso presidente poem no seu trabalho.
luis carvalho
Eu chego à conclusão, que uma andorinha, não faz a primavera.
Vê-se por aí pessoas (que se contam pelos dedos de uma mão), que contestam o presidente, o resto na sua grande maioria está com ele.
Mas esses contestam tudo que mexa, até as fotos da rubrica, porque cortaram A ou B, apesar de não virem cá.
Ainda dizem que não há bruxos, afinal há e muitos...
Força CDT, Força Dr. Rui Silva.
Domingo, só queremos uma coisa. A Vitória no Varzim. O Bruxo lá estará.
EU cheguei à conclusão,que uma primavera,não se faz com uma andorinha.Será?(que se contam pelos dedos de uma mão),não é isso que oiço no final dos jogos o bruxo deveria estar mais atento digo eu.Sendo o próprio a dizer que não há bruxos,tenho que acreditar que não existem mesmo..É ficção,como tudo que escreve no seu dia a dia.No Domingo claro está, que vai como todos os outros que já passaram e faz o seu dever e obrigação.Não posso dizer que esta rubrica é melhor ao pior,pois para mim ela é só fruto de quem nunca esteve por dentro da realidade do clube e da sua história.(afinal em que ficamos?)
são "75 anos ao 78 anos"para subir
o clube à LIGA SAGRES?
Minha amiga, Anónima das 11:13quanto tempo, estava a ver que a minha maior fã, me tinha abandonado. Eu sei que entrei consigo quando foi de Portimão, mas são "miminhos" de Bruxo.
Mas a minha amiga, anda realmente a precisar mudar as lentes, porque desta vez está com problemas de leitura.
O clube foi oficialmente fundado em 1930, na época de 2005/2006 no ano que fazia 75 anos, subiu pela PRIMEIRA VEZ à Liga de Honra, Onde já sob a batuta deste presidente 2 anos depois, subiu à Primeira Liga,na época de 2007/2008 e foi na divisão maior que jogou na época 2008/2009, portanto, a minha amiga faça as contas.
Mas o que realmente valia, queria e penso consegui realçar, porque são FACTOS publicos, não é preciso estar por dentro, nem por fora, era que foi desde que este presidente chegou,(primeiro como principal patrocionador e depois como presidente) que este clube cresceu, chegou a patamares nunca antes atingidos e isso são factos, são realidades que toda a gente vê, só não o faz quem é cego, ou está de má vontade.
Até a minha amiga já se apercebeu disso e hoje mudou o seu discurso, quando não há muito tempo dizia outras coisas, mas fiquemos por aqui, que eu sou Bruxo, mas sou um bruxo educado e de olho bem aberto, esta é que é a VERDADE.
SRºBruxo Curral da Mula_
Se,se eu tivesse entre 45 e 47anos até que poderia chamar-me de amiga e fã e vice versa,mas como deve
compreender sou avozinha,como tal
não dá e ficamos por aqui.Escusado
será querer lembrar quando o clube foi fundado,pois nasci em 1925.....
já vê que já tinha 5 anos dá para
ver que sei todo o historial do meu
c.d.t...com a idade que hoje tenho
mas bem de memória,do passado e do
presente.É um privilégio para mim
ainda não ter que usar lentes daí
não ser cega e não estou de má
vontade.Um "MIMINHO" da VISA.
Lembro que é um facto que este clube foi crescendo ao logo dos anos....mas é tão evidente que teve um patrocinador "GRUPO RICON" não pretendo tirar o mérito ao actual Presidente,mas não esquecendo que foi com a ajuda de todos que com ele trabalharam que foi possível chegar ao patamar mais alto nunca antes atingidos isto é "REAL" toda a gente viu e sentiu.Eu não sou Bruxa,mas sou educada e atenta.Isto é que é
SINCERIDADE.
DªFernanda..."Faz de conta"
Pode dizer 10,1000,um milhão de vezes e repetir tantas quantas lhe apetecer mas a realidade é uma o Trofense em 5 anos subiu até ao escalão maior do futebol""LIGA SAGRES"é o que mais de verdade tem e nunca por nunca se podem esquecer
Querer apagar tudo isto é de uma total falta de respeito e duma enorme mesquinharia que só pode ser por inveja e de quem está de má fé.Na vida temos que ser honestos connosco mesmos e quando assim não acontece algo vai muito mal,só fala assim quem está de mal com a vida.Para os mais fracos de memória basta pegar no "JOGO" de 22 /08/2008 e ler a reportagem dada por o actual Presidente e está tudo dito."ASSIM DEVEMOS SER TODO O DIA,MUTANTES,PORÉM,LEAIS COM O QUE PENSAMOS E SONHAMOS; LEMBRE-SE,TUDO SE DESMANCHA NO AR,MENOS OS PENSAMENTOS".
Enviar um comentário